Técnico do Corinthians ficou praticamente um ano sem trabalhar e depois voltou a dirigir o futebol do Corinthians. Para a imprensa ele disse que ficou fora quase um ano, viajando por vários países e somando informações sobre novas fórmulas de preparar um time, de tratar jogadores e de modernizar e implantar novos esquemas táticos. A imprensa paulista e brasileira não foi apurar se isso era verdadeiro e preferiu acreditar no que Tite disse.
Jogadores e torcedores não acreditaram na derrota dentro do Itaquerão para “um tal” Guaraní, do paraguai
Como nos primeiros meses de trabalho o Corinthians conseguiu bons resultados, todo mundo passou a considerar o atual técnico corintiano como o melhor do País e como o único que usava fórmulas mais atualizadas para preparar seu time. Nada disso, no entanto, é verdadeiro.
Segundo informações de bastidores, Tite ficou no máximo um mês girando pela Europa e só conversou no máximo com dois ou três técnicos. No mais, ficou mesmo é no Brasil, onde não aprendeu mais nada e onde ao reiniciar seu trabalho no Corinthians, continuou a utilizar as mesmas fórmulas já superadas da fase pós títulos da Libertadores e do mundial inter clubes com o Timão. Tite, portanto, blefou.
E como ele costumeiramente passa uma imagem de um profissional sério, todo mundo acreditou nas suas palavras. Aos poucos, no entanto, a realidade apareceu. Tite continua o mesmo. Um técnico retranqueiro, que joga para se defender e fica satisfeito com placares magros desde que empate ou ganhe o jogo. Para o Corinthians foi desastrosa essa sua postura.
Nem reza e fé ajudaram evitar derrota do Corinthians contra o Guaraní
Todo mundo achou que o clube tinha no comando de seu futebol um profissional ao nível dos treinadores europeus, e quando Tite precisou provar, decepcionou a todos. O Corinthians não ganhou o Paulistão e acaba de cair fora da Libertadores, o grande sonho de sua diretoria e de sua imensa torcida. Agora, o jeito é juntar os cacos, mas já se sabendo que Tite é o mesmo do passado.
O mesmo que depois do Mundial não conseguiu conquistar mais nada e que, nesta sua volta ao clube, já perdeu duas disputas. A do estadual e a da Libertadores. Um vexame completo. Será que depois de tudo isso vale à pena mantê-lo no comando do time? Pergunta que só a confusa e incompetente diretoria do clube pode responder. Se é que tem capacidade para fazer isso.
C * U * R * T * A * S
* O CORINTHIANS conseguiu ser desclassificado pelo clube que tinha a pior campanha entre aqueles que se classificaram para as Oitavas de Final da Libertadores. O Guaraní, inclusive, foi o time que mais sofreu gols.
* POIS o Timão não conseguiu fazer nenhum gol na defesa deste pequeno clube paraguaio. Em dois jogos, sofreu três gols e não fez nenhum. Uma prova completa de incompetência. Não só do seu elenco como de seu técnico.
* A IMPRENSA também pisou na bola. Houve um jogo, contra o Danubio, disputado no Itaquerão, em que a manchete da página esportiva de um jornal paulistano foi “Corinthians ofereceu uma sinfonia à fiel torcida”.
Ralf foi guerreiro, mas adversários se multiplicaram em campo, num clima de apatia do Timão
* NÃO houve sinfonia nenhuma. Na verdade, o Corinthians fez quatro gols no time do Uruguai, porque ele era muito fraco. O São Paulo, que também fez 4 gols no Danubio, não teve seu futebol classificado como sinfonia.
* TUDO isso que comento aqui, eu já havia dito em colunas anteriores. Dizia que havia um engano na avaliação do futebol corintiano. Que o time não era tão bom assim. E a prova surgiu diante do limitado time do Guarani.
* ACRESCENTE-SE ainda que o Corinthians que não perdia no Itaquerão, perdeu do Guarani. A invencibilidade foi para o espaço. A realidade veio à tona. E nos últimos sete jogos, o time de Tite só ganhou um. Uma vergonha.
* E AGORA, o que fazer? Situação é bem difícil, porque o clube deve mais de vinte milhões de reais em salários. Existem contratos por renovar. A primeira parcela da dívida do estádio precisa ser paga. E falta muito dinheiro.
