Trio de ferro paulista brilha no meio de semana do Brasileirão Chevrolet

São Paulo se manteve no G4, o Corinthians derrubou o líder Cruzeiro, no Mineirão e o Palmeiras venceu "duelo do desespero" contra o Botafogo, no Maracanã

Não poderiam ter sido melhores as atuações do chamado trio de ferro do futebol paulista (formado por Corinthians, Palmeiras e São Paulo) na rodada deste meio de semana.

0002050034814 img

Não poderiam ter sido melhores as atuações do chamado trio de ferro do futebol paulista (formado por Corinthians, Palmeiras e São Paulo) na rodada do último meio de semana pelo Campeonato Brasileiro de 2014, segundo turno.

O Corinthians dentro de seu estilo retrancado em que privilegia o sistema defensivo, conseguiu brilhante vitória sobre o Cruzeiro, dentro de Belo Horizonte. O Palmeiras, mesmo fora de casa, também conseguiu vencer o Botafogo carioca e distanciou-se ainda mais das últimas colocações do campeonato.

E o São Paulo, que oscilou rodadas atrás, venceu com méritos ao Atlético Paranaense, dentro do Morumbi, por 1 a 0, e passou a brigar de novo pela vice liderança com o Internacional, de Porto Alegre.

Luciano tem saído do banco de reservas e marcado gols importantes para o Corinthians

Luciano tem saído do banco de reservas e marcado gols importantes para o Corinthians

A vitória corintiana foi conquistada no peito e na raça. O domínio do jogo foi totalmente do Cruzeiro, mas numa escapada rápida pela direita, Luciano fez seu gol da vitória. Placar justo e incontestável. Bom lembrar que o setor defensivo corintiano não sentiu a ausência do titular Gil, que era julgado imprescindível para a defesa. Na frente, elogios para Luciano, que me parece em fase superior a Malcom. São garotos que evoluem e podem se firmar como titulares em curto espaço de tempo.

O Palmeiras teve em Valdívia seu melhor jogador, mas quem decidiu a partida diante do Bota foi Henrique, um dos artilheiros do campeonato ao lado do boliviano Moreno, com treze gols. Desta vez a defesa palmeirense não deu tantos sustos. Parece que a presença do goleiro Prass deu confiança aos zagueiros, mesmo os mais jovens.

Como consequência, a defesa verde não esteve tão vulnerável como em outras partidas. Já o São Paulo jogou com inteligência e objetividade. Já no primeiro tempo fez o gol que acabou por dar-lhe a vitória, em jogada de Ganso e arremate primoroso de Maicon.

Com a vantagem no placar, time de Muricy (que voltou ao banco de reservas) administrou o resultado e pouco deixou o Atlético fazer durante os noventa minutos. Foi uma vitória apertada, brigada mas muito justa. Com resultados tão positivos, a cobrança em cima dos três grandes paulistas, diminuiu. Eles começam a voltar a sua melhor forma e tem boas chances de nas últimas dez rodadas que faltam para o final do campeonato, conseguirem posições bem melhores das que ocupam agora. É uma previsão, não uma certeza.

C * U * R * T * A * S
* MANO Menezes está exultante. Depois de receber uma enxurrada de criticas e até vaias do torcedor corintiano, ele começa a dar a volta por cima. Continuo a não gostar do seu trabalho, mas sou obrigado a reconhecer que nos últimos jogos ele foi bem. A vitória sobre o Cruzeiro, em particular, foi justa e conquistada com inteligência. Problema é saber se ele consegue manter a regularidade.
* MALCOLM, jovem revelação corintiana, pertence a Fernando Garcia, irmão de Paulo Garcia, pretenso candidato à presidência do Corinthians. Até aí nenhum problema. O maior problema é que ele é conselheiro vitalício do Corinthians e, segundo os estatutos, conselheiro do clube não pode negociar jogador. Até agora ninguém percebeu essa irregularidade. Será que o CD vai tomar providência?
* OUTRA curiosidade. A empresa de Fernando tem como assessor de imprensa o mesmo profissional que assessora Andres Sanchez. E como Paulo Garcia vive posando em fotos com Sanchez, fica evidente que existe um entrosamento muito estreito entre a família Garcia e o ex-presidente corintiano. Péssima noticia, mesmo porque, Paulo quer ser presidente e ao lado de Sanchez não fará bem ao clube.
* O CRUZEIRO reclama forte contra a convocação de seus jogadores com o Brasileirão em pleno desenvolvimento. O São Paulo, o Corinthians e outros clubes, também chiam. Ora, então porque os dirigentes destes clubes não formam uma comissão e procuram a CBF para um acordo. O acordo poderia prever que em dia de jogos da Seleção, não haveria rodada do Campeonato Brasileiro.
* PROBLEMA é a vaidade. O presidente do Cruzeiro não quer que outro presidente de clube encabece o movimento. O do São Paulo e o do Corinthians, idem. Assim, ninguém toma providência para acabar com essa rotina de manter jogos do Brasileiro quando a Seleção joga. Uma pena. Se não houver união e pressão, a CBF não vai mudar nada. Os clubes vão continuar a ser prejudicados eventualmente.
* E TEM mais. Estamos muito distante de competições oficiais entre seleções. Não era preciso desfalcar nossos principais clubes nesse momento. Ideal é que Dunga aproveitasse para testar jovens valores que poderiam ser aproveitados como titulares se passassem pelos testes impostos pelo treinador. Jogadores como Kaká, Robinho e outros, por sua vez, poderiam ficar de fora até futuros jogos oficiais.
São Paulo venceu Atlético-PR com um golaço de Maycon - Foto: Carlos Chiri - saopaulo.net

