Tiroteio interrompe gravações no CT do Vasco e expõe realidade da violência próxima ao clube

O centro de treinamento do clube, o CT Moacyr Barbosa, localizado nas proximidades, foi diretamente impactado pelos barulhos de disparos,

Philippe Coutinho, símbolo da reformulação cruz-maltina, estava sendo entrevistado quando os primeiros tiros foram ouvidos

Captura de Tela 2025 05 22 as 13.34.12
Coutinho, reagindo aos disparos

Rio de Janeiro, RJ, 22 – As gravações do media day do Vasco da Gama, preparadas em parceria com a TV Globo nesta quarta-feira (22), foram interrompidas por dois momentos devido a tiroteios na região da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O centro de treinamento do clube, o CT Moacyr Barbosa, localizado nas proximidades, foi diretamente impactado pelos barulhos de disparos, que chegaram a surpreender os próprios jogadores durante as entrevistas.

Philippe Coutinho, símbolo da reformulação cruz-maltina, estava sendo entrevistado quando os primeiros tiros foram ouvidos. Mesmo demonstrando calma, o meia reagiu com surpresa ao volume dos disparos. “Caraca”, comentou Coutinho, antes de perguntar de onde vinham os tiros. Apesar do susto, o jogador seguiu com a gravação e afirmou estar feliz por realizar o sonho de atuar no clube que o revelou.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora

Já o português Nuno Moreira também foi pego de surpresa. No vídeo que circula nas redes, ele interrompe a fala com um “opa” e sorri de forma nervosa, demonstrando incerteza sobre como reagir. O goleiro Léo Jardim, por sua vez, caiu na gargalhada, em uma reação que misturava surpresa com uma possível familiaridade com o contexto da região.

ZONA DE PERIGO

A situação vivida pelos atletas evidencia um problema estrutural. Inaugurado em 2020, o CT Moacyr Barbosa está situado em uma área que, nos últimos anos, tem registrado episódios frequentes de violência. A proximidade com a Cidade de Deus — marcada por confrontos entre facções e ações policiais — transforma a rotina no centro de treinamento em um desafio extra para o clube.

Apesar das dificuldades, o Vasco tem investido na infraestrutura do CT. Recentemente, foi entregue uma área molhada com piscina e hidromassagem para recuperação dos atletas. Estão em andamento ainda obras para um novo espaço de nutrição e um bloco administrativo que deve abrigar sala da presidência, um auditório para reuniões e uma área exclusiva para a comissão técnica.

A diretoria do clube não comentou oficialmente o episódio até o momento. Internamente, o Vasco trata os episódios de violência como parte de um contexto que não depende da gestão esportiva, mas reforça a intenção de manter o investimento em estrutura e segurança para garantir as melhores condições possíveis aos atletas e funcionários.

Confira também: