Um empate justo entre Palmeiras e Corinthians pelo Brasileiro Chevrolet

Para os corintianos, os três pontos valiam melhor colocação no G4 e uma quase garantia de que uma vaga na Libertadores de 2015 seria possível

Para quem como nós viu o jogo com imparcialidade, o resultado foi justo. Para os palmeirenses, ao contrário, foi uma tremenda injustiça ceder o empate para o velho rival

0002050038791 img

O Pacaembu não lotou como era de se esperar. Afinal, Palmeiras e Corinthians iam disputar um jogo histórico no velho Pacaembu, porque, daqui para frente, o Timão vai continuar a mandar seus jogos no Itaquerão, seu novo e moderno estádio, enquanto o Verdão vai transferir seus mandos para a Allianz Arena, um dos estádios mais modernos e bonitos do País.

Artilheiro Henrique, do Palmeiras, marcado por Anderson, do Corinthians

Artilheiro Henrique, do Palmeiras, marcado por Anderson, do Corinthians

Para os corintianos, os três pontos valiam melhor colocação no G4 e uma quase garantia de que uma vaga na Libertadores de 2015 seria possível. Já os palmeirenses, precisavam dos três pontos para fugir quase que definitivamente das ultimas colocações e não ficar mais amedrontado diante da ameaça constante do rebaixamento. Mas, apesar do esforço dos dois times, ninguém conseguiu vencer. Placar final 1 para o Palmeiras, 1 para o Corinthians.

Para quem como nós viu o jogo com imparcialidade, o resultado foi justo. Para os palmeirenses, ao contrário, foi uma tremenda injustiça ceder o empate para o velho e tradicional adversário, aos 90 minutos de partida. Para os corintianos, um empate que, mais do que nunca, teve sabor de vitória. No Verdão, Valdívia foi o maestro. Enquanto ele esteve em campo, o Palmeiras esteve na frente. Bastou ele sair para o gol de empate sair.

No Corinthians, destaque para Fabio Santos que além de marcar forte, foi o jogador que mais criou jogadas para o Corinthians pelo lado esquerdo do time da fiel. A justiça no placar que eu coloco acima, pode ser confirmada através do domínio de jogo nos dois tempos da partida. No primeiro tempo, quase só deu Palmeiras. Muito mais ligado, muito mais perigoso no ataque.

No segundo tempo, ao contrário, quem se deu melhor foi o Corinthians, devido a opção errada dos companheiros de Valdívia, que preferiram tentar segurar o 1 a 0 do placar ao invés de continuar tentando a conquista do segundo gol. Diante disso, o placar foi óbvio, deu empate. E foi justo. Ninguém pode reclamar de nada, porque somados os dois tempos, Palmeiras e Corinthians tiveram as mesmas virtudes e os mesmos defeitos. Só podia dar no que deu.

C * U * R * T * A * S
* MANO MENEZES tinha razão quando chiou porque o STJD deu liberdade para Valdívia jogar o clássico. O chileno joga mesmo muita bola. Foram dele as melhores ações ofensivas do Palmeiras. Já o Corinthians não teve em Jadson um meia criativo e objetivo. Ao contrário. Jadson não fez nada e mesmo nas cobranças de infrações, ele fracassou. É um jogador que não merece ser titular do time.
* OS DOIS goleiros não trabalharam muito. Prass talvez tenha trabalhado um pouco mais. Em minha opinião, no gol corintiano ele falhou totalmente. Não cobriu o canto baixo de seu gol quando Danilo chutou de fora da área sem muita força. Por falar em Danilo, ele parece confirmar aquele dito popular “quanto mais velho, melhor”. Ele entrou e já fez o gol. Deveria ser titular deste time.
* GIL foi o melhor da defesa do Corinthians. Seu único problema é que resolveu ser xerifão. Quer mandar até no juiz. Andou se desentendendo com vários adversários e fez muitas reclamações contra a arbitragem. Melhor ele baixar um pouco a bola. Jogar mais e falar menos. No ataque, o Corinthians sentiu muito a falta de Guerrero. Sem o peruano, o alvinegro perde boa parte da força ofensiva.
Henrique, do Palmeiras, artilheiro do brasileiro com 15 gols

