Textor obtém liminar na Justiça do Reino Unido e trava Iconic

Americano consegue decisão favorável e impede alterações no controle da Eagle Football.

John Textor conquista liminar no Reino Unido e impede mudanças na Eagle Football antes do julgamento.

John Textor. Foto: Vítor Silva//Botafogo
John Textor. Foto: Vