Treinador ou técnico?
Treinador ou técnico?
Belém, PA, 27 (AFI) – Você que pega um apito e vai para o meio do campo dar treinamento de futebol, se considera Treinador ou Técnico?.
Se formos seguir o pé da letra no dicionário está especificado assim:
Técnico: Indivíduo que aplica determinada técnica, especialista e perito.
Treinador: Profissional que treina ou adestra, que dirige ou orienta o treino.
Na análise das duas profissões ( no dicionário ) dá para perceber que o técnico tem mais conteúdo, mostra ser especialista e a razão apontaria para ser esse o profissional adequado para a função.
O treinador poderia ser um auxiliar do técnico, pois ele ministraria o treinamento ou o adestramento como está colocado no dicionário da palavra.
Nós que conhecemos um pouco de futebol sabemos que a coisa não é bem assim, que formação nem o Dunga têm e isso não o diminui como um treinador competente, mesmo eu ainda achando que para treinar a seleção não precisa ser gênio, basta ser disciplinador.
Ouvi o Mano Menezes, hoje uma referência no futebol dizer na TV Gazeta no Domingo que ele é treinador e não técnico. Será que ele está ligando para o que o dicionário diz?
Para muitos as duas funções ou nomenclaturas tem uma básica diferença: Uma é mais elegante e a outra soa como desprezo.
Para o jogador de futebol é tudo igual, já que todos são chamados de professores mesmo! Só que ai, na realidade o Professor precisa ser o técnico e não os treinadores concordam?
Uma discussão interessante poderia ser feita na hora de trabalhar com garotos de categorias de base. Para a formação de futuros profissionais se levarem ao pé da letra, sem dúvida o técnico é bem mais aconselhável.
Sabemos que de teoria o mundo está cheio, que na a prática a experiência adquirida vale mais, mesmo sendo aplicado sem saber qual o motivo do benefício e de maus resultados na aplicação de suas técnicas.
O que difere um treinador de um técnico?
O Técnico estudou, viu um mundo global ligado aquele esporte e não só no treinamento, como: Análise tática, física, psicológica e técnica. Assim oficialmente ele pode ser chamado de técnico.
Já o treinador é aquele mestre de obras que construiu uma cidade que não vê na parte prática qualquer dificuldade para fazer uma massa de cimento que leva sempre os mesmos materiais.
Hoje no mercado um não custa mais do que o outro, o que custa mais é o resultado alcançado, o Marketing que está por traz, o padrinho e claro o custo e valor agregado.
Essa discussão pode realmente não levar a lugar nem um, porém espero aqui ter colaborado para no mínimo mostrar a diferença entre os dois e até ter ajudado os colegas de imprensa na hora de uma entrevista ou anunciar um treinador que na realidade é técnico, pelo menos, no dicionário Português.
Amigos, na realidade se forem pesar na balança, para os nossos dirigentes, entre o Técnico e o Treinador o melhor é aquele que ganha títulos! Ou não?
Vamos fazer o seguinte, colaborem com esse pobre colunista deste rico site, me mandei uma relação de técnicos e treinadores da série A.
Por sinal, a interatividade com os leitores através do e-mail está muito interessante, tenho respondido para todos e os amigos que não falava há muito tempo espalhados pelo mundo, andam nligado e colaborado também. Obrigado a todos.
Um abraço.






































































































































