TJD-SP divulga despacho e garante Penapolense nas quartas do Paulistão

A denúncia sobre a escalação irregular de Matheus Índio surgiu na noite de quarta-feira

0002048172491 img

Campinas, SP, 28 (AFI) – O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP), Mauro Marcelo de Lima e Silva, divulgou um despacho, confirmando que o Penapolense será julgado pela escalação irregular do meia Matheus Índio. O documento, porém, também serviu para tranqüilizar os dirigentes do CAP, já que, caso seja punido, o time perderá apenas três pontos (Veja o despacho em Galeria de Fotos).

0002048172491 img

“CONSIDERANDO que mesmo sendo julgado culpado, o clube, pela escalação do jogador, perderia no máximo três pontos de seu ativo, de acordo com o artigo 214 do CBJD, fato este que não interferiria na classificação do CA.Penapolense, no Campeonato Paulista e via de consequência não impediria a continuidade do mesmo”, diz o despacho.

A denúncia sobre a escalação irregular de Matheus Índio surgiu na noite de quarta-feira. Logo após a vitória nos pênaltis do CAP sobre o São Paulo, o presidente do Linense, José Hugo Moreira, alegou que já havia encaminhado a denúncia para a Federação Paulista de Futebol (FPF) e tomaria as medidas cabíveis para voltar à disputa. O Linense ficou fora da fase de mata-mata com o terceiro lugar no Grupo A, atrás de São Paulo e Penapolense

“Amanhã (quinta) vamos tomar pé do que aconteceu realmente. Não queremos causar nenhuma confusão no campeonato, nenhum tapetão. Se é que o Linense tem algum direito, vamos correr atrás”, disse o cartola à Rádio Estadão.

A alegação contra o Penapolense é de que Índio estava inscrito em times diferentes na CBF e na FPF quando atuou contra o Ituano e Corinthians, impossibilitando-o de jogar. No ano passado, ele pediu a rescisão de seu contrato com o Vasco por falta de pagamento. Caso o time seja punido pelas duas escalações, o Linense passa à frente na classificação geral de grupos.

Como a comunicação do despacho foi realizada, resta saber quando a Procuradoria do TJD agendará o julgamento para o caso. Mesmo se for considerado culpado, o Penapolense cairia para 16 pontos na primeira fase e, ainda assim, se manteria à frente do Linense, que também teve 16 pontos, mas uma vitória a menos: 6 a 5.