São Paulo venceu Atlético-PR com um golaço de Maycon

* O SÃO PAULO voltou a vencer no meio desta semana.Desta vez derrubou o Atlético Paranaense por 1 a 0, dentro do Morumbi, e faturou mais três pontos importantes no segundo turno do Campeonato Brasileiro. O gol foi de Maicon, depois de aproveitar passe na medida de Ganso. Um golaço que consagra qualquer jogador. A partir dele, o São Paulo preocupou-se em tocar a bola e manter o resultado.

* AINDA teve uma chance de ouro que Pato desperdiçou. Ele ficou cara a cara com o goleiro do Furacão e chutou para fora. No segundo tempo o Atlético avançou sua marcação e procurou o gol de empate à qualquer custo. Mas a defesa tricolor segurou bem a pressão e não deu chance para o empate do adversário. No final o placar fez justiça ao melhor trabalho coletivo do São Paulo. O Atlético valorizou.
* DENILSON foi um dos principais jogadores do São Paulo. Durante os noventa minutos só errou um passe. Maicon também fez bem o trabalho que seria de Souza. Na defesa, Antonio Carlos e Paulo Miranda seguraram bem a barra e não deram chance ao ataque inimigo. Ganso passeou pelo meio campo e Michel Bastos teve boa presença. Pato e Alan Kardec foram as decepções do Tricolor.
* IMPORTANTE dizer que o São Paulo jogou sem nove de seus titulares. Esse detalhe só valoriza a vitória tricolor, num momento em que ele precisa dos pontos para tentar se firmar na vice liderança. Muricy, que voltou à ativa, procurou não se exaltar demais. Seu trabalho foi bom, inclusive ao fazer alterações. Agora só faltam onze jogos para o Tricolor encerrar sua participação no campeonato.

Juvenal Juvêncio contraiu muitas dívidas para o São Paulo

Juvenal Juvêncio contraiu muitas dívidas para o São Paulo

* VOCES tem ideia do buraco negro que Juvenal Juvêncio deixou nas finanças do São Paulo? Acho que não, né? Pois fiquem sabendo que o buraco é muito mais fundo do que qualquer sãopaulino poderia esperar. Juvenal gastou muito, fez empréstimos milionários junto aos bancos, deixou de pagar dívidas obrigatórias e entregou o clube a Carlos Miguel Aidar numa situação das mais desesperadoras.

* AIDAR, no começo, procurou ficar quieto. Mas chegou um momento que percebeu que, ou jogava tudo pra cima ou seria acusado no futuro de ter sido um péssimo presidente. Diante disso, afastou Juvenal, criou uma crise mas ficou livre para trabalhar como gosta. Neste momento, cada centavo que entra no clube é para pagar dívidas. Aos poucos o buraco será fechado e o clube voltará as boas.

* ANDRES Sanchez foi eleito pela primeira vez deputado federal por São Paulo. Uma boa vitória, já que ele era inexperiente em campanhas deste tipo. Só que sua meta de 500 mil votos sonhada por Lula e pelo PT, não foi atingida nem de perto. Sanchez teve pouco mais de 150 mil votos, menos, por exemplo, que o palhaço Tiririca, que jamais presidiu um clube como o prestigio e fama de um Corinthians.
* DE QUALQUER forma, foi bom para Sanchez conseguir sua eleição.Assim ele muda o foco, deixa São Paulo e o Corinthians por algum tempo e já não vai participar mais com tanta assiduidade da administração corintiana. Mário Gobbi, por consequência, fica mais aliviado e com muito menos pressão. Na Câmara, Sanchez estará à vontade, pois conhece muito bem os bastidores sujos da política.

Romário: carisma e trabalho reconhecido na Câmara Federal

Romário: carisma e trabalho reconhecido na Câmara Federal

* ROMARIO, por sua vez, fez bonito. Ganhou uma vaga no Senado de goleada. Mais de quatro milhões de votos. Não sei o que ele vai fazer lá, mas ele foi eleito e mostrou ter um prestígio imenso fora do futebol. Se tiver boa assessoria, pode até fazer mais do que fez como deputado (nesta função fez pouca coisa de importante). Torço para que ele atinja seus objetivos e faça coisas boas como senador.

* MARCELINHO Carioca, apoiado em seu prestígio junto a Fiel também tentou ser eleito deputado. Não conseguiu. Eu tenho uma explicação para isso. Marcelinho não é autêntico. Além disso, na sua vida particular, não demonstra tem um caráter digno de elogios. Ao contrário. É conhecido no mundo da bola como de não cumprir acordos, de dar rasteiras em quem não merece e assim por diante. O povão lhe deu a resposta nas urnas.
Palmeiras correu muito contra um enfraquecido e desmoralizado Botafogo

Palmeiras correu muito contra um enfraquecido e desmoralizado Botafogo

* O PALMEIRAS também fez sua parte. Em jogo disputado lá no Rio, contra o Botafogo, o time de Dorival Junior ganhou mais três pontos e ficou ainda mais distante da zona de rebaixamento. Aliás, pelo que produziu nessa partida, o Verdão mostrou que tem futebol para fugir da degola e até de conseguir posição mais adequada no Brasileirão. O time jogou com vontade e mostrou muita consistência.

* VALDIVIA foi mais uma vez o principal jogador do time. Foi dele o passe medido que permitiu ao matador Henrique fazer o gol da partida. Henrique que, com mais esse gol, igualou o boliviano Moreno na artilharia do campeonato (treze gols cada um). Prass voltou ao gol palmeirense em grande estilo. Jogou bem e foi prioritário para o Palmeiras chegar a vitória. Vitória difícil mas justa do aplicado Palmeiras.
* DETALHE. Com a derrota diante do Palmeiras, o Botafogo se isolou na última colocação do campeonato. Sua situação é extremamente delicada. Não só pela fragilidade do time, mas também pela falta de competência administrativa. Pelo andar da carruagem, o Bota é um dos times mais ameaçados pelo rebaixamento. Só um milagre o salva desse vexame. Eu já o considero na série B da competição.
* ATENÇÃO para os jogos deste final de semana pela série A do Brasileirão. No sábado, Botafogo x Corinthians, Goiás x Coritiba e Palmeiras x Grêmio. No domingo, Flamengo x Cruzeiro, Atlético MG x São Paulo, Bahia x Chapecoense, Internacional x Fluminense, Sport x Vitória, Atlético Paranaense x Figueirense e Criciúma x Santos. Jogos que comporão a vigésima oitava rodada do Brasileirão 2014.
* NO SABADO o Corinthians entra em campo como franco favorito, mesmo fora de casa. O Botafogo é o último colocado e atravessa uma crise sem precedentes. Não há nenhuma chance do time carioca surpreender o Corinthians. O Goiás, em casa, é favorito diante do Coritiba e o Palmeiras tem jogo muito difícil diante do Grêmio que está em fase de ascensão. Jogo sem favorito. Será no Pacaembu.
* O FLAMENGO tem tido altos e baixos neste campeonato. Mas em casa, ao lado de sua torcida, pode surpreender o Cruzeiro. Ainda assim, indicamos o time mineiro como provável vencedor deste jogo. O Atlético Mineiro não é o mesmo dos tempos de Cuca. Está oscilando. Mas em casa, será adversário dificílimo para o São Paulo, que estará desfalcado de pelo menos oito titulares. Tudo pode acontecer.
* O BAHIA em casa tem tudo para derrotar o Chapecoense que está nas ultimas colocações do campeonato. O Inter também tem tudo para derrubar o Fluminense, com todo o respeito que o Tricolor carioca pode merecer. Se fosse apostar, cravaria Inter. Sem medo de errar. O Sport faz jogo igual contra o Vitória. Mas em casa, time pernambucano costuma jogar bem. Está mais perto da vitória.
* O Atlético Paranaense vem de duas derrotas. Tem obrigação de vencer o Figueirense em casa, ou pode complicar sua vida em relação ao rebaixamento. Acho que o Atlético vence. Já o Criciúma recebe o Santos com necessidade de vitória. Única vantagem do Criciúma é jogar em casa. No mais, o Santos é bem superior. Por isso não me surpreenderia se o time da Vila ficasse com os três pontos do jogo.

Mário Gobbi não vai acertar renovação de Mano Menezes

Mário Gobbi não vai acertar renovação de Mano Menezes

* MARIO GOBBI, presidente do Corinthians, deixou claro. Ele não vai renovar o contrato de Mano Menezes no início do ano que vem. É que em fevereiro serão realizadas as eleições no clube e Gobbi não quer impor ao novo presidente um técnico como Mano. Prefere deixar o caminho livre para que o presidente eleito tome as providências que quiser e possa contratar o técnico de seus sonhos. É isso aí.

* FIQUEI assustado mais uma vez quando soube que um dos financiadores que mais doou dinheiro para a campanha de Andres Sanchez, foi o diretor e dono da Kalunga, Paulo Garcia. Isso demonstra que a ligação entre Paulo e Sanchez é bem mais estreita do que eu imaginava. Lamento. E lamento profundamente. Paulo jamais poderia ser unir a Sanchez. Ao fazê-lo, ele certamente ficará contaminado.
* DIANTE disso já não sou tão favorável a eleição de Paulo Garcia para presidente do Corinthians. Exceto se ele vier a público e disser que não tem nenhuma intenção de manter Sanchez por perto enquanto for presidente (isso, se for eleito). Por que se for administrar com Sanchez a seu lado vai dar confusão. Sanchez é falso, mentiroso e fanfarrão. Não dá para trabalhar com ele ao lado.
* E O JOSÉ Maria Marin, hein? Quando é que esse dinossauro vai deixar o futebol? Ou pelo menos vai deixar a presidência da CBF? Tudo que ele faz é errado e contra o futebol. Marin não toma uma só atitude que mereça aplausos ou elogios. é um zero a esquerda como administrador. Ideal é que voltasse prá casa e ficasse bem longe do futebol. Nunca vi dirigente tão despreparado quando ele.
A PORTUGUESA de Desportos está cada vez mais próxima da série C do Campeonato Brasileiro. Na última rodada da série B ela perdeu para o Vasco e firmou-se como o clube que menos pontos ganhou no campeonato até agora. Tem 21 pontos, enquanto a Ponte, que é a líder, tem 53. Os quatro últimos colocados são América RN (29), Icasa (28), Vila Nova (23) e Portuguesa de Desportos (21).
Ponte Preta tem 91% de chances de garantir o acesso, num trabalho brilhante do técnico Guto Ferreira - Foto: Rodrigo Villalba - AFI

Ponte Preta tem 91% de chances de garantir o acesso, num trabalho brilhante do técnico Guto Ferreira

* JÁ NA ponta da tabela estão Ponte Preta, líder isolada, com 53 pontos ganhos. O Vasco cresceu nas mãos de Joel Santana e já chegou aos 51. O Avaí mantém sua boa participação e tem 49, enquanto o Joinville mantém-se firme no G4 com 48. O Ceará é a única ameaça a esses quatro melhores times da série B. Time cearense tem 47 pontos e está muito perto de assumir uma vaga no G4 à curto prazo.

* NESTE final de semana o campeonato prossegue com os seguintes jogos. Nesta sexta feira, Oeste x Atlético Goianiense, Vasco da Gama x Boa Esporte, Ceará x Bragantino e Vila Nova x Joinville. No sábado, Ponte Preta x Santa Cruz, Náutico x ABC, América MG x Portuguesa de Desportos, América RN x Sampaio Correia, Luverdense x Paraná e Avaí x Icasa. A Ponte é favorito diante do Santa.
* CONFESSO que não botava muita fé no técnico Joel Santana. Afinal, ele estava afastado há algum tempo e me parecia superado. Mas, na base de sua famosa prancheta e de muito incentivo, ele tem conseguido manter seu time entre os primeiros colocados e, neste final de semana, pode até assumir a liderança, se vencer o Boa Esporte e a Ponte Preta tropeçar no Santa Cruz. Será que acontece?
* QUANTO aos quatro clubes que em minha opinião voltarão a disputar a Série A no ano que vem, diria que estão entre esses cinco clubes: Ponte, Vasco, Avaí, Joinville e Ceará. Os demais não tem nenhuma chance de chegar lá até porque faltam apenas dez rodadas para o final do campeonato. Os cinco tem chances de ganhar o título, mas aposto que será a Ponte quem vai levantar o troféu.
* AO FIRMAR contrato com a WTorres o Palmeiras deu um passo gigantesco rumo à sua modernidade. A Construtora foi responsável pela construção da Arena, uma das mais bonitas e modernas do mundo. Além disso, firmou contrato com a AEG, empresa multinacional, que vai gerir a Arena para o Palmeiras e poderá trazer muito dinheiro para os cofres do clube não só com o futebol mas com shows.
* PARA que vocês tenham uma ideia da grandiosidade desta empresa, lembramos que ela é uma das principais do mundo na área de esporte e entretenimento. Administra nada menos do que cento e vinte arenas em todo o mundo. É acionista de grandes clubes como o Los Angeles Lakers (gigante do basquete americano), Los Angeles Kings e Los Angeles Galaxy, só para citar alguns de seus parceiros.
* TAMBEM promove ciclismo. O Tour da Califórnia é promoção sua. Em shows é considerada a segunda maior do mundo e tem sob contrato artistas como Paul MacCartney, Rollings Stones, Byoncé e Bon Jovi, entre outros. No marketing é outra potência e trabalha não só para arruma Naming Rights para Arenas, como também cuida de direitos autorais e da área de propaganda e divulgação de eventos.
* SUA SUBSIDIÁRIA, a AXS vende ingressos, cuida de catracas e assim por diante. No Brasil já tem sob contrato a Arena de Pernambuco, a Arena da Baixada, no Paraná e a Allianz Arena, que pertence ao Palmeiras e foi construida pela WTorres. Ou seja. A Arena palmeirense é administrada por empresas do mais alto nível. Em razão disso, deve ganhar muito dinheiro depois que ela for inaugurada.
* POR ESSE aspecto o Palmeiras foi mais competente do que o Corinthians. Logo de cara entregou a construção de sua Arena e tudo o que corre paralelo a ela, a empresas mundialmente conhecidas. O Corinthians fez acordo com a Oderbrech, que só pensa em si mesma e até agora não tem uma empresa que cuide de eventos, venda de ingressos, de publicidade e do naming rights de seu estádio.
Andres Sanchez: agora deputado federal pelo PT

Andres Sanchez: agora deputado federal pelo PT

* COM BASE nessa comparação chegamos à conclusão de que a diretoria palmeirense hoje presidida por Paulo Nobre, foi muito mais competente na escolha de seus parceiros e na definição de quem vai tomar conta de sua Arena. O Corinthians, ao contrário, errou em quase tudo e no momento sofre as consequências da incompetência de seus dirigentes, em especial de seu ex-presidente o Andres Sanchez.

*EXATAMENTE por isso há um forte movimento dentro do Parque São Jorge para tirar o comando do Corinthians das mãos de aproveitadores com Sanchez e seu grupo. Há possibilidade de que corintianos bem sucedidos e intencionados, formem uma chapa e concorram à presidência do clube nas próximas eleições. Se ganharem, vão reformar e modernizar o clube e colocá-lo de volta no lugar que merece.
* SITUAÇÃO dos grandes clubes brasileiros não é nada boa. Boa parte deles está com sua folha de pagamento atrasada, o que, no passado, não era tão fácil de acontecer. Na lista dos clubes que confirmam esse atraso estão São Paulo,Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Santos, Bahia, Botafogo e Coritiba. No caso do São Paulo, culpa total do ex-presidente, o incompetente Juvenal Juvêncio.
* EM COMPENSAÇÃO há clubes que mantém suas folhas de pagamento em dia. Vamos a lista: Internacional, Sport, Goiás, Figueirense, Atlético Paranaense, Flamengo, Palmeiras, Chapecoense, Vitória e Criciúma. Bom lembrar que, desde que assumiu o comando do clube, Paulo Nobre põe até dinheiro do próprio bolso mas não deixa que os salários fiquem atrasados. Pelo menos nisso, ele está certo.
Brunoro está em apuros no Palmeiras

Brunoro está em apuros no Palmeiras

* CARLOS Brunoro não vai continuar no Palmeiras em 2015. Seu contrato não será renovado. Uma atitude correta, já que o conhecido dirigente está no clube há bastante tempo e, até agora, pouco fez de positivo. Não montou um bom elenco, não trouxe patrocinadores e não organizou o departamento de futebol profissional como devia. Em resumo: fez quase nada e não merece continuar no cargo.

* ROGÉRIO Ceni é outro que pára em 2015. Ele reconhece que a idade chegou e não tem mais condições de manter-se em alto nível. Assim, ao chegar dezembro, ele se despede dos amigos e vai para casa. O São Paulo vai sentir muita falta dele. Denis é um bom goleiro, mas está longe de ser um Rogério Ceni. Acho até que, com o passar do tempo, o clube vai contratar um outro goleiro para ser titular.