Um time, uma novela. FI divulga as 20 atrações do Paulistão

Campinas, SP, 05 (AFI) – Diz o ditado que a vida imita a arte. Neste Campeonato Paulista, os clubes seguiram à risca o dito popular e cada um se enquadra em uma novela, principal produto da nossa teledramaturgia. O Palmeiras
donoO dono do Mundo (Rede Globo – 1991)
– Com o investimento pesado da Traffic, o Verdão se reergueu e faturou o título do Paulistão – Estadual mais difícil do Brasil -, após 12 anos. Pode ou não pode se considerar o dono do Mundo?

Futebol Interior buscou as 20 atrações da telinha que retratam o momento de cada time. Tem o time Vale tudo, Deus nos Acuda e até o Velho, o menino e o burro. Divirta-se!

Ponte Preta
Sonho Meu (Rede Globo – 1993)
São Paulo
Torre de Babel (Rede Globo – 1998)
– A “casa caiu” no Tricolor. O time teve briga entre jogadores – Fábio Santos e Carlos Alberto – e desandou neste Paulistão. Jogadores, comissão técnica e diretoria já não parecem falar a mesma língua.

– Ai Macaca… O time segue sonhando com um título. Foi guerreira, surpreendeu a muitos, mas segue a sua sina de não conquistar um título de expressão.

Guaratinguetá
Cavalo de Aço (Rede Globo – 1973)
Corinthians
quereiQue rei sou eu? (Rede Globo – 1989)
– Maior campeão do Estado, com 25 conquistas, o Timão ainda patina em 2008. Após um ano turbulento, que culminou no rebaixamento, não se classificou à semifinal do Paulistão. Por enquanto, não manda em nada.

– Cavalo paraguaio que nada! O Guará teve que provar, rodada após rodada, que o time não era fogo de palha e chegou até à semifinal, deixando os grandes para trás.

Barueri
Andando nas Nuvens (Rede Globo – 1999)
Santos
O pulo do gato (Rede Globo – 1978)
– Poderia se chamar O pulo do Peixe. Na zona do rebaixamento, durante muitas rodadas, o time ascendeu no jogos finais e quase conseguiu uma vaga à semifinal.

– Quase rebaixado na temporada passada, o time fez bonito neste Paulistão. Brigou pela classificação e depois acabou conquistando o Título do Interior. Quem venha a Série B!

Mirassol
Felicidade (Rede Globo – 1992)
Noroeste
Dance, dance, dance (Band, 2007)
– O time de Bauru só “dançou” neste campeonato. Primeiro, perdeu o atacante Otacílio Neto, até então artilheiro e destaque do Paulistão. Depois, sonhou com a classificação… Teve que se contentar com o Título do Interior e… perdeu para o Barueri.

– Caçula na elite paulista, o time entrou na competição sem grande destaque, mas fez bonito. Nunca foi ameaçado pelo rebaixamento e revelou bons jogadores. Negociou Xuxa com o Juventude e Sandro Silva e Fabinho Capixaba com o Palmeiras.

Portuguesa
Começar de novo (Rede Globo – 2005)
Ituano
O Clone (Rede Globo – 2001)
– O Galo de Itu também teve o aporte da Traffic e virou uma filial do Palmeiras. Prova disso foi o seu ataque, formado por Alex Afonso e Luís, jogadores do Verdão. Mas, assim com a novela de Glória Perez, O Clone Ituano não saiu exatamente igual a sua matriz.

– A temporada passada foi o ano de ressurgimento da Lusa. O time retornou à elite do Paulistão e do Brasileiro. Mas, pelo primeiro semestre de 2008, é bom começar o planejamento todo de novo senão irá sofrer no campeonato nacional.

Paulista
Força de um desejo (Rede Globo – 1999)
Bragantino
Vale tudo (Rede Globo – 1988)
– O Braga fez de tudo neste Paulistão. Jogou em um estádio com um gramado péssimo (até o seu goleiro acabou traído pelo “morrinho artilheiro”) e quis faturar alto contra os grandes da Capital, aumentando o valor dos ingressos.

– O técnico Giba despertou o time. Rebaixado à Série C na temporada passada e nas últimas colocações nas primeiras rodadas, o time era apontado com um dos rebaixados, mas acordou a tempo e terminou na honrosa 12ª posição.

Marília
Legião dos Esquecidos (Excelsior 1968)
São Caetano
Era uma vez (Rede Globo – 1998)
– Era uma vez o Azulão. Campeão Paulista em 2004, vice-campeão na temporada passada, além de vice Brasileiro e da Libertadores em outras temporadas. Este ano, o time foi um fiasco total.

– O Futebol Interior foi longe para achar uma novela que se adequasse ao Marília. Foi o time “não fede, nem cheira” deste Paulistão. Nunca esteve muito ameaçado pelo rebaixamento, mas também não sonhou com a classificação.

Guarani
anjoUm anjo caiu do Céu (Rede Globo – 2001)
– Ah se não fosse o atacante Henrique. O jovem matador surgiu, marcou oito gols em sete jogos e salvou o Bugre do rebaixamento.


Juventus
O velho, o menino e o burro (Tupi – 1995)
Rio Preto
Mico Preto (Rede Globo – 1990)
– Pela primeira vez na elite paulista, o time de São José do Rio Preto pagou um belo mico. Passou o campeonato inteiro na zona do rebaixamento e voltou para a Série A2.

– O rebaixado Juventus teve os três personagens em seu elenco. O Velho Vamp passou a maior parte do tempo na reserva. O menino Lima se destacou e já atua pelo Santos. Bom, e o burro todo mundo já sabe quem é né.. o técnico!

Sertãozinho
Pecado Capital (Rede Globo – 1975)
Rio Claro
deusDeus nos acuda (Rede Globo – 1992)
– Só Deus mesmo para salvar este time. Foi o saco de pancadas da competição e, dois anos após disputar a elite, retorna à Série A2. Só o todo poderoso para acreditar no time, que tem futuro incerto no segundo semestre. – O erro crucial da diretoria foi montar um time às pressas, apostando em medalhões, como o zagueiro Galeano, o lateral-direito Ricardo Lopes e os atacantes Tuto e Marcos Denner. Deu no que deu….