Henrique, do Palmeiras, artilheiro do brasileiro com 15 gols

* JÁ NO Palmeiras, o centroavante Henrique tem justificado sua escalação. Quase todo jogo ele faz o seu. Também neste clássico o gol foi dele. Agora já tem quinze gols no campeonato e é um dos grandes artilheiros da competição. Aliás, numa comparação, eu diria que esse Henrique é bem melhor do que Alan Kardec que foi para o São Paulo. Kardec não faz gols. Henrique faz até demais.

* O CRUZEIRO ficou mais uma rodada sem vitória. Na tarde de sábado só empatou com o Figueirense, em Florianópolis. Já o Fluminense melhorou sua posição na tabela de classificação ao vencer o Atlético Paranaense, por 2 a 1, com gol no finalzinho da partida marcado por Fred. O Flu luta com chances por uma vaga na Libertadores, já o Atlético paranaense procura fugir dos últimos lugares.
* O SÃO PAULO joga nesta segunda feira, as 20h15, no Morumbi, contra o Goiás. É o último jogo da décima primeira rodada do Brasileirão. O Tricolor não terá Toloi, Paulo Miranda e Kaká. Mas Michel Bastos volta, assim como Antonio Carlos e Hudson. Para contar com bom público, o São Paulo abaixou bastante o preço dos ingressos. Uma arquibancada chega a custar apenas dez reais.
* PARA O Tricolor a vitória é fundamental. Neste caso ficará um pouco mais próximo do líder Cruzeiro e um pouco mais à vontade à frente de Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Inter, Grêmio e outros grandes clubes que disputam acirradamente uma vaga no G4. No caso de vitória, o São Paulo isola-se novamente na vice liderança do campeonato. Por isso a ordem é vencer ou vencer.
* O SANTOS teve a vitória nas mãos em Chapecó, mas deixou-a escapar nos minutos finais da partida diante da Chapecoense. Aos 12 minutos, em levantamento na grande área do time da casa, Bruno Uvni fez o gol santista de cabeça. A partir daí, o Peixe procurou segurar o resultado à qualquer custo e a utilizar os contra golpes rápidos para tentar a marcação de seu segundo gol.
* A CHAPECOENSE ficou assustada com o gol santista logo no começo da partida, mas depois firmou-se, colocou a bola no chão e partiu para cima do adversário por todos os lados. As tentativas foram muitas, mas aí apareceu bem a zaga do Santos que jogou uma grande partida, com destaque para Uvni, que foi o melhor em campo. O segundo melhor foi outro zagueiro: David Braz.
Leandro Damião é uma figura caricata do ataque do Santos, mas precisa ser escalado. É de empresários... - Foto: Chapecoense - Oficial

Leandro Damião é uma figura caricata do ataque do Santos, mas precisa ser escalado. É de empresários…

* O PIOR jogador do Santos foi Leandro Damião. Ele não acertou uma boa jogada. Mostrou que não só atravessa péssima fase como não merece ser titular do ataque santista (qualquer dos garotos da base é melhor do que ele). A Chapecoense, por sua vez, valeu pelo seu conjunto. Todo mundo trabalhou junto até que Leandro Banana empatou o jogo aos 45 do segundo tempo. Placar justo.

