Tocantins: Palmas empata com Araguaína e levanta a taça

final 0002 200Araguaína, TO, 01 (AFI) – Com um gol aos 31 do segundo tempo assinalado pelo meia Valdo, o Palmas empatou com o Araguaína por 1 a 1, no Estádio Gauchão, em Araguaína, neste domingo à tarde, e faturou o quinto título de sua história do Campeonato Tocantinente. A última conquista tinha sido em 2004, justamente diante do mesmo adversário.

O Palmas ficou com o título, pois havia vencido por 1 a 0 o jogo de ida no Estádio Nilton Santos, na capital, semana passada. Cerca de 500 torcedores do Palmas viajaram 400 quilômetros até Araguaína para prestigiar a equipe e comemorar a brilhante conquista.

O gol do Araguaína foi marcado pelo lateral-esquerdo Leandro César, aos 34 do primeiro tempo.

Jogo
Na etapa inicial, a equipe da casa, contando com mais de cinco mil
torcedores incentivando o Tourão do Norte em busca da vitória, teve domínio total dos primeiros 45 minutos. Enquanto isso, o Palmas, que jogava pelo empate, atuava apenas na base dos contra-ataques, mas não criou nenhuma jogada de perigo.

Em compensação, o Araguaína perdeu várias chances. Mas o lance mais perigoso aconteceu aos 30 minutos, quando o meia Clayff, do Araguaína, entrou na área e bateu para o gol, a bola tocou na zaga e no rebote Clayff jogou por cima do travessão.

final 0001 200Não demorou muito, o Tourão do Norte abriu o placar com o lateral-esquerdo Leandro César. Rogério foi à linha de fundo e cruzou rasteiro, Leandro César, sozinho na pequena área só empurrou para as redes.

Aos 40, o zagueiro Adson (Araguaína) e o atacante Gil Bala (Palmas) trocaram tapas na frente do juiz Adriano de Carvalho e ambos foram embora mais cedo para os vestiários.

Segundo Tempo
Em uma mudança radical de atitude dos jogadores do Palmas, a equipe cresceu em campo e em menos de dez minutos já havia perdido três chances reais para empatar. A primeira a 1 minuto, o volante Alysson cobrou falta e o goleiro Anderson salvou.

Aos 7, o volante Mezaque, melhor jogador em campo, recebeu passe de Gilmar na área e chutou no travessão, no rebote, o atacante Joãozinho bateu sobre o gol. Aos 10, o meia Valdo cobrou falta e bola passou rente ao travessão.

Aos 22, em jogada de contra-ataque o meia Clayff poderia ter definido a partida, mas chutou para fora. Dois minutos depois novo ataque do Araguaína, o meia-atacante Gibi chutou de fora da área e quase marcou.

final 0003 200Aos 26, o Palmas teve a chance do empate, Joãozinho recebeu livre na área, tentou driblar o goleiro Anderson que salvou a jogada. Aos 30, o atacante Gabriel que entrou no lugar do volante Rodolpho emprestado do Goiás ao Palmas, chutou da entrada da área e o goleiro Anderson fez excelente defesa mandando a bola para escanteio.

De tanto insistir, o Palmas chegou ao empate. Aos 31 minutos, Valdo recebeu a bola na pequena área foi carregando e bateu forte à meia altura. A bola entrou no ângulo direito do goleiro Anderson. Festa da torcida Tricolor.

No desespero, o Araguaína ainda tentou empate, aso33, e goleiro Leandro Lopes fez grande defesa salvando a equipe da Capital. Depois disso, o Palmas truncou a partida que foi até 50 minutos. Mas com uma excelente arbitragem de Adriano de Carvalho e seus assistentes Edílson Frazão e Francisco Cassimiro.

Fim de jogo. Festa da torcida e dos jogadores do Palmas no Estádio Gauchão, que recebeu pela última vez uma partida oficial do Campeonato Tocantinense, já que em outubro a cidade de Araguaína receberá um novo estádio com capacidade para 20 mil
torcedores.

Ficha Técnica

Araguaína 1 x 1 Palmas

Local: Estádio Gauchão, em Araguaína (TO)
Árbitro: Adriano de Carvalho
Cartões Amarelos: Leandro César e Marraquete (Araguaína); Gil Bala, Alysson, China, Sandro Maranhão e Joãozinho (Palmas)
Cartões Vermelhos: Adson (Araguaína); Gil Bala (Palmas)
Gols: Leandro César aos 34’/1T (Araguaína); Valdo aos 31 ‘/2T (Palmas)

Araguaína
Anderson; Adson, Marraquete, Rogério (Paulão) e Leandro
César; Adenísio, Fernando, Clayff e Ismael (Thássio); Wagner (Gibi) e Ivo.
Técnico: Sérgio Belfort.

Palmas
Leandro Lopes; Gilmar, Moacri, China e Ronaldo; Mezaque,
Alysson (Sandro Maranhão), Rodolpho (Gabriel) e Valdo; Gil Bala e
Joãozinho.
Técnico: Roberto Oliveira.