BLOG DO ARI

ARIOVALDO IZAC

Ufa! Que sofrimento hein Ponte Preta! Mas valeu.

Como manda o figurino, está reservado ao torcedor pontepretano sofrer bastante. Mas a vitória valeu a liderança na Série C.

E como o torcedor sofreu nesta dificílima vitória por 1 a 0 sobre o Brusque, na noite deste domingo em Campinas, pela segunda fase

Série C - 2025
Elvis fez o único gol da partida - Foto: Júlio César Costa - Especial PontePress

Por ARIOVALDO IZAC

Campinas, SP, 14 (AFI) – Como manda o figurino, está reservado ao torcedor pontepretano sofrer bastante.

E como ele sofreu nesta dificílima vitória por 1 a 0 sobre o Brusque, na noite deste domingo em Campinas, na segunda partida válida pela segunda fase da Série C do Brasileiro.

Que sensação de alívio para o pontepretano quando imprudentemente um jogador do Brusque cometeu um pênalti infantil.

Quem do Brusque?

Narrador e comentarista da transmissão pela televisão não falaram, e não deu pra conferir o atleta na jogada.

Mas o descuidado marcador do Brusque deslocou o pé do jogador Miguel, da Ponte Preta, dentro da área, aos 41 minutos do segundo tempo.

Série C - 2025
Élvis da marca do pênalti. Foto: Diego Almeida

ÉLVIS COBROU BEM O PÊNALTI

Como o capitão do time pontepretano Élvis é calejado para este tipo de cobrança, dois minutos depois ele acertou um chute forte, no alto do canto direito do goleiro Matheus Nogueira, não lhe dando a mínima chance de defesa.

Como coube ao torcedor pontepretano não arredar pé do Estádio Moisés Lucarelli, até o apito final da partida, ainda teve que respirar fundo quando um atleta do Brusque – não identificado pela equipe de transmissão – acertou cabeçada que passou rente ao poste esquerdo do goleiro Diogo Silva, aos 48 minutos do segundo tempo.

Série C - 2025
Elvis antes de soltar a bomba. Foto: Diego Almeida – AAPP

CARA DE EMPATE

E vejam que apesar da pressão da Ponte Preta na reta final da partida, tudo caminhava para o empate sem gols, até que a história do treinador Marcelo Fernandes tem sido marcada por bênção divina no clube.

Ganhou as cinco partidas que participou, e foi recompensado ao colocar em campo Miguel, atleta desconhecido da maioria dos torcedores de seu clube.

Série C - 2025
Élvis corre para a torcida. Foto: Diego Almeida

BRUSQUE SE DEFENDE

Exceto os primeiros 20 minutos de partida, quando ainda ousou atacar na tentativa de fazer um gol e depois administrar a vantagem, o Brusque adotou um forte esquema defensivo, fechando os espaços para que a Ponte Preta não pudesse penetrar.

Em decorrência disso, poucas chances foram criadas pelo time campineiro.

Durante o primeiro tempo, por exemplo, registro de oportunidade se resumiu a uma cabeçada do centroavante Jeh, com bola passando perto do poste direito, aos 36 minutos.

Placar FI
Elvis sobe no alambrado. Foto: Diego Almeida

BRUNO LOPES E WANDERSON

Após o intervalo, apesar do maior volume ofensivo, apenas em duas ocasiões a Ponte Preta havia ameaçado a meta adversária, antes do pênalti.

Na primeira, aos 34 minutos, Bruno Lopes entrou livre pela meia direita e chutou a bola em cima do goleiro Matheus Nogueira, o que significa chance perdida e não defesa de destaque .

Três minutos depois, em cruzamento de Élvis, o zagueiro Wanderson acertou o cabeceio, a bola explodiu no travessão e quicou em cima da risca fatal, sem ganhar as redes.

Série C - 2025
Elvis fez o único gol da partida – Foto: Júlio César Costa – Especial PontePress

MAIS CINCO PONTOS

Ao liderar o Grupo C com seis pontos, três à frente de Guarani e Náutico, a Ponte Preta deve se apegar na estatística dos últimos cinco anos desta Série C, nestes quadrangulares decisivos, quando os clubes garantiram acesso à Série B com 11 pontos.

Na prática, mais 12 pontos estarão em disputa para a Ponte Preta, sendo o Náutico, em Recife, o próximo desafio, a partir das 17h do próximo sábado.

No início do segundo turno vai recebê-lo, no jogo da volta. Depois ela vai a Brusque, na quinta rodada, e encerrará a participação recepcionando o Guarani.

Confira também: