Um bom fim de semana para os clubes paulistas no Brasileirão Chevrolet

A décima terceira rodada do Brasileirão apresentou jogos emocionantes. Em especial, aqueles que tiveram a presença de clubes que representam o futebol paulista

Dos quatro grandes de São Paulo, três venceram bem (Corinthians, São Paulo e Santos) e um arrancou um empate heroico contra o Sport, lá no Recife (o Palmeiras).

0002050095704 img

São Paulo, SP, 13 (AFI) – A décima terceira rodada do Brasileirão apresentou jogos emocionantes. Em especial, aqueles que tiveram a presença de clubes que representam o futebol paulista. Dos quatro grandes de São Paulo, três venceram bem (Corinthians, São Paulo e Santos) e um arrancou um empate heroico contra o Sport, lá no Recife (o Palmeiras).

O Corinthians aproveitou-se bem da fragilidade do Flamengo e venceu fácil o jogo no Maracanã por 3 a 0. Na verdade, o Mengão anda tão mal que os jogadores de Tite nem precisaram se esforçar muito para chegar a esse placar. Foi um passeio corintiano no gramado. Para a torcida rubro negra, um pesadelo e a quase certeza de que o técnico Cristovão vai perder seu cargo nas próximas horas.

Corinthians passeou no gramado do Maracanã diante de um frágil Flamengo sem Guerrero e Sheik

Corinthians passeou no gramado do Maracanã diante de um frágil Flamengo sem Guerrero e Sheik

O São Paulo também fez bem sua parte no período da manhã de domingo ao vencer o Coritiba por 3 a 1, no Morumbi. Com isso, o Tricolor conseguiu se manter no bloco que briga pelo título e também por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Pato fez dois gols e pode ser apontado como melhor do jogo.

No sábado, o Santos saiu da fase altamente negativa que atravessava e venceu bem ao Figueirense, dentro da Vila, num jogo que marcou a estreia de Dorival Junior. Foi uma boa exibição do Peixe, diante de uma equipe que costuma complicar seus adversários dentro e fora de casa.

Finalmente, no Recife, num dos melhores jogos da rodada, o Sport Recife que já liderou isoladamente o campeonato, empatou com o aplicado Palmeiras por 2 a 2 e manteve sua esperança de entrar no G4 dentro de duas ou três rodadas. O Sport correu demais e manteve sua invencibilidade dentro de seu estádio. Um jogaço de bola com empate merecido para os protagonistas desta grande partida.

O único tropeço aconteceu em Campinas, onde a Ponte Preta foi batida pelo Atlético Mineiro, por 2 a 0. Mas isso não deve ser tão relevante, afinal a Macaca perdeu para o melhor time do campeonato neste momento, com seis vitórias seguidas e líder isolado.

C * U * R * T * A * S
* NO JOGO do Maracanã destaque para Elias e Renato Augusto. Foram eles os autores intelectuais desta boa vitória do Timão. Uma vitória que aproveitou bem a fragilidade do Flamengo, que mereceu até perder por placar mais elástico. Nenhum jogador do Mengão mereceu destaque.
Elias, eficiente na marcação, e ainda no ataque

Elias, eficiente na marcação, e ainda no ataque

* ATÉ marcar seu primeiro gol através Elias, o Corinthians jogou dentro do esquema tradicional do técnico Tite. Todinho fechado atrás, a espera de uma brecha para tentar um contra-ataque em velocidade. Assim que a chance surgiu, Elias fez o gol de abertura do placar e desarticulou o Flamengo.

* O CORINTHIANS passou então a explorar o nervosismo dos jogadores do Flamengo. Ansiosos e dispostos a tentar o empate, eles saíram sem nenhum esquema especial e como consequencia abriram espaços para novos contra ataques do Corinthians. Foi quando sairam os gols de Uendel e Jadson.
*A PARTIR daí, o Corinthians se acomodou. Não quis humilhar o Flamengo. Importante foram os tres pontos conquistados fora, que dão ao Corinthians uma situação privilegiada na tabela de classificação do Brasileiro. Único problema foi perder Jadson, que levou o terceiro amarelo e esta suspenso.

*O PALMEIRAS jogou ontem à noite no Recife contra o Sport. Foi um jogo corrido onde a garra superou a técnica. Os dois times se doaram em campo e apresentaram um grande espetáculo. Leandro Pereira foi heroi do jogo. Fez dois gols e foi um dos melhores jogadores da partida. Estava inspirado.
*VALE à pena destacar a atuação do goleiro Fernando Prass, do Palmeiras. Ele fez algumas defesas milagrosas que garantiram o empate para o time paulistano. Zé Roberto foi outro que mostrou serviço. Na equipe do Sport Diego Souza e André (que voltou a jogar muito) foram os grandes destaques.
* JOGOS pela manhã parecem ter a preferência do torcedor. Nas últimas partidas jogadas a partir das 11 horas, o público foi sempre maior do que os disputados no horário normal (16 hs). O São Paulo foi feliz na escolha. Jogou contra o Coritiba e levou quase 60 mil pessoas ao estádio do Morumbi.
* ESSE foi o público recorde do Brasileirão 2015. Algo que não é novidade. Nos últimos campeonatos que disputou o Tricolor paulista sempre quebra o recorde de público. Prova de que o torcedor sãopaulino pode até ser exigente, mas quando resolve ir ao Morumbi comparece em número recorde.
* O SÃO PAULO venceu o jogo. O Coritiba até valorizou, mas a superioridade técnica tricolor foi clara e a vitória do São Paulo mais do que justa. Foi um jogo em que um jogador brilhou intensamente. O atacante Pato. Além de dois gols, fez o passe de outro e teve momentos de enorme inspiração.
Pato levanta Centurion no primeiro gol do São Paulo

Pato levanta Centurion no primeiro gol do São Paulo

* A VERDADE é que Juan Carlos Osorio achou a posição de Pato. Ele gosta de jogar e produz mais como falso ponta esquerda. Desde que foi fixado pelo setor, fez ótimas partidas. E o que é melhor. Ele voltou a ter sua velocidade, sua visão de jogo e de gol. É hoje uma das sensações do São Paulo.

* EM COMPENSAÇÃO, Luiz Fabiano é o inverso. Está sempre impedido, se coloca mal, raramente finaliza e, quando o faz, faz mal. É um número em campo e prejudica o desenvolvimento do jogo de todo o time. Insisto que ele não merece ser titular. Está na pior fase de sua carreira. Uma lástima.
* OUTRO que não se acha é Ganso. Ele tem bons momentos, mas, em outros, desafina totalmente. Acabou substituído com justiça e foi vaiado pela torcida tricolor. Fosse Osorio e o tiraria do time. Melhor dar a chance para os garotos da base do que insistir com ele. Ganso merece ser vendido.
* FINAL do jogo, São Paulo 3 x Coritiba 1. Os gols do tricolor foram de Pato (2) e Centurion. Marcos Aurélio marcou pelo Coritiba que está muito mal e é disparado um dos favoritos ao descenso. Com a vitória o São Paulo se manteve bem próximo dos primeiros lugares. Sua campanha é das melhores.
* NO SABADO o Santos fez 3 a 0 no Figueirense. Garotada jogou muito e Gabriel foi o melhor em campo. Importante dizer que o Figueirense tem feito ótimas exibições no Brasileirão deste ano e não é um time fácil de ser vencido. Daí considerarmos excelente os 3 a 0 imposto pelo time da Vila.
* OS GOLS santistas foram marcados por David Braz, Lucas Lima e Gabriel. Este foi o jogo estreia de Dorival Junior que foi contratado no final de semana para comandar o Peixe. Ficou claro que sua presença ao lado do campo ajudou muito o time. O Santos jogou bem e mereceu a vitória.
* PARA o alvinegro da Vila foi muito importante vencer, porque com a vitória começou a subir na tabela de classificação (onde ainda está mal situado). A esperança agora é que o Santos se anime e comece a buscar vitórias, única fórmula de escapar do rebaixamento. Desta vez, a defesa esteve melhor postada e foi mais efetiva. O meio campo voltou a funcionar com Lucas Lima e no ataque Ricardo Oliveira e Gabigol fizeram muito bem a sua parte.
Atlético Mineiro em grande fase: liderança com 6 vitórias seguidas

Atlético Mineiro em grande fase: liderança com 6 vitórias seguidas

* AINDA no sábado, o Atlético Mineiro venceu bem a Ponte, dentro do Moisés Lucarelli. Exibição da Macaca não agradou. Renato Cajá, que foi negociado com o futebol árabe, não apareceu em campo. Vitória do Galo foi bastante justa. Já a Ponte jogou pouco e está em fase decadente.

* O BRASILEIRÃO vai para a sua décima quarta rodada. Vão faltar cinco para terminar o primeiro turno. Não haverão jogos no meio de semana. Todos serão disputados a partir de sábado quando jogam Corinthians x Atlético Mineiro, Internacional x Goiás e Flamengo x Grêmio de Porto Alegre.
* O JOGO do Timão terá como palco o Itaquerão, onde raramente é batido. Só que o Galo atravessa fase auspiciosa e tem boas possibilidades de surpreender. Será possivelmente o melhor jogo da rodada. Um super clássico. Não há como indicar um favorito. É jogo igual e bem equilibrado.
* O INTERNACIONAL, mesmo que jogue com seu time reserva, tem tudo para bater no Goiás que atravessa fase decadente. Já o Flamengo, reforçado por Guerrero e Emerson Sheik, tem possibilidades de surpreender o Grêmio, que, em tese, está em fase superior. É jogo onde tudo pode acontecer.
* NO DOMINGO o Atlético Paranaense recebe a Chapecoense como favorito na Arena da Baixada. O Palmeiras faz clássico interessante contra o Santos. Verdão é favorito. O Fluminense encara o Vasco. É clássico local, mas o Tricolor tem mais chance de vencer. O Vasco está no Z4.
* O FIGUEIRENSE enfrenta o Coritiba em seu estádio. Está mais perto da vitória. Já o Cruzeiro joga em casa diante com Avaí. Deve vencer bem. O Joinville, pior time do campeonato, recebe a Ponte Preta. Uma boa chance da Macaca recuperar os pontos que perdeu em casa para o Atlético.
* AS LOJAS Poderoso Timão que transformou-se numa rede de venda de produtos com a marca Corinthians está em fase pré-falimentar. Alexandre Lisboa Lima fundou uma associação entre os donos das lojas para defender seus interesses. A coisa está tão feia que já vai parar na Justiça Comum.
30 milhões de consumidores e franquia não vai bem...Estranho!

30 milhões de consumidores e franquia não vai bem…Estranho!

* ALEXANDRE disse que conversou até com a diretoria do Corinthians que não tomou nenhuma providência para ajudá-los. Ele cita uma tal de SPR que licencia as lojas para poderem usar o nome Poderoso Timão mas que parece estar mais interessada em tumultuar para conseguir ganhas mais dinheiro.

