The Strongest (BOL) Ceará
The Strongest-BOL 1 x 2 Ceará - Espetacular, Vozão vira na altitude e segue 100%

Valente, Ceará vira nos acréscimos e vence o The Strongest-BOL por 2 a1, em La Paz, no jogo de ida das oitavas da Sul-Americana

Vozão pode até empatar o jogo de volta, marcado para o dia 6 de julho, no Castelão que se classifica para a próxima fase.

Jogando na altitude, Ceará vira nos acréscimos e supera o The Strongest
Jogando na altitude, Ceará vira nos acréscimos e supera o The Strongest (Foto:Felipe Santos / Ceará SC)

La Paz, BOL, 29 (AFI) – Espetacular e valente, o Ceará fez história na noite de quarta-feira na altitude de La Paz, na Bolívia. Com gol de Erick e de Zé Roberto, nos acréscimos, o Vozão virou pra cima do The Strongest-BOL e venceu por 2 a 1 o jogo de ida das oitavas da Copa Sul-Americana. Com a vitória o alvinegro ainda manteve os 100% na competição.

Jogando a mais de 3.600 metros acima do nível do mar, o Ceará saiu atrás logo no inicio da partida com gol de Ursino, aos quatro minutos. No intervalo, Marquinhos Santos colocou Zé Roberto e Nino Paraíba para dar uma oxigenada no time. E não deu outra, aos 30 Erick empatou e aos 47 minutos, Zé Roberto, após passe de Nino, marcou um golaço, virando a partida.

Foi a primeira vitória de Marquinhos Santos no comando do alvinegro, que conquistou ótima vantagem e pode até empatar o jogo de volta, marcado para o dia 6 de julho, no Castelão que se classifica para a próxima fase.

ceara sula 2
Ceará soube jogar na altitude (Foto: Divulgação/Conmebol/Twitter)

GOL CEDO

Jogando na altitude era de se esperar que o Ceará adotasse uma estratégia reativa, de trocar passes e não se desgastar durante o primeiro tempo. Por outro lado, como foi contra o Athletico-PR, o The Strongest sabendo da dificuldade de clubes brasileiros jogando nessa altitude foi para o abafa nos minutos iniciais.

A aposta dos bolivianos era em chutes de longa distância e bolas aéreas. Não deu outra, aos quatro minutos Ursino arriscou de fora da área e Vinicius espalmou para escanteio. Na cobrança, a defesa não conseguiu afastar e a bola sobrou para o próprio Ursino e mandou para o fundo das redes.

O gol cedo era tudo que o Ceará queria evitar, que pouco fez na primeira etapa, chegando apenas em lances de bola parada, como numa falta cobrada por Vina, onde o goleiro de forma espalhafatosa espalmou. A outra, chegou até balançar as redes com Erick, mas a arbitragem pegou o impedimento de Messias na origem da jogada. 

Na reta final, os bolivianos voltaram para o abafa e quase ampliaram, primeiro aos 48 minutos, em um chute de longa distância de Saucedo para grande defesa de Vinicius. E logo no minuto seguinte, Vaca carregou até a área e bateu cruzado para outra grande defesa do goleiro brasileiro, que segurou o placar mínimo até o intervalo.

SANGUE NOVO

No segundo tempo, Marquinhos Santos colocou sangue novo no time, Iury Castilho entrou no lugar de Vina. E foi dele a primeira chance do Ceará na partida, aos quatro minutos o atacante recebeu de Nino Paraíba, que também entrou no intervalo, e finalizou para defesa de Viscarra.

O lance animou os brasileiros, que começaram a se soltar mais na partida, enquanto o The Strongest ainda apostava nos chutes de fora da área e cruzamentos na área que não levavam tanto perigo ao gol de Vinícius.

CEARÁ EMPATA

O Vozão se segurava e aos poucos criava confiança na partida. E não deu outra, aos 30 minutos, Erick recebe passe de Geovane e empata a partida. O atacante contou com a sorte, já que a bola desviou em Ursin, enganando a defesa, deixando o atacante livre para marcar.

O um a zero não estava ruim, o empate deixava o Ceará em ótimas condições para volta. O gol deixou os bolivianos perdidos em campo e o alvinegro começou a controlar a partida. E quase ampliou cinco minutos depois com Iury Castilho e Messias. Primeiro o atacante, aos 35, aproveitou o cruzamento na área e de arriscou para grande defesa de Viscarra. No minuto seguinte, Messias cabeceou, a bola encobriu o goleiro boliviano que foi salvo por Triveiro, que em cima da linha tirou com o ombro.

Nos minutos finais, o The Strongest foi pro abafa, insistindo nas bolas aéreas que eram afastadas pela defesa cearense ou paravam nas mãos de Vinicius. Por sua vez, mesmo na altitude, o Ceará partia nos contra ataques, segurar o empate não era o caso e o time sentiu que a virada era possível.

VIRADA DO VOZÃO

Não deu outra, os jogadores que entraram no intervalo armaram o contra ataque. Aos 47 minutos, Nino Paraíba puxou pelo meio e tocou para Zé Roberto que entrou na área e soltou a bomba no alto, sem chances para Viscarra. Era a virada do Vozão, há 3.600 metros acima do nível do mar. 

Que ainda viu no minuto final, Vinicius defender uma bola no ângulo, na falta cobrada por Esparza e contou com a sorte no chute de Reinoso que passou rente a trave brasileira. Com a virada espetacular, o Ceará manteve os 100% na competição e pode até empatar na volta, no Castelão.

PRÓXIMO JOGO

Os times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (6), no jogo de volta no Castelão. Antes, o Vozão enfrenta o Internacional, no sábado (2), também no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

The Strongest (BOL)
The Strongest (BOL)
1 2
Ceará
Ceará
Fase Fase:
Oitavas de Final
Fase Rodada:
1ª rodada
Fase Data:
29/06/2022
Fase Horário:
19:15
Fase Árbitro:
Esteban Ostojich (URU)
Fase Assistentes:
Carlos Barreira (URU) e Pablo Llarena (URU)
Fase Cartões Amarelos:
Ceará: Victor Luis, Nino Paraíba, Zé Roberto, Iury Castilho e Erick
The Strongest: Jusino e Saúl Torres
Fase GOLS:
The Strongest: Ursino 4’/1T
Ceará: Erick 30’/2T e Zé Roberto 47’/2T
Fase Estádio:
Carlos Barreira (URU) e Pablo Llarena (URU)
Fase Local:
La Paz (BOL)

Confira também: