Título da Copa do Brasil continua em aberto após vitória magra do Santos na Vila Belmiro

Ficou evidente que o Santos caiu muito de produção, já não consegue render o que rendia semanas atrás e o Palmeiras cresceu de produção, em especial, no que se refere à sua defesa

O Santos venceu por 1 a 0 o Palmeiras na noite de quarta feira, na Vila Belmiro, mas pelo que pudemos constatar nem a vantagem conquistada apelo time de Dorival Junior o credencia

0002050129799 img

O Santos venceu por 1 a 0 o Palmeiras na noite de quarta feira, na Vila Belmiro, mas pelo que pudemos constatar nem a vantagem conquistada apelo time de Dorival Junior o credencia a já comemorar o título da Copa do Brasil. Ao contrário. Ficou evidente que o Santos caiu muito de produção, já não consegue render o que rendia semanas atrás e o Palmeiras cresceu de produção, em especial, no que se refere à sua defesa que me pareceu muito mais firme e bem posicionada.

Gabriel perdeu um pênalti e marcou gol da vitória do Peixe

Gabriel perdeu um pênalti e marcou gol da vitória do Peixe

Como o segundo jogo será na Allianz Arena, campo do Palmeiras, onde certamente mais de 35 mil palmeirenses estarão presentes no dia do segundo jogo (será quarta-feira que vem), as chances desse título ficar com o Verdão é muito grande.

No jogo disputado na Vila, o Santos teve um pouco mais de posse de bola mas não chegou a brilhar como em outras oportunidades. O Palmeiras sobre anular as principais virtudes do adversário e até criou chances para fazer seu gol. Ele não saiu, mas o que se viu durante todo o jogo foi um equilíbrio de forças entre as duas equipes.

Além disso, durante todo esse ano, ficou provado que o Santos não é o mesmo quando joga fora de casa. Tem perdido muitos pontos nos confrontos contra adversários que jogam em casa. Assim, o que antes parecia favorecer totalmente o Peixe nesta disputa pelas finais da Copa do Brasil, deixou de ser favas contadas à favor da equipe praiana.

Ao contrário. O Palmeiras mostrou que pode sim ficar com esse titulo porque, no momento joga tanto quanto o adversário e além disso terá a seu favor campo e torcida. Ao Santos cabe a vantagem de poder empatar por qualquer contagem e o título será seu. Mas não será tão fácil como antes se imaginava. O Palmeiras mostrou força e que está mais vivo do que nunca. Vamos aguardar.

C * U * R * T * A * S

* O SANTOS chutou muito contra o gol de Prass. Mas o goleiro do Palmeiras soube como evitar o gol adversário. Jogou muito e deve ser incluído na lista dos jogadores que mais produziram nesta partida inicial contra o Santos. A defesa verde também mostrou um futebol competente. O ataque foi o setor menos produtivo. Oscilou demais.

0002050129810 img

* DENTRO de seu estilo característico, o Peixe jogou na base da velocidade. Tentou envolver o adversário com toques rápidos e jogadas sempre em função do gol. Houve um pênalti que Gabigol desperdiçou. Ricardo Oliveira não foi nem de longe aquele centro avante rápido e eficiente de outras jornadas. Está em fase de decadência.

* OS DOIS técnicos dentro do que puderam, colaboraram para usar o melhor esquema tático e para explorar as deficiências do adversário. Dorival Junior e Marcelo de Oliveira trabalharam bem. Não houve equívocos. No segundo jogo talvez convenha a Marcelo reforçar mais seu potencial ofensivo. No mais, tudo funcionou muito bem.

* NÃO SEI o que Santos e Palmeiras vão fazer nesse final de semana. Se vão poupar jogadores ou se vão jogar com seus times completos. Ao Palmeiras eu aconselharia poupar titulares. Afinal sua chance de chegar ao G4 já não existe. Mas o Santos ainda briga para ser o quarto colocado e talvez valha à pena jogar com o time titular.

* POUCO mais de quatorze mil torcedores estiveram na Vila. Pouco. Muito pouco para uma decisão de título. Diante disso, volta a tona a ideia do atual presidente santista de construir um outro estádio para o Peixe com capacidade bem maior. Caso contrário, jogo decisivo na Vila vai sempre parecer uma disputa de menor importância.

0002050129802 img

* NESTE final de semana o Palmeiras terá pela frente o Coritiba, na Allianz Arena, no domingo à tarde. O Coritiba luta para não cair. O Verdão não tem muito objetivo porque já está fora da briga pelo G4. Em tese, Marcelo de Oliveira deve poupar alguns titulares e isso pode enfraquecer a equipe verde. Coritiba pode se aproveitar.

* O SANTOS por sua vez vai ao Rio de Janeiro pegar o Vasco que está em situação bastante difícil na tabela de classificação. Time de São Januário precisa da vitória à qualquer custo. E como o Peixe não tem feito bons jogos fora de casa, é possível que o resultado final desta partida favoreça o Vasco. Se acontecer, não será zebra.

* OUTROS jogos que completam a rodada numero 37 do Brasileirão 2015. No sábado jogam São Paulo x Figueirense, no Morumbi. Tricolor atravessa fase muito difícil e não se sabe como seus jogadores vão reagir nesta partida. A goleada de 6 a 1 para o Corinthians ainda pode pesar. É jogo onde não dá para indicar um favorito disparado.

0002050129812 img

* AINDA no sábado jogam Fluminense x Internacional. O Tricolor carioca já não tem possibilidade de cair ou de atingir o G4. Assim vai jogar só para cumprir tabela. O Inter, ao contrário, precisa dos três pontos e tem time para atingir esse objetivo. Diria até que o Colorado gaúcho está mais perto da vitória do que o Tricolor de Fred e cia.

* O AVAI recebe a Ponte Preta. Time catarinense precisa vencer para distanciar-se das últimas colocações. A Macaca entra em campo para confirmar sua boa campanha. Ela não tem chance de entrar no G4 mas sonha em terminar esse campeonato muito bem colocada. Será adversária muito difícil para o Avaí. Pode até vencer o jogo.

* NO DOMINGO o Grêmio recebe o Atlético Mineiro. Sonho do Tricolor gaúcho é superar o Galo e ficar ainda mais perto do vice campeonato brasileiro. Como o jogo será no Olímpico, a chance de vitória gremista é grande. O Galo minero caiu muito de produção e já não assista tanto. Em tese, o Grêmio entra em campo como favorito.

* O CRUZEIRO encara o Joinville em Belo Horizonte. Jogo fácil para o time dirigido por Mano Menezes. O Joinville já caiu e disputará a segundona no ano que vem. O Cruzeiro faz boa campanha e mesmo não tendo chance de chegar ao G4 quer terminar bem o campeonato deste ano. Se jogar o que sabe o Cruzeiro pode golear.

* NO RECIFE um bom jogo. O Sport que chegou a ser uma das sensações deste Brasileiro enfrente o Corinthians, hexampeão e melhor time da competição. Se prevalecer a qualidade técnica e o entrosamento, o Corinthians deve ganhar os três pontos. Sport entra em campo disposto a carimbar as faixas do campeão. Pode surpreender.

* A CHAPECOENSE enfrenta o Goiás, um dos últimos colocados do Brasileiro deste ano. Tudo indica, o time de Chapecó vence essa partida sem maiores problemas. É mais time e está com moral alto. Em Curitiba o Atlético Paranaense enfrenta o Fluminense. Jogo parelho. Sem um favorito destacado. Tudo pode acontecer.

0002050129819 img

* O G4 NESTE momento contra com Corinthians, 80 pontos, Atlético Mineiro, 66, Grêmio, 62 e São Paulo 56. O Inter tem 56 mas perde no saldo de gols para o São Paulo. O Santos tem 55 pontos. No Z4 estão Avaí com 38 pontos, Vasco com 37, Goiás com 35 e Joinville com 31. Vasco e Avaí ainda tem chance de se salvar.

* A ÚLTIMA rodada do Brasileiro será disputada na semana que vem. Todos os jogos, neste momento, estão programados para o domingo no mesmo horário. Vamos a eles: Corinthians x Avaí, Santos x Atlético PR, Flamengo x Palmeiras, Internacional x Cruzeiro, Atlético Mineiro x Chapecoense, Figueirense x Fluminense, Coritiba x Vasco da Gama, Goiás x São Paulo e Joinville x Grêmio. O jogo que mais chama atenção será disputado por Coritiba e Vasco. Quem vencer pode escapar da degola.

* A PARTIR do final do Campeonato Brasileiro a diretoria do São Paulo vai fazer modificações profundas no seu departamento de futebol. Até os atuais diretores podem sair. O técnico Milton Cruz sai para dar lugar a um novo treinador. Vários jogadores do atual elenco serão dispensados por falta de aplicação nos jogos da equipe. Limpeza geral.

Levir Culpi deixa o Galo antes do Brasileiro...

Levir Culpi deixa o Galo antes do Brasileiro…

* HÁ QUEM diga que a diretoria tricolor já tem o nome do novo treinador. A aposta recai para Levir Culpi, que deixou o Galo antes do final do Brasileirão. Nesta quinta-feira. Mas ele só será divulgado depois do final do campeonato. Ordem agora é ganhar os dois jogos que faltam no Brasileiro e garantir vaga na Libertadores do ano que vem. Jogadores foram pressionados pela diretoria que exige duas vitórias neste final de Brasileirão.

* NO CORINTHIANS o clima é de festa. Mesmo assim, Tite e a diretoria discutem a temporada 2016. Alguns jogadores serão liberados. Outros serão contratados. Não serão muitos jogadores. Só contratações pontuais. Há possibilidade de venda de titulares. Gil é um deles. Dizem que ele vai jogar no futebol europeu em 2016.

* O PALMEIRAS espera o final da Copa do Brasil para decidir seu futuro. É certo que alguns jogadores não corresponderam e serão negociados. Outros devem vir. Diretoria quer um time muito mais forte no ano que vem. Paulo Nobre sonha com vários títulos importantes e vai investir forte para chegar a esse objetivo. Dinheiro não falta.

* O SANTOS também tem seu projeto para o ano que vem. Há perigo de venda de Lucas Lima que está na cogitação de vários grandes clubes europeus e até de outros continentes. Diretoria tem se reunido com constância para traçar um esquema para reforçar o elenco. De preferência sem gastar muito. A falta de dinheiro é grande.

0002050129821 img

* JOSÉ MARIA Marin já conseguiu dar uma saída da prisão domiciliar em que se encontra na Quinta Avenida de Nova Iorque. Mas isso não acrescenta muito à vida dele, que está sofrendo com essa distância forçada do Brasil. Mas como o processo aberto pela Justiça americana vai demorar, ele vai precisar ter muita paciência.

* ENQUANTO isso Marco Polo Del Nero só se esconde. Vai a CBF mas não recebe ninguém. Não comparece as grandes decisões do futebol. Seu medo é ser preso e vir a ser extraditado para os Estados Unidos. Mas esse esconde-esconde não vai ajudá-lo muito. Se a Justiça tiver motivos, vai caçá-lo e engaiolá-lo em pouco tempo.