TJD da A2: Sobrou até para gandula; Ribeiro pega gancho
Campinas, SP, 12 (AFI) – O Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol voltou com tudo após o carnaval. Na última segunda-feira, as expulsões e os fatos relevantes da segunda, terceira e quarta rodadas foram julgados no pleno do TJD. Doze decisões foram tomadas e sobrou até para o gandula José Carlos de Carvalho, do Taquaritinga.
Na vitória do Taquaritinga sobre o Comercial, por 4 a 1, pela terceira rodada, José Carlos foi acusado de manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra árbitro ou auxiliar em razão de suas atribuições ou ameaça-los. Enquadrado no artigo 188, ele pegou 30 dias de gancho – a pena poderia ir até 180 dias.
Segunda rodada
A segunda rodada teve apenas uma expulsão: o volante Ricardo Alves, do Rio Branco. Julgado no artigo 255 – praticar ato de hostilidade contra adversário -, Alves pegou apenas um jogo de suspensão e, como já cumpriu, no empate sem gols com o São Bento, na terceira rodada, segue à disposição do técnico Roberto Fonseca.
O técnico do Olímpia, Candinho Farias, acusado de ofensas na vitória da sua equipe, sobre o Oeste, por 2 a 1, foi absolvido. Aos 44 minutos daquela partida, Candinho gesticulou acintosamente após a marcação de uma falta e disse ao árbitro Luiz Flávio de Oliveira: “Tá de sacanagem, pô. Se fosse nosso, você expulsaria”.
Terceira rodada
Na terceira rodada, foram mais três expulsões e mais uma reclamação de treinador contra a arbitragem. A derrota do Bandeirante para o Catanduvense, por 1 a 0, com um gol aos 44 minutos do segundo tempo, irritou Márcio Ribeiro. Após o apito final, ele se direcionou ao árbitro Paulo Roberto Ferreira e esbravejou: “Você acabou com o nosso trabalho da semana inteira”. A reclamação custou ao comandante do BEC 30 dias de suspensão, a partir da data julgada.
Ainda na derrota para o Catanduvense, o atacante Carlão foi expulso após chutar o goleiro Leandro Bahia, já caído no chão, após praticar uma defesa, aos 44 minutos do segundo tempo. A atitude foi definida como praticar jogada violente, com suspensão de duas a seis partidas. Carlão deu sorte e pegou a pena mínima. Mesmo já tendo cumprido uma partida, fica de fora do confronto contra o XV de Jaú, nesta quarta, pela sexta rodada.
O zagueiro do São José, Alex Alves, que “reclamou por gestos ou palavras, contra as decisões da arbitragem” (artigo 251), na derrota para o Atlético Sorocaba, por 4 a 1, pegou apenas um jogo de suspensão pela expulsão.
Quarta rodada
Já fora do São José, o atacante Digão foi punido por três partidas por ser expulso ao praticar jogada violenta (artigo 254) na vitória da Águia sobre o Botafogo, por 2 a 1, no Vale do Paraíba. Na mesma partida, o volante Hernandes recebeu o segundo cartão amarelo ao parar um contra-ataque e também foi expulso. Dessa forma, pegou apenas um jogo de pena.
Julgados no artigo 255, o zagueiro Robson, do América, e o lateral-direito Marcelinho, do Bandeirante, foram suspensos por apenas uma rodada e, como já cumpriram a pena, seguem à disposição de seus treinadores. O meia Val Baiano, da Portuguesa Santista, também pegou um jogo de suspensão, pela expulsão na derrota para o Mogi Mirim, por 2 a 1, por praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida (artigo 250).
Confira a Ata do TJD no julgamento da 2ª, 3ª e 4ª rodadas Série A2:
14 –À requerimento da parte, adiaram para o dia 18.2.2008, o julgamento do processo 015/08 no qual figura como denunciado a AA.Internacional Limeira.
15 – Suspenderam por 1 partida (art. 255) o atleta do Rio Branco EC. Ricardo Alves Matias. Jogo do dia 23.1.2008.
16 – Absolveram o treinador do Olímpia FC. João Candido Farias.Jogo do dia 23.1.2008.
17 – À requerimento da partida, adiaram para o dia 18.2.2008, o julgamento do processo 25/08 no qual figura como denunciado o atleta do Rio Branco EC.Antonio Carlos de Souza Oliveira.
18 – Suspenderam por 1 partida (art. 251) o atleta do São José EC. Alex Alves de Oliveira. Jogo do dia 27.1.2008.
19 – Suspenderam por 2 partidas (art. 254) o atleta Carlos Henrique de Pedro; suspenderam por 30 dias (art.188 p.final) o treinador Marcio José Ribeiro e Silva, ambos do Bandeirante EC. Jogo do dia 27.1.2008.
20 – Suspenderam por 30 dias o gandula do CA.Taquaritinga, José Carlos de Carvalho (art. 188 p.final).
21 – Suspenderam por 3 partidas (art. 254) o atleta do São José EC. Rodrigo Gomes; suspenderam por 1 partida (art.258) o atleta do Botafogo FC. Hernandes Rogério dos Santos. Jogo do dia 31.1.2008.
22 – Suspenderam por 1 partida (art.255) o atleta do América FC. Robson de Souza Conceição. Jogo do dia 2.2.2008.
23 – À requerimento da parte, adiaram para o dia 18.2.2008, o julgamento do processo 44/08 no qual figura como denunciado o p.físico do Comercial FC. Carlos Marcio Lassali.
24 – Suspenderam por 1 partida (art. 255) o atleta do Bandeirante EC. Marcelo Lanza. Jogo do dia 2.2.2008.
25 – Suspenderam por 1 partida (art.250) o atleta da AA.Portuguesa, Jolival Ribeiro Carneiro. Jogo do dia 2.2.2008.





































































































