* A MAIORIA das lojas está perto da falência. Há gente que vendeu tudo para poder montar uma loja e agora não tem de onde tirar dinheiro para tocar sua vida. Um dos lojistas tentou até se suicidar porque não tinha nem comida para por em casa, tal seu estado de penúria. É muita gente envolvida.
* SEGUNDO Alexandre, ele agora vai tentar sensibilizar o Ministério Público para entrar no circuito. Quem sabe assim os problemas se resolvam e os atuais lojistas conseguem recuperar o que já perderam. E mais. A diretoria deveria entrar no caso porque o nome do clube vai ficar manchado.
* COISAS como essa não ocorriam em gestões passadas. Foi só esse grupo capitaneado por Andres Sanchez tomar conta do clube para que fatos como esses passassem a acontecer. Parece que com Sanchez por perto, nada pode ser transparente. Ele deveria tomar cuidado com sua imagem..
* CINCO anos atrás, Dorival Junior foi técnico do Santos com muito sucesso. Depois, passou por vários clubes sem conseguir êxito. Suas campanhas foram sempre medianas e não empolgaram. Em razão disso, acho que a diretoria do clube ficou louca ao contratá-lo por 250 mil por mês. É muito.
* NÃO ACREDITO no trabalho do Dorival. Ele já me parece um técnico superado como muitos outros que ainda trabalham no futebol brasileiro. Vai ganhar muito, para fazer pouco. E o que é pior. O Santos não tem caixa, não tem dinheiro. Acho que Modesto Roma se equivocou ao fazer a escolha.
* ALIAS, até agora, a administração do Modesto é muito ruim. Ele não fez nada que possa ser elogiado. Além disso, me parece emocionalmente perturbado porque volta e meia dá entrevista e chora e raramente a gente consegue vê-lo sorrindo. Pelo perfil, não deveria ser eleito para o cargo.
* TENHO alguns companheiros de imprensa que estão fora da realidade. Vários aplaudiram a indicação de Zagalo para consultor da Seleção Brasileira. Zagallo está gagá, tem dificuldades para se expressar e já esquece as coisas com facilidade. Foi um grande campeão, mas hoje não serve mais.
* OUTRO erro foi o Casagrande fazer campanha para Carlos Alberto Parreira ocupar cargo na comissão técnica da CBF. Na Copa de 2014 ele foi um dos culpados pelos 7 a 1. É um cara ultrapassado. Não tem mais nada a oferecer à Seleção. Melhor deixá-lo bem longe da CBF. Hoje ele é um perdedor.
* ASSISTI a abertura dos Jogos Panamericanos do Canadá. Uma festa bem organizada e muito bonita. Delegação do Brasil compareceu com grande número de atletas e esteve muito bem uniformizada. Alguns atletas usaram o verde. Outros, o azul. Nota dez para a organização do Pan canadense.
Chegou a hora da verdade para o Colorado na Libertadores

Chegou a hora da verdade para o Colorado na Libertadores

* CHEGOU a hora. Depois de longa espera, o Inter, de Porto Alegre, vai enfrentar o Tigres, do México, pela Libertadores da América. Colorado fez péssima campanha no Brasileirão enquanto descansou desta Copa e não se sabe o que poderá fazer diante de uma equipe forte como a mexicana.

* É BOM lembrar que o Tigres já tinha excelente equipe. Tanto que se classificou para as semifinais da Libertadores. Só que nos últimos dias, contratou mais cinco reforços de qualidade e vem para Porto Alegre ainda mais embalado para ganhar do Inter. Particularmente, acho que o Tigres vence essa.
* SEGUNDO jogo entre Inter e Tigres será lá no México. Diante disso, me parece, o Inter será desclassificado da Libertadores, sem chegar a final. Pelo menos é essa a minha impressão. Acho que um dos finalistas da Copa mais importante das Américas será o Tigres. O Inter dá adeus nesta fase.
* SÓ PARA conferir. O jogo entre Internacional e Tigres, será em Porto Alegre, na próxima quarta feira. Começa as 22 horas. Será transmitido pela TV. O segundo jogo, que decide a vaga, será na outra quarta feira, lá no México. Acredito que o Tigres já irá para sua cidade com a vaga nas mãos.

Ronaldinho no Flu pode dar certo se

Ronaldinho no Flu pode dar certo se “ele querer de verdade”

* FLUMINENSE contratou Ronaldinho Gaúcho. Será que vai dar certo? Tenho minhas dúvidas. Não que duvide da qualidade técnica deste jogador. Mas acho que no futebol que o Tricolor carioca vem jogando, Ronaldinho não se encaixa. De qualquer forma, vou esperar para não ser injusto com ele.

* COPA do Brasil tem sequência neste meio de semana. O Palmeiras vai jogar contra o Asa, de Arapiraca. Em tese, Verdão deve passar por cima do adversário que mesmo jogando em casa, é tecnicamente muito inferior ao time dirigido por Marcelo Oliveira. O jogo começa as 22 hs. A TV transmite.

* BOM LEMBRAR que no jogo disputado em São Paulo, o Palmeiras não foi bem. Ainda era dirigido por Oswaldo de Oliveira e apenas empatou em 0 a 0. Sendo assim, o Verdão precisa vencer para garantir a vaga. O mesmo ocorre com o Asa. Acredito que o Palmeiras pode vencer esse jogo com folga.