Time do coração, Ponte lamenta morte de Luciano do Valle

Narrador teve episódio curioso na década de 80 com a Macaca

0002048179547 img

Campinas, SP, 19 (AFI) – Voz de todos os esportes brasileiros, Luciano do Valle tinha uma paixão quando o assunto era futebol: a Ponte Preta. Neste sábado, após a morte do narrador da TV Bandeirantes, a diretoria do time campineiro soltou uma nota de pesar lamentando o falecimento do ilustre torcedores.

0002048179547 img

No comunicado, a diretoria da Ponte exalta as visitas do narrador ao estádio Moisés Lucarelli e expressa os sentimentos à familia de Luciano, que tem como neto, Paulo do Valle, setorista da própria Ponte Preta, na Rádio Bandeirantes de Campinas.

Natural de Campinas, ele narrou diversos da Macaca, mas foi no final da década de 80 sua maior prova de amor ao time campineiro. Luciano tentou repatriar Sócrates, da Fiorentina, em 1985. O ex-craque chegou a vestir a camisa pontepretana, mas um desacordo entre empresários estragou o sonho de do Valle. Enraivecida, a torcida da Ponte tentou agredir o narrador, que deixou de frequentar o Estádio Moisés Lucarelli.

Mais sobre Luciano do Valle
Natural de Campinas, Luciano do Valle começou a carreira aos 16 anos na Rádio PRC9 – depois Educadora e agora Bandeirante AM – e passou pela Rádio Brasil de Campinas no programa Radar nos Esportes, do marcante Sérgio José Salvucci. Desde jovem era um inovador e acriativo.

0002048179917 imgFoto: Nilson Zanchetta Junior

Ele marcou época na televisão brasileira, tendo narrado a Copa de 1982 pela Rede Globo, na ocasião com 90% dos aparelhos ligados na partida Brasil x Itália (um recorde histórico). Ele era o principal narrador da Band, onde teve duas passagens, de 1983 a 2003 e depois de 2006 até os dias de hoje. Ele estava morando em Campinas.

O narrador teve papel fundamental no esporte brasileiro, uma vez que ele impulsionou diversas modalidades que não tinham espaço na TV aberta. Organizou o jogo memorável entre Brasil e URSS, no Maracanã, que mudou o vôlei brasileiro. Abriu espaço para Hortência e Paula, transmitiu jogos de futebol feminino, alavancou a carreira de Maguila e deu o início para transmissões da NBA, da Fórmula Indy e do futebol americano no Brasil.

Confira a nota:

Faleceu hoje Luciano do Valle, um homem cuja vida se mistura de maneira inseparável com a história do jornalismo esportivo brasileiro. A Associação Atlética Ponte Preta teve o prazer de recebê-lo inúmeras vezes no Majestoso e ele nunca escondeu o amor que tinha pela Ponte Preta. Nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos de Luciano do Valle, em especial ao neto, o jornalista Paulo do Valle, repórter competente que segue os passos do avô e é hoje setorista da Bandeirantes Campinas na Ponte Preta.