* ISSO só vem provar o que eu sempre disse sobre Andres Sanchez, o todo poderoso dirigente do clube. Ele foi talvez um dos piores presidentes que já passou pelo Corinthians. Foi o único que deixou o time ser rebaixado.
* GASTOU milhões sem ter. Quase foi preso por não pagar a Receita Federal. O estádio que ele disse só custaria 650 milhões, já está em um bilhão e duzentos milhões. Não há de onde tirar esse dinheiro. A crise é profunda.
* MAS como ele criou uma imagem de Todo Poderoso, todo mundo acha que ele vai conseguiu recuperar o clube. Como, se nem o Namings Rights do estádio ele conseguiu vender? Sanchez é mentiroso, falastrão, enganador.
* AO LADO dele só gente que não tem a mínima competência para administrar um clube como o Corinthians. Há até um bicheiro, famoso na zona neste de São Paulo, o tal de André Negão que é um dos vices do clube.
Zagueiro Gil pode deixar o Timão, que precisa de “caixa”
* DIZEM que para amenizar o peso das dividas, a diretoria vai negociar alguns jogadores. Gil, é um deles. Ralf, pode ser outro. Há também aqueles que já estão superados e serão liberados. Danilo é o principal deles.
* OU SEJA. A fiel está ameaçada de ver seu time se afundar em dividas, de não poder dizer que seu clube tem estádio (por enquanto ele é da Oderbrecht) e ainda vai amargar um longo período sem comemorar títulos.
* AQUELA frase “caiu em Itaquera, já era”, foi para o espaço. O pequenino Guarani desmistificou essa frase. Nem isso sobrou para a fiel comemorar. O momento é de luto. De desespero. Culpa de uma administração desastrosa.
* NA MESMA quarta feira em que o Corinthians caiu fora da Libertadores, o São Paulo também foi desclassificado. Depois de uma atuação brilhante no primeiro jogo no Morumbi, entregou o ouro dentro do Mineirão nos pênaltis.
* O RESULTADO do jogo em si foi justo. O Cruzeiro jogou melhor que o São Paulo. Mas faltou competência para dois de seus cobradores de pênalti. Salvou-se Rogério Ceni com duas defesas e um pênalti convertido.
* FOI O fim de Ceni na Libertadores. Agora ele cumpre seu contrato até 6 de agosto e pendura as chuteiras. Seu contrato não deverá ser renovado. O clube vai fazer uma grande festa para sua despedida. O Mito merece.
São Paulo não foi com Muricy Ramalho, imagine então com o fraco Milton Cruz…
* MILTON Cruz foi um fracasso na armação do time contra o Cruzeiro no jogo de Minas. O Cruzeiro usou e abusou das jogadas pela ponta direita e Milton não corrigiu o erro. Por ali saiu a jogada do único gol do time da casa.
* DIANTE da desclassificação, a moral de Milton ficou desgastada. Agora ele fica mais um pouco até a diretoria achar um nome de peso para substitui-lo. Seu sonho de ficar mais tempo no cargo parece ter chegado ao fim.
* PARA o Brasileirão, a diretoria tricolor precisa correr atrás de um bom lateral esquerdo. Na direita, Bruno já se firmou. Na cabeça de área o jovem Rodrigo Caio deveria ser efetivado. Há também falta de um goleador nato.
* LUIS FABIANO está totalmente desgastado. Merece ser dispensado no meio deste ano. O caso Pato precisa ser resolvido. Ou fica ou vai embora. Não dá mais continuar na sua atual situação. Diretoria precisa resolver o caso.
* COM A aposentadoria de Rogério Ceni e a possível saída de Luis Fabiano a folha de pagamento do clube já vai cair bastante. Mas há outros jogadores dispensáveis. Ganso, se não reagir, merece ser negociado até julho.
* PALMEIRAS conseguiu adiar o julgamento de Dudu. Mas ele vai acabar tendo seu caso julgado e pode levar uma punição exemplar. Dudu não vale quanto pesa. Ganha muito e produz pouco. Além disso, é bem indisciplinado.
* CASO Valdívia também merece ser resolvido. Já defendi aqui sua permanência. Mas cheguei a conclusão de que não vale à pena insistir com ele. Melhor negociá-lo. É outro que está sempre machucado e ganha alto salário.
* DE QUALQUER forma, o Palmeiras precisa urgente de um grande meia armador. Seria bom que esse reforço chegasse ainda neste mês. Também é preciso mais um volante de qualidade e um goleador. Com urgência.
* O SANTOS é entre os chamados grandes, o que se saiu melhor neste primeiro semestre. Pelo menos garantiu o título de campeão paulista. Os outros não ganharam nada. Está na hora deles reagirem. Suas torcidas merecem.
* ROBINHO rompeu seu contrato com o Milan. Ficou mais fácil para o Santos contratá-lo de novo. Mas há um concorrente sério. O Flamengo tem muito interesse no homem das pedaladas. Peixão não pode perder a briga.
* PEIXÃO provou que tem um elenco aceitável. Ainda assim, precisa de alguns reforços. Problema é dinheiro. Na Vila os cofres estão vazios. Mas vale à pena um sacrifício. Pelo menos para fazer contratações pontuais.
* CAMPEONATO Brasileiro prossegue neste final de semana. No sábado, o Coritiba encara o Grêmio, o Goiás pega o Atlético Paranaense e o Corinthians recebe a Chapecoense. Em crise, Timão pode cair de novo no Itaquerão.
* SORTE do Corinthians é que o time de Chapecó não é lá essas coisas. Se jogar com a devida aplicação, o time da fiel tem condições de somar mais tres pontos ao seu ativo. Lembro que na estreia o Timão venceu o Cruzeiro.
* NO DOMINGO a rodada prevê logo as onze horas da manhã, Figueirense x Vasco. Jogo equilibrado. O Santos tem adversário perigoso pela frente. Pega o Cruzeiro na Vila. Todo cuidado é pouco. Peixe é ligeiro favorito.
Torcida colorada pintou o Beira rio de vermelho e eliminou o Atlético Mineiro do “Eu Acredito!”.
* O FLAMENGO recebe o Sport e tem tudo para faturar os três pontos. Clube pernambucano não anda bem das pernas. O Atlético Mineiro que foi desclassificado da Libertadores enfrenta o Fluminense. Jogo bem equilibrado.
* EM CAMPINAS, no Moisés Lucarelli, o São Paulo que ainda está abalado pela desclassificação na Libertadores enfrenta a Ponte Preta. Um bom jogo. A Macaca em casa é muito forte. O Tricolor vai passar apertado.
* LEMBRO que no seu jogo de estr ia no campeonato, o São Paulo venceu o Flamengo no Morumbi. Se vencer a Ponte, já começa a disparar entre os primeiros colocados. Daí a importância de uma vitória. Um ótimo jogo.
* O INTERNACIONAL que vive bom momento, joga em casa contra o Avaí. Provável que jogue com time misto por causa da Libertadores. Ainda assim, tem tudo para vencer. O Joinville recebe o Palmeiras e promete complicar.
* PARA O VERDÃO esse jogo é a chance de manter-se no bloco de vanguarda do Campeonato Brasileiro. Em tese, tem mais time do que o Joinville, que, por sua vez, vai contar com sua torcida. Um jogo de bastante equilíbrio.
Até jogadores do Boca Juniors sentiram o gás de pimenta. Castigo na torcida indisciplinada ou vira uma várzea
* ESPEREI quinta feira à noite para assistir Boca x River, no La Bombonera. Uma enorme decepção. Torcedores do Boca jogaram gás de pimenta em alguns jogadores do River que não puderam mais voltar a campo para jogar.
* DEPOIS de mais de uma hora de discussões, o jogo foi suspenso. Não havia outra alternativa. Boca merece punição severa. Conmebol precisa dar o exemplo. Ou a Libertadores vai parecer sempre um torneio de várzea.
* SÓ DOIS brasileiros continuam na Libertadores. Cruzeiro e Inter. O colorado gaúcho me parece em melhor fase e pode ir mais longe. Já o Cruzeiro, não está em boa fase apesar de classificado. Acho que não chega à final.
* IMPRENSA e torcedores do Corinthians vinham exagerando nos elogios ao Corinthians. Agora estão todos decepcionados. O Timão não era tudo aquilo que imaginavam. É um time comum. E pode até ficar pior.
* CHEGARAM a dizer que o Corinthians devia estar disputando a Champion League na Europa. Exagero dos exageros. O Corinthians não conseguiu nem ganhar do pequeno Guarani, do Paraguai. Vexame desastroso.