Toyota não exibirá anúncio com tema olímpico na TV japonesa durante os Jogos

Toyota Motor Corp. assinou como patrocinador olímpico mundial em 2015, em um acordo de oito anos supostamente no valor de quase US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,1 bilhões)

Extraordinária decisão da maior montadora do país destaca o momento de polarização pelo qual passam os Jogos no Japão

juan nagata
Jun Nagata, diretor de comunicação. (Foto: Divulgação)

Campinas, SP, 19 (AFI) – A Toyota não exibirá nenhum anúncio com tema olímpico na televisão japonesa durante os Jogos de Tóquio, apesar de ser uma das principais patrocinadores corporativas do Comitê Olímpico Internacional. A extraordinária decisão da maior montadora do país destaca o momento de polarização pelo qual passam os Jogos no Japão, à medida que as infecções por covid-19 aumentam antes da cerimônia de abertura na sexta-feira.

“Existem muitos problemas com esses Jogos que estão se mostrando difíceis de serem entendidos”, disse o diretor de comunicações da Toyota, Jun Nagata, em entrevista coletiva nesta segunda-feira. O presidente-executivo Akio Toyoda, neto do fundador da empresa, não estará na cerimônia de abertura, apesar de cerca de 200 atletas participantes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos sejam afiliados à Toyota, incluindo o nadador

Takeshi Kawamoto e o jogador de softball Miu Goto. Nagata disse que a empresa continuará apoiando seus atletas.

VALORIZAÇÃO?

Ser um patrocinador corporativo da Olimpíada geralmente envolve usar os Jogos como plataforma para valorizar a marca. Mas estar ligado à competição em época pandêmica pode ser visto por alguns como um potencial problema de marketing.

A Toyota Motor Corp. assinou como patrocinador olímpico mundial em 2015, em um acordo de oito anos supostamente no valor de quase US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,1 bilhões), tornando-se a primeira empresa de automóveis a aderir ao programa de marketing de alto nível do COI.

A Olimpíada de Tóquio, atrasada por um ano por causa da pandemia, segue em frente, apesar da capital japonesa estar em estado de emergência. Pesquisas de opinião pública refletem a preocupação generalizada entre os japoneses sobre o fato de 11 mil atletas olímpicos entrarem no país durante uma pandemia.

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