Times paulistas precisam de uma FBA

Times paulistas precisam de uma FBA

coluna 24 07Depois que os clubes que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro se uniram, constituindo a FBA – Futebol Brasil Associados – a segunda divisão nacional passou a ser mais valorizada e respeitada, principalmente após José Neves, ex-presidente do Santa Cruz, assumir a entidade.

Com a criação da FBA, os clubes deixaram de ser bobos nas mãos das emissoras de televisão, passando a valorizar seu principal produto, que são seus jogos. E hoje a Série B é muito mais empolgante e competitiva que o Campeonato Paulista, ou qualquer outro certame estadual, perdendo apenas para a Série A.

Em São Paulo, fora os quatro grandes, todos os demais times não têm receitas expressivas e a maneira mais inteligente de mudar este panorama é a organização de uma “FBA Caipira” para ser a gestora dos certames que a Federação Paulista de Futebol não sabe, ou não quer, valorizar.

Com uma “FBA Caipira”, estes times terão condição que exigir que a FPF valorize melhor o produto que tem e faça uma distribuição mais digna do dinheiro que controla e que recebe dos clubes.

É inconcebível, por exemplo, que em apenas um final de semana uma mesma emissora de televisão transmita quatro jogos de competições organizadas pela FPF, mudando tabelas, criando horários esdrúxulos e não pague nada para estes clubes.

O pior é que os incultos e despreparados dirigentes entendem que a FPF está certa. Pois com a televisão, as placas dos estádios são mostradas e o ego da cartolagem é massageando com a televisão entrevistando estes dirigentes que só sabem fazer gol contra.
Imaginar que a placa de propaganda vale mais que o próprio jogo é a mesma coisa que agir como se a pipoca valesse mais que o filme no cinema.

Série B: mal
Continua negativa a presença dos times de São Paulo na Série B. Apesar ter oito times entre os 20 que estão na competição, nenhum paulista está entre os quatro primeiros que conquistarão o acesso, sem contar que Paulista e Ituano são os lanternas. E o Marília, do presidente Beto Mayo, somente não é o vice-líder porque perdeu seis pontos em razão de uma falha da FPF.

Série C: melhorando
Já na Série C, os clubes paulistas melhoram de rendimento. Faltando duas rodadas para o fim da primeira fase, Guarani, Bragantino, Noroeste e Juventus estariam classificados. O Sertãozinho, depois da volta do treinador Barbiéri, melhorou e entrou na briga.

Pitbull em Itu
Quem está de volta, ao estilo explosivo, é o atacante Régis Pitbull, ex-Ponte Preta. Ele tem feito gols e sucesso no ABC de Natal, na série C, e está bem perto de acertar com o Ituano para disputar a Série B.

Jesus no Chat FI
O treinador Israel de Jesus é o convidado especial do Chat do Futebol Interior (www.futebolinterior.com.br) na próxima quinta-feira, às 14 horas. Ele vai revelar detalhes de suas andanças por clubes do interior, como Sãocarlense, Portuguesa Santista e Matonense e explicar sua opção por deixar de ser dirigente para se dedicar à carreira de treinador.

* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]

* Esta coluna é publicada toda terça-feira no Jornal Agora, de São Paulo, com distribuição nacional. E também nos seguintes órgãos de comunicação:
Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Tribuna de Ribeirão Preto
Bom Dia Sorocaba
Correio de Lins

Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual