Treinadores de Grife. Seis bons exemplos no Brasil e outros se preparando
Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho, Felipão, Tite, Mano Menezes e Osvaldo de Oliveira
No mercado de treinador de futebol também existem aqueles que são de grife. Na Europa, para um profissional do setor treinar uma equipe, precisa de pelo menos vários cursos básico
Normalmente o ser humano prefere ter uma roupa, um carro, um relógio, uma bolsa, uma caneta ou qualquer outro objeto que possua uma marca valorizada no mundo, uma marca de grife. Uma roupa Lacoste, um carro Mercedez, um rológio Rolex, uma bolsa Prada, uma caneta Mont Blanc, dão status à pessoa. Nem todos pensam assim, existem exceções.
No mercado de treinador de futebol também existem aqueles que são de grife. Na Europa, para um profissional do setor treinar uma equipe, ele precisa de pelo menos fazer e ser aprovado em 3 cursos de longa duração: o básico, o avançado e o profissional. No Brasil, um jogador que pendura as chuteiras, poderá ser lançado como treinador. Poucos obtém êxito.
Os treinadores de grife que atuam no Brasil, têm mais de 50 anos e mais de 10 anos de experiência na carreira. Luxemburgo, Muricy, Tite, Felipão, Abelão e Oswaldo de Oliveira são os mais desejados. O dirigente de um clube que tem um deles fica em paz com a torcida e a imprensa, porque o treinador aguenta a pressão, por maior que ela seja, e tem recursos de sobra para sair de situações difíceis.
Mano Menezes e Marcelo Oliveira estão na fila, para em um futuro próximo estarem entre os vips. Antes de treinar um grande do nosso futebol, o treinador necessita de pelo menos aqueles 10 anos de experiência em times pequenos e médios. Vivenciar sucessos e fracassos dão ao treinador uma bagagem enorme para que ele enfrente o inesperado do dia a dia. Só o tempo consegue isso.
Ney Franco é um bom treinador, sabe trabalhar com a base, hoje muito importante no nosso futebol, mas chegou muito cedo ao São Paulo e ao Flamengo e não deu conta do recado. Se ele continuar com um bom potencial de desenvolvimento , poderá alcançara o ápice. O que ajuda, e muito , levar o treinador a se tornar de grife é que ele tenha uma mentalidade vencedora.
Os 6 citados como treinadores de grife, já foram muitas vezes campeões. O caminho é longo e árduo mas não ficar desempregado e ganhar pelo menos 500 mil reais mensais compensa.
“Podem me chamar de O ÚNICO” – Frase de José Mourinho no livro “Pensar com os pés”.





































































































