* COM o empate, o Santos chegou aos 46 pontos ganhos e está no meio da tabela, sem possibilidades de ser ameaçado pelo rebaixamento ou de conseguir uma vaga no G4. Alias, a realidade do Santos na atual temporada é exatamente essa. Disputa o Brasileiro para manter-se no bloco intermediário. Não tem nenhuma outra aspiração. Talvez, como consolo, a Sulamericana de 2015.
* AINDA assim, o técnico Enderson Moreira tem mostrado serviço. Mostrou que apesar de jovem é do ramo. Um treinador que se tivesse melhores recursos de elenco poderia levar o Santos a posições bem melhores. A esperança é que a nova diretoria do clube que será eleita no final desse ano, mantenha Enderson. Dispensá-lo seria um desperdício. Ele tem potencial para vingar no time da Vila.
Atlético Mineiro assumiu a vice-liderança do Brasileirão atrás do rival Cruzeiro - Foto: CAM - Oficial

Atlético Mineiro assumiu a vice-liderança do Brasileirão atrás do rival Cruzeiro

* COM OS resultados de sábado o Cruzeiro continua líder do campeonato com 61 pontos. O Atlético Mineiro tem 54. Inter e São Paulo, 53. Na zona do rebaixamento estão Botafogo, 33 pontos, Coritiba 33, Bahia 31 e Criciúma 30. Estes dois últimos me parecem os mais ameaçados pelo descenso. Estão jogando mal e não conseguem forças para reagir. As outras vagas estão abertas.

* MELHOR ataque do campeonato é o do Cruzeiro com 54 gols. Pior é o do Criciúma, com 22. Melhor defesa é a do Grêmio com 18 gols contra. A pior é a do Palmeiras, 47. Maior número de vitória é do Cruzeiro, 18. Menor número, Criciúma, 7. Maior número de empates, Corinthians, 11. Artilheiro do campeonato é Henrique, do Palmeiras, com 15 gols marcados até aqui. Um belo atacante.
* COMO no meio desta semana serão disputados jogos pela Copa do Brasil e pela Copa Sulamericana, não acontecerão jogos pela Série A do Brasileirão. A próxima rodada, a trigésima segunda, só terá jogos no próximo final de semana. Vamos a eles: sábado – Grêmio x Vitória, Goiás x Fluminense e Corinthians x Coritiba. O jogo do Timão será as 21 hs. Horário ruim, mas é o que a CBF prevê.
* NO DOMINGO jogam Sport x Figueirense, Santos x Internacional, Cruzeiro x Botafogo, Criciúma x São Paulo, Flamengo x Chapecoense, Atlético Paranaense x Atlético Mineiro e Bahia x Palmeiras.
* Melhor jogo, sem dúvida, será o que Santos e Internacional vão disputar em Vila Belmiro. Aos dois interessa a vitória. Um encontro bem interessante que, quem tiver pay-per-view deve assistir.
* OUTROS jogos que vão mexer com o povão. Grêmio x Vitória, em Porto Alegre. O Tricolor gaúcho vai precisar vencer para manter-se na briga para garantir vaga no G4. Isso também ocorre com o Corinthians, que pega o Coritiba, que está muito ameaçado pelo rebaixamento. Em tese, deve dar Timão. Mas o time paranaense vai fazer de tudo para ganhar ao menos um ponto. É possível.
* O CRUZEIRO pega moleza. Enfrenta o Botafogo carioca em casa. O Bota atravessa fase muito ruim e dificilmente terá forças para segurar o líder do campeonato. Já o São Paulo encara o Criciúma lá em Santa Catarina. Jogo muito difícil. Diria que é jogo para empate. O Palmeiras vai a Salvador tentar derrubar o Bahia. Em tese, tem boa chance. Em especial se Valdívia participar do jogo.
* O G4 DA Série A está assim: Cruzeiro em primeiro com 61 pontos ganhos. Atlético Mineiro, 54. São Paulo e Corinthians 53. Clubes mais ameaçados pelo rebaixamento são Coritiba, Vitória, Bahia, Botafogo e Criciúma. Estes dois últimos me parecem já fora da divisão de elite do futebol brasileiro. As vagas que sobram ainda não tem donos. Afinal, faltam sete rodadas para o torneio terminar.
* NESTA quarta feira dois jogos pelas semifinais da Copa do Brasil vão chamar a atenção do público torcedor. Em Belo Horizonte jogam Cruzeiro x Santos. Ligeiro favoritismo do time da casa. Mas o Peixe tem recursos para superar as dificuldades e ganhar os tres pontos (ou ao menos um, o que já o ajudará muito na classificação). Será importante para o Santos fazer um gol lá em Minas.
Flamengo joga com o apoio da maior torcida do Brasil e dentro do Maracanã

Flamengo joga com o apoio da maior torcida do Brasil e dentro do Maracanã

* NO MARACANÃ, o Flamengo recebe o Atlético Mineiro. Jogo igual. A vantagem do Mengão é que com sua enorme torcida presente, o time adversário poderá se intimidar e as coisas ficarão mais fáceis para ele. Ainda assim, o Galo de Minas tem feito boas exibições fora de casa e tem recursos físicos e técnicos para surpreender seu rival. Será um jogo igual e cheio de emoções.

* PELA Sulamericana, o São Paulo, único representante brasileiro na competição, faz seu primeiro jogo pelas quartas de final. Será quinta as 20h15 contra o equatoriano Emelec e terá como palco o gigantesco Morumbi. Em tese, o Emelec deve se fechar e jogar só no contra ataque. Já o São Paulo vai precisar se impor porque se não conseguir vencer será difícil garantir a vaga no Equador.
* KAKÁ, pelas informações que chegam, deve jogar essa partida. Mesmo não tendo feito boas exibições nos últimos jogos que atuou, Kaká é sempre uma referência e quando está em campo, ajuda na organização do time e é um líder do meio campo para frente. Se estiver inspirado, pode até fazer a diferença. Ideal para o São Paulo é vencer por mais de um gol e não levar nenhum.
* CONSELHO Deliberativo da Portuguesa se reúne no dia 30 de outubro. Muitos assuntos em debate, em especial, a difícil situação em que o clube se encontra nas disputas da série B do Brasileirão. Há também o problema financeiro, provocado pelos desmandos do ex presidente Manuel da Lupa. Tudo indica, será uma reunião quente, onde providências enérgicas poderão ser tomadas.
* ESPERO que o comparecimento de conselheiros nesta reunião seja realmente grande, mesmo porque, o clube passa pela pior crise de sua história e o Conselho tem condições de dar uma virada nesta situação. A Portuguesa, apesar do descaso de muita gente, ainda é um grande clube. Tem tradição. E por isso, precisa trabalhar no sentido de recuperar seu prestigio. Quanto antes, melhor.
* QUERO ver como Andres Sanchez vai administrar a briga eleitoral no Corinthians. À principio, ele já tem um candidato que é de seu grupo e ele tem obrigação de apoiar. Mas depois que a Oposição indicou Paulo Garcia para representá-la, Sanchez entrou numa saia justa. É que Paulo deu 350 mil reais para a campanha a deputado do ex-presidente corintiano e espera contar com seu apoio.
* SE FOR mesmo corintiano como diz, Sanchez deve apoiar o melhor e o melhor é sem duvida o Paulo Garcia, corintiano desde que nasceu, formado em marketing e dono da Kalunga, uma das maiores empresas desse País. Paulo como presidente não vai querer “roubar” o clube. Ele não precisa disso. Além disso conhece futebol e até já foi diretor da área alguns anos atrás.
Empresário e corintiano histórico é garantia de uma administração limpa no Corinthians

Empresário e corintiano histórico é garantia de uma administração limpa no Corinthians

* DIGO TUDO isso com conhecimento de causa. Sou amigo pessoal do Paulo e até já trabalhei com ele. É um cara família, homem honesto, empresário bem sucedido e extremamente apaixonado pelo seu clube. Sobre o outro candidato pouco tenho a dizer. Sei que vende automóveis, mas não tenho condições de analisa-lo como candidato. Precisaria ter mais dados. Por isso, apoio Paulo Garcia.

