Tuna Luso-PA 1 x 0 Sampaio Corrêa-MA - Águia segue viva na Copa do Brasil
Em duelo equilibrado e com boas chances para os dois lados, time paraense leva a melhor frente aos maranhenses
Tuna Luso faz jogo movimentado com o Tubarão, mas consegue garantir a vaga na 2ª fase ao vencer pelo placar mínimo
Belém, PA, 19 (AFI) – A Tuna Luso sofreu, mas conquistou a classificação à 2ª fase da Copa do Brasil 2025. Nesta quarta-feira, a Águia levou a melhor sobre o Sampaio Corrêa no Francisco Vasques, em partida única da 1ª fase pelo placar mínimo: gol solitário de Dedé.
Com a classificação, os paraenses embolsam R$ 1 milhão como premiação e encaram agora o vencedor de Boavista-RJ e CSA, que duelam na noite desta quarta-feira. A Tuna Luso, inclusive, repete a campanha de 2022, a melhor em toda a história, e volta a campo frente ao São Francisco no Ninho do Japiim, pela 7ª e penúltima rodada do Estadual, às 10h deste sábado (22), já o Tubarão joga 4ª rodada da Copa do Nordeste, na próxima quarta-feira (26), às 19h no Castelão.
PLACAR INALTERADO
A partida começou bastante truncada, com as duas equipes criando pouco e se estudando muito, apesar do empate levar a definição para pênaltis. Apoiada no fator casa, a Tuna Luso se fez mais presente ao ataque, enquanto o Sampaio Corrêa apostou nos contra-ataques para tentar sair em vantagem, porém nenhum dos times conseguiu mostrar efetividade nas finalizações em direção à meta adversária.

A primeira grande oportunidade, inclusive, foi criada pela Bolívia Querida. Elivelton recebeu lançamento em profundidade e chutou de cavadinha na saída de Lucão, mas a bola saiu pela linha de fundo. Pouco depois, Balão bateu falta fechada e, mesmo sem ninguém completar, levou perigo por passar próxima à trave. A reta final do primeiro tempo se manteve muito equilibrada e o placar não saiu do zero.
SEGUNDO TEMPO
Para a segunda etapa, Felipe Surian optou pela entrada de Thiaguinho no lugar de Dodô, pouco participativo do jogo, já Ignácio Neto decidiu por manutenção dos 11 iniciais. O duelo seguiu com pouca intensidade ofensiva dos dois lados e, por meio da bola parada, a Tuna assustou: Marlon cobrou tiro livre da intermediária e mandou perto do ângulo direito da meta do Tubarão. Na sequência, foi a vez de Tiago Bagagem arriscar da meia-lua e tirar tinta da trave esquerda.
Com as chances em favor dos paraenses, os maranhenses voltaram a atacar e deixaram a partida muito intensa, ficando lá e cá, no entanto ambos não conseguiram ser eficazes nas tentativas de tirar o zero do marcador. Na reta final, contudo, a Tuna Luso foi decisiva: após escanteio sem sucesso, Marlon voltou a levantar na pequena área, Pedrinho encostou e Dedé completou ao fundo do barbante para dar a classificação aos cruz-maltinos.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 1ª
-
Rodada:
- 1ª
-
Data:
- 19/02/2025
-
Horário:
- 18:30
-
Árbitro:
- Alisson Sidnei Furtado (TO)
-
Assistentes:
- Fábio Pereira e Cipriano da Silva Sousa (ambos do TO)
-
Cartões Amarelos:
- Tuna Luso-PA: Wander, Jayme, Renan, Henrico, Dedé e Edgo
- Sampaio Corrêa-MA: Cavi e Guilherme
-
GOLS:
- Tuna Luso-PA: Dedé
-
Público:
- 914 (527 pagantes)
-
Renda:
- R$ 11.585,00
-
Estádio:
- Francisco Vasques
-
Local:
- Belém (PA)





































































































































