Título da Sul-Americana garante Ponte em 4 torneios internacionais em 2014

Macaca disputaria Pré-Libertadores, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga Bank e a própria Sul-Americana

Praticamente rebaixada no Brasileiro, a Ponte Preta foca seus esforços na conquista da taça da Sul-Americana neste final de ano. Além da conquista ser um feito inédito, o título também garantirá a Macaca em quatro competições internacionais.

0002048134302 img

Campinas, SP, 28 (AFI) – Praticamente rebaixada no Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta foca seus esforços na conquista da taça da Copa Sul-Americana neste final de ano. Além da conquista ser um feito inédito em sua história, o título também garantirá a Macaca em quatro competições internacionais em 2014: Pré-Libertadores, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga Bank e a própria Sul-Americana.

0002048134302 imgFoto: Rodrigo Villalba/Agência FI

Os campeão da Sul-Americana automaticamente garante uma vaga na fase preliminar da Libertadores do ano seguinte. Isso tornaria a Ponte no único time paulista garantido no maior torneio continental das Américas. Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo não se classificaram para o torneio.

No caso da Recopa, o clube alvinegro teria a missão de enfrentar o campeão da Libertadores deste ano, o Atlético-MG. O embate, pelo menos na teoria, coloca em jogo a hegemonia continental e é disputada em dois jogos de ida e volta.

A Copa Suruga Bank é um torneio organizado por um dos patrocinadores da Conmebol. Em uma partida única realizada no Japão, o campeão da Sul-Americana encara o campeão da Copa da Liga Japonesa, que neste ano é o Kashiwa Reysol, dirigido pelo técnico brasileiro Nelsinho Baptista, ex-jogador e técnico da Macaca.

Por fim, a Ponte também se garantirá na próxima edição da Sul-Americana. Assim como ocorreu com o São Paulo neste ano, os campineiros escapariam das fases eliminatórias e entrariam direto nas oitavas-de-final.

Alívio financeiro
A visibilidade das quatro competições internacionais poderiam dar um fôlego financeiro à Ponte. Afinal, com a queda para Série B, o clube veria sua cota de TV de R$ 25 milhões do Brasileirão ser reduzida drasticamente para cerca de R$ 3 milhões.

A classificação histórica da Ponte para a final foi confirmada com o empate contra o São Paulo, por 1 a 1, em Mogi Mirim. No jogo de ida, o time do Interior havia vencido, por 3 a 1, dentro do Morumbi.