Uma noite histórica no Morumbi na merecida despedida de Rogério Ceni do São Paulo

Um goleiro que ficou vinte e cinco anos no São Paulo, que quebrou um número extraordinário de recordes e que ficou na história do clube

Mais de sessenta mil torcedores estiveram no Morumbi na noite de sexta-feira.

0002050132674 img

Foi uma festa digna de Rogério Ceni. Um goleiro que ficou vinte e cinco anos no São Paulo, que quebrou um número extraordinário de recordes e que ficou na história do clube e do futebol mundial como um dos melhores goleiros do planeta e como o maior goleiro-artilheiro do futebol mundial. Mais de sessenta mil torcedores estiveram no Morumbi na noite de sexta-feira.

A maior prova do prestigio de Ceni que aproveitou sua despedida para proporcionar aos campeões mundiais pelo São Paulo uma noite inesquecível de aplausos de comemorações. O torcedor sãopaulino teve a chance de rever quase todos os jogadores que deram ao São Paulo três títulos mundiais interclubes. Tudo numa festa só que tinha como principal personagem o imbatível Rogério.

0002050132683 img

Emocionado, ainda assim, ele fez tudo certo. Enalteceu o clube que o projetou para o mundo, elogiou os companheiros que com ele ganharam muitos títulos (entre os quais, três Libertadores e três mundiais), enalteceu alguns dirigentes que o ajudaram a construir sua história (Juvenal Juvêncio entre eles) e fez uma homenagem especial à torcida tricolor, que o consagrou como mito e que foi a principal razão para ele ficar no clube durante vinte e cinco anos.

Durante a “brincadeira” criada pelos organizadores da festa, todos os jogadores foram citados nominalmente e Rogério Ceni foi o último a entrar no gramado sob holofotes e rock pesado como ele sempre gostou. Foi a chance de rever ídolos como Raí, Lugano (que mostrou ainda ser um dos jogadores com maior prestígio junto ao torcedor sãopaulino), Cafu, Juninho e muitos outros.

0002050132676 img

Como era jogo de festa, foi permitida a entrada de bandeiras que deram um clima especial à festa. Ainda houve muitos fogos e holofotes especiais, que coloriram a bonita noite do adeus de Ceni no Morumbi. Um espetáculo bonito, bem organizado, sem falhas, que vai ficar na memória não só daqueles que o assistiram ao vivo ou pela TV (a FOX transmitiu ao vivo) mas também para os torcedores que fizeram questão de pagar seus ingressos para ver o último jogo do Mito Rogério em sua carreira.

Confesso que em quarenta anos de carreira, nunca vi uma festa de despedida de jogador tão bonita e bem organizada. E acho que jamais vai haver outra igual. Mesmo porque seria muito difícil juntar numa partida só tantos campeões mundiais de futebol jogando numa mesma noite e num mesmo estádio.

Parabéns, Rogério. A festa foi à sua altura. Valorizou tanto sua carreira como o clube que tanto ama, o São Paulo FC. Não podia ser melhor.

C *U * R * T * A * S

* O FINAL de semana foi cheio de entrevistas de Rogério Ceni. Todos os canais, em seus programas esportivos, fizeram matérias com ele. Entre outras coisas ele reafirmou seu amor incontido pelo São Paulo, sua vontade de parar um ano e se preparar para iniciar a carreira de técnico além de aprender ao menos mais dois idiomas.

Raí, Ronaldão e Ceni: com troféus de campeões do mundo

Raí, Ronaldão e Ceni: com troféus de campeões do mundo

* ROGERIO deixou no ar o desejo de dirigir o São Paulo no futuro. Talvez já em 2017. Antes quer atualizar-se fazendo visitas a grandes treinadores da Europa, a Juan Osorio que dirige a Seleção do México e a Klismann, atual treinador da Seleção dos Estados Unidos. Depois disso, ele vem com tudo para treinar o São Paulo.

* NO CLUBE esse assunto já foi discutido e as portas estão abertas para o Mito. Leco, atual presidente, gosta muito do ex-goleiro e promete dar-lhe essa chance quando estiver preparado. Acho que vai ser uma boa. Ceni já tem uma liderança nata e conhece o clube por dentro. Melhor preparado, pode vencer muito bem nesta nova função.

* DURANTE a última semana, vi duas pessoas fazerem duras críticas a Rogério Ceni. O ex-volante Márcio Araújo e o ex-presidente Carlos Miguel Aidar. Araújo acha que Rogério não foi tudo o que dizem e também não merece o título de maior ídolo do clube em toda a sua história. Na verdade, foi Araújo quem não mereceu jogar no clube.

* QUANTO a Aidar, acho que ele aproveitou que Rogério virou manchete para atirar-lhe algumas pedras. Não acredito em nada do que Aidar falou. Ele criticou também Juan Carlos Osorio, Ataide Guerrero e Milton Cruz. Só falou besteiras. Talvez por dor de cotovelo. Acho melhor ele se calar. Está totalmente sem moral para fazer acusações.

* AIDAR saiu do São Paulo pela porta dos fundos. Acusado de ter roubado o clube junto com sua namorada. Sua segunda passagem pela presidência foi um desastre completo. Só fez besteiras. Hoje podemos afirmar sem medo de errar, que Carlos Miguel Aidar foi o pior presidente do São Paulo em toda a sua história. Uma vergonha.

* O FIM do ano já chegou e o São Paulo é o clube mais atrasado em matéria de planejamento. Sinto muita lentidão e indecisão por parte do atual presidente, o Leco. Ele parece muito devagar. E, numa dessas, vai prejudicar profundamente o futebol do clube que já estreia na Libertadores entre os dias 2 a 6 de fevereiro do próximo ano.

0002050132685 img

* PRIMEIRA atitude urgente a ser tomada. A contratação de um técnico. Sem um treinador, como criar um projeto para 2016? A partir daí é preciso saber quem sai e quem fica. Também é preciso relacionar nomes de possíveis contratados. Leco não pode dormir. Ele precisa ficar esperto ou vai cair fora da Copa já na sua primeira fase.

* LUGANO aproveitou a festa de Rogério Ceni para se oferecer ao São Paulo. Também o meia Josué. Os considero jogadores do passado. Não servem para o São Paulo. Melhor seria gastar dinheiro com outros jogadores. Lugano não tem mais recuperação. Josué era reserva do Atlético MG. Nada acrescentarão ao potencial do elenco.

* TIME de Felipão, o Guangzhou Evergrande passou pelo América do México e agora vai enfrentar na quinta-feira o Barcelona, da Espanha. Time espanhol já está no Japão e só tem uma dúvida: o meia Neymar, que está machucado. Felipão vê chance de surpreender o melhor time da Europa. Eu duvido. Acho que dá Barça por goleada.

* ENQUANTO isso, na quarta-feira, o América do México encara o Mazembe, na disputa do quinto lugar do Mundial interclubes. A princípio, não tenho nenhuma duvida de que o grande favorito a esse título é o Barça, que, sem dúvida, está num patamar muito acima de seus adversários. Só Felipão mesmo para acreditar em surpresas.

* PARECE que a proposta do futebol chinês balançou mesmo o meia Jadson. Ele está de malas prontas para deixar o Corinthians e ir jogar na China. Acho que está certo. A proposta é realmente incrível. Ele vai ganhar mais de um milhão por mês. Em pouco tempo estará milionário. O Corinthians não tinha como cobrir esta proposta.

* ALIAS, a diretoria do TImão já começou a pensar no substituto de Jadson.. ó que está pensando pequeno. Fala em contratar Marlone, do Sport Clube Recife, um jogador que não chega nem aos pés de Jadson e não conseguirá substituir à altura o atual idolo corintiano. Acho melhor a diretoria alvinegra pensar logo em outro nome.

* O PALMEIRAS mantém contatos para reforçar seu elenco. Paralelamente, o técnico Marcelo Oliveira já relacionou alguns jogadores que não ficarão no elenco, pois não mostraram competência para defender o Verdão. É por aí. O Palmeiras vai ter um ano cheio em 2016. Precisa de elenco forte ou não vai ganhar nada no ano que vem.

* TAMBÉM SUGIRO que a diretoria verde comece a dar uma enxugada na folha de pagamento. Ela é a mais cara do futebol brasileiro. Não dá para aguentar, mesmo porque os custos do futebol cresceram demais neste ano e ficarão ainda mais altos em 2016. Que Paulo Nobre comece a pensar em dispensas. Quanto antes o fizer, melhor.

* MARCO Polo Del Nero vem tentando se segurar na presidência da CBF. Já pediu licença mas disse que vai voltar. Acho que vai ser dificil. Não só a Justiça norte americana mas também a brasileira estão em cima dele. Já há muitas provas de sua participação em negócios excusos. Não será surpresa se ele foi para a cadeia.

* SEMPRE disse que Marco Polo é muito esperto. Tem bons amigos na área da Justiça e é capaz de empurrar com a barriga seus problemas ainda por muito tempo. Mas será que vale à pena insistir ? Melhor seria desistir. Ele já ganhou dinheiro demais. Ideal é ir curtir suas modelos e abandonar o futebol. Se insistir, vai se queimar.

* EDUARDO José Farah fez isso. Quando viu que a Receita colocou dois fiscais dentro da FPF, achou um jeito de deixar o cargo. Pediu afastamento e nunca mais foi molestado. Só não viveu mais porque tinha doença grave. Não é o caso de Marco. Ele ainda tem boa saúde. Ideal é aproveitar para curtir o dinheiro de já tem no caixa.

* QUEM DISSE que gostaria de ser presidente da CBF é Ronaldo Fenômeno. Sem chance. Esse cara é manjado. Não tem nenhuma moral para assumir um cargo tão importante. Ele tem uma vida cheia de momentos negativos e mesmo rico, não tem uma boa cabeça. Melhor evitar que ele tente assumir a entidade. Seria um desastre.

* OUTRO que não tem a mínima chance é Romário. Ele fez um escândalo quando a Veja disse que ele tinha conta na Suíça. Prometeu até processar a Revista. Recentemente, no entanto, provaram que ele tem mesmo conta naquele País. Sua moral foi para o buraco. Além disso é amigo íntimo de Eurico Miranda.

* EURICO, como todo mundo sabe, é o rei das mutretas. Dá nó em pingo d´agua. Já pensaram Romário e Eurico como dupla no comando da CBF? Seria desastroso, uma calamidade. Alias, Romário estava certo que sairia candidato à Governador do Estado do Rio, mas diante das últimas informações, ele foi “obrigado” a abandonar a idéia.

* E O SANTOS, hein pessoal? Parece ser dirigido por gente da década de 50. O atual presidente é muito devagar. Só tem ideias medíocres. Além disso, não consegue sair na praça e buscar bons parceiros. Falta-lhe prestígio. Diante desta triste realidade, prevejo um péssimo 2016 para o Peixe. Tomara esteja enganado.