* SE ELEITO, Paulo só precisa acertar a situação de seu irmão Fernando que tem negócios com jovens jogadores do Corinthians (Malcom é um deles). Fernando é conselheiro vitalício e os estatutos do clube não permitem que ele negocie jogadores do clube. Ele alega que o faz através sua empresa, mas isso é só desculpa, pois, na verdade, é com seu dinheiro que ele negociou com o jogador.
*NESSAS condições, Fernando vai precisar fazer uma escolha. Ou abdica de sua condição de conselheiro, ou passa seu percentual sobre o atestado liberatório de Malcom para outra pessoa. O que não pode é fechar os olhos contra essa burla aos estatutos do clube com está acontecendo. Se Paulo não interferir, o ônus será passado prá ele que precisa seguir as leis que regem o clube.
* COMO conheço o Paulo, também conheço Fernando. Outra figura humana especial. É correto, ótimo caráter, ajuda muita gente e mesmo milionário, trabalha diariamente em sua sala na Kalunga, numa demonstração de que o dinheiro não lhe subiu à cabeça. Por isso fiz a citação acima. Como Fernando é muito correto, não pode ser conselheiro e empresário de jogador ao mesmo tempo.
* MURICY Ramalho decidiu fazer uma experiência com seus jogadores. Liberou a concentração. Essa idéia ele já amadurecia quando era treinador do Santos. No São Paulo ele vai observar a reação do grupo.Se todos cumprirem suas obrigações, a concentração estará suspensa. Pelo nível dos atletas que o São Paulo tem hoje, acredito que vá dá certo. Será bom para todo mundo. Vale a tentativa.
* OUTRA atitude firme do Muricy foi sobre quem vai substituir Rogério Ceni no ano que vem. Será Dimas, atual reserva do Mito. Muricy acha que Dimas tem qualidades técnicas para ser titular do São Paulo. Quer dar a ele a chance de se firmar e ficar muito anos como camisa um titular do Tricolor. Acho correto. Uma troca, só se Dimas não der no couro. Mas eu boto fé nesse jovem profissional.
* ROQUE Citadini, um dos homens fortes da Oposição corintiana abandonou o barco. Ele não será mais o coordenador da campanha de Paulo Garcia. Na verdade, Citadini queria ser o candidato a presidente. Mas Paulo foi mais rápido e ganhou o apoio do grupo. Com isso, Citadini deixou esse grupo oposicionista e pode se bandear para outro lado. Talvez até como candidato à presidente.
* ACHO QUE Paulo Garcia perdeu um grande parceiro. Citadini tem moral, conhece futebol, conhece o clube e já foi diretor de futebol. Seria um parceiro de enorme qualidade que seria muito util ao Paulo. Um dos motivos que levaram Citadini a se afastar do diretor da Kalunga foi o fato de Paulo ter mesmo doado 350 mil reais para a campanha de Andres Sanchez, é é lider situacionista.

Apesar da irregularidade, Vasco vai garantir sua volta à elite em 2015

Apesar da irregularidade, Vasco vai garantir sua volta à elite em 2015
* SERIE B do Brasileirão tem sequência nesta terça-feira. Jogam Oeste x Portuguesa de Desportos, Luverdense x Avaí e Joinville x Bragantino. Na sexta-feira, Atlético Goianiense x Vila Nova e Paraná x Vasco da Gama. No sábado, Ponte Preta x Sampaio Correia, Santa Cruz x América RN, Icasa x Náutico, ABC x América MG e Boa Esporte x Ceará. A Macaca é favorita no sábado.
* NO MOMENTO, o G4 da Série B conta com Ponte Preta que tem 61 pontos ganhos, Joinville que tem 60, Vasco da Gama, 55 e Avaí, 52. Os cinco clubes mais ameaçados pelo rebaixamento são pela ordem Icasa, Oeste, América RN, Vila Nova e Portuguesa de Desportos. Vila e Lusa estão rebaixados. Sobram duas vagas. Elas ficarão entre Icasa, Oeste ou América RN. Os outros estão bem acima.