Trabalho do executivo no Atlético-MG rende fruto com europeu

"O início foi muito importante, pois foi através desses trabalhos nos clubes do Interior que as portas se abriram"

O direto executivo do Atlético-MG Júnior Chávare com seu trabalho no Galo está criando possibilidades negocios com grupo europeu

Junior Chavare diretor executivo do Galo
Junior Chavare diretor executivo do Galo. (Foto: Divulgação/ Atlético-MG

Belo Horizonte, MG, 5 (AFI) – O Brasil continua sendo um dos países que mais revela atletas de futebol e que mais exporta para o mundo todo, jovens com 16 e 17 anos já brilham em seus clubes no futebol brasileiro e começam a chamar atenção de clubes gigantes do futebol mundial.

Um dos maiores reveladores de jovens atleta é Júnior Chávare que tem uma lista imensa de jogadores que passou por ele e vem brilhando na Seleção Brasileira e na Europa e o mais o mais recente é o jovem Sávio de apenas 17 anos atacante do Atlético-MG que está sendo negociado com Grupo City, para atuar na Europa

Junior Chavare diretor executivo do Galo
Júnior Chávare diretor executivo do Galo. (Foto: Divulgação/ Atlético-MG

MAIS DE 20 ANOS NO RAMO

Com mais de 20 anos de experiência no mercado da bola, Júnior Chávare que há pouco tempo esteve no Bahia como gerente de futebol profissional e responsável pelo setor de análise e desempenho que envolvia a formação de atletas da base e time de transição sub 23, foi campeão da Copa do Nordeste de 2021, mas ficou apenas 09 meses no clube.

Mas o trabalho de Junior Chavare teve início no Rio Branco, de Americana, cidade natal do profissional  onde realizou grande trabalho na base sub 15, 17 e sub 20. Depois foi para a Inter de Limeira e montou time em 45 dias utilizando sua metodologia. Os resultados apareceram rapidamente e o sub-20 se tornou campeão paulista.

Uma coisa que o profissional já fazia há anos que era banco de dados de jogadores, já na Internacional de Limeira foi usado a política de pegar atletas jovens que estavam sendo dispensados dos grandes clubes e novamente outro grande trabalho, pois a base montada foi promovida para equipe profissional e acesso à Elite do Paulistão de 2004.

GRANDES TRABALHOS NO INTERIOR

Com grande trabalho realizado em clubes do interior abriu portas para Júnior Chávare que foi trabalhar na Itália, na Juventus foi  Consultor Independente e representante do clube na América Latina  durante 03 anos, voltou ao Brasil e foi coordenador da base da Ponte Preta em 2009 e no mesmo ano voltou a Juventus como Manager durante uma temporada, voltou novamente ao Brasil. foi Consultor Independente de 2011 a 2012, mas em 2013 veio convite do Grêmio e ali começou a grande visibilidade do seu trabalho.

“O início foi muito importante, pois foi através desses trabalhos nos clubes do Interior que as portas se abriram e eu sou muito grato ao Rio Branco, Inter de Limeira e Ponte Preta que me deram as oportunidades e no Grêmio a visibilidade foi maior com trabalho muito pesado que precisava de jogadores rapidamente”, disse executivo.

PERIODO NO GRÊMIO

No Grêmio o primeiro trabalho do executivo em um clube gigante no Brasil e na oportunidade o time gaúcho passava por um momento deficiente no que se refere às categorias de base e foi aí que Junior Chavare iniciou projeto no sub 13 que eram os atletas que estavam subindo, mas a curto prazo trabalhos de capacitação de jogadores.

“Iniciamos na época um projeto no sub 13, mas a curto prazo o trabalho de capacitação de jogadores veio Aléx Telles, Ramiro, Luan e Walace no primeiro ano, já no segundo ano  veio o Cebolinha, Pepê e Ferreira, o projeto começou  em 2013 e o time base da Copa do Brasil de 2016 que Grêmio foi campeão”, disse Junior Chavare.

JOGADORES QUE PASSARAM COM O EXECUTIVO

No elenco atual do Grêmio, Ferreirinha, Elias Manoel, Sarará e Gabriel Silva, são alguns nomes da base que passaram nas mão de Junior Chavare, após sua saída do time gaúcho o executivo foi contratado pelo São Paulo e novamente outro grande trabalho sendo responsável por lançar Brenner, Antony (Seleção Brasileira), Rodrigo Nestor, David Neres, Eder Militão (Seleção Brasileira), entre outros.

Já no Atlético Mineiro em quase 02 anos de trabalho o executivo  transformou as categorias de base do clube e obteve grandes resultados, além do título  Brasileiro Sub 20 inédito ele foi campeão estadual sub-14, sub-15 e sub-20, além de chegar à semifinal das Copas do Brasil sub-17 e sub-20, e foi através de Júnior Chávare que foi criado o time de transição com atletas até 23 anos e o clube acabou revelando vários atletas.

Pelo menos 12 deles chegaram a ser convocados para Seleção Brasileira em suas categorias  e entre eles está o atacante Sávio de apenas 17 anos chegou a ser convocado para Seleção Brasileira sub 15 e 17 e está sendo negociado com Grupo City que pode render aos cofre do Galo 75 milhões de reais.

Confira também: