Time da Série B é punido com a perda de um mando de campo

O presidente Alex Padang ainda não definiu para onde mandará a partida contra o América-MG

0002048124204 img

Natal, RN, 31 (AFI) – O América-RN sofreu uma baixa importante para a luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série B. Mas não se trata de nenhum jogador. Na tarde desta quinta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Mecão com a perda de um mando de campo, além da multa de R$ 7 mil. A decisão não cabe recurso.

No dia 14 de setembro, durante o confronto entre América e Paysandu, a torcida alvirrubra atirou um sinalizador no gramado. Assim, o clube foi julgado com base nos artigos 191 e 2013 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que dizem “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordem em sua praça de desporto,… e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”.

0002048124204 img

O próprio presidente Alex Padang já espera que o clube fosse punido. Isso porque, no primeiro julgamento, realizado dia 14 de outubro, o América recebeu a punição da perda de um mando de campo, mas entrou com efeito suspensivo e conseguiu manter o duelo contra o Ceará, no último sábado, no Estádio Nazarenão, em Goianinha. No intervalo desta partida, as torcidas dos dois clubes entraram em conflito, tanto que o Mecão será julgado novamente.

Focado no clássico do próximo sábado, contra o ABC, no Estádio Frasqueirão, pela 33ª rodada da Série B, Alex Padang disse que ainda não definiu o local em que será realizada a partida diante do América-MG, na qual a pena será cumprida. De acordo com o diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, o time precisa ter uma definição até a próxima segunda-feira.

O fator casa é um dos diferenciais para o América-RN conseguir escapar do rebaixamento na Série B do Brasileiro. O Mecão se encontra na 14ª colocação, com 39 pontos, quatro a mais que o Atlético-GO, primeiro fora da zona da degola.