Time tradicional do interior paulista comemora 64 anos de fundação

A Ferroviária completou mais um ano de fundação no dia e que se despdiu da Série A2 da temporada

Sorocaba, SP, 12 (AFI) – Neste sábado, 12 de abril, a Ferroviária da cidade de Araraquara, interior de São Paulo, completa 64 anos de existência. O time foi fundado em 1950 por Antônio Tavares Pereira Lima, na época engenheiro da Estrada de Ferro de Araraquara (EFA). O azul e branco eram as cores preferidas por Pereira Lima, mas prevaleceu o grená das locomotivas da EFA e, como não podia de ser diferente, o time tem como sua mascote uma Locomotiva.

A Ferrinha entrou para o cenário do futebol profissional em 1951, como integrante da Série Central da Segunda Divisão do campeonato Paulista, atual Série A-2. Em 1955 conquistou seu primeiro acesso a Primeira Divisão, atua Série A-1. É um dos times que por mais tempo disputou a elite do futebol paulista, sendo 40 anos de forma consecutiva.

A Ferroviária, grande celeiro de craques, não disputa o Paulistão desde 1996 e nos últimos 18 anos o time sofreu com uma série de rebaixamentos chegando a cair para a quarta divisão do estadual em duas oportunidades, 2000 e 2003. Em função disso, diversos simpatizantes e torcedores formaram uma corrente para levantamento do time e conseguiram, o clube tornou-se empresa, denominada Ferroviária S/A.

O time manda seus jogos no Estádio Doutor Adhemar de Barros, também denominado Estádio da Fonte Luminosa, que em 2008 passou por grande reforma e foi transformado em uma moderna arena, a Arena da Fonte.

Neste ano a Ferrinha disputou a Série A-2 do Campeonato Paulista e provavelmente também ira disputar a Copa Paulista.