Timão disputará Série B pela segunda vez
São Paulo, SP, 03 (AFI) – Apesar de ter sido rebaixado para a Série B pela primeira vez, o Corinthians vai disputar, em 2008, a Segundona pela segunda vez.
Em 1982, o Timão disputou a Taça de Prata, Série B da época, após ficar mal colocado no Campeonato Paulista. No começo da década de 80, não havia rebaixamento. As vagas no Brasileirão eram definidas pela colocação nos campeonatos estaduais.
Naquela oportunidade, o Timão jogou sete vezes pela Taça de Prata, conseguindo cinco vitórias e dois empates. Como foi bem na Segundona, o Corinthians foi disputar o Brasileirão do mesmo ano.
Agora, após o rebaixamento para a Série B, o Timão vai ter que voltar à Série A apenas em 2009. No ano que vem, a Segundona terá 20 clubes e, segundo informações da FBA (Futebol Brasil Associados), que administra a Série B, quatro clubes devem subir para a primeira divisão.
Outros campeões
Mas disputar a Série B não é privilégio apenas do Corinthians. Em 2005 o Timão sagrou-se campeão nacional, mas agora está rebaixado. Por situações parecidas já passaram outros campeões, como o Fluminense que, na década de 90, caiu para a Terceira Divisão. São os casos também de Guarani, campeão em 1978, e do Bahia, campeão de 1988, que em 2007 disputaram a Série C. O Bahia subiu para a Série B e fará companhia ao Corinthians.
Em história mais recente, outros grandes passaram por situações parecidas. São os casos de Palmeiras, Botafogo, Atlético Mineiro e Coritiba, todos campeões nacionais. Eles caíram e subiram no ano seguinte, exceção ao Coritiba, que estava há dois anos disputando a Série B, mas sagrou-se agora campeão da divisão e garantiu a volta à Série A.





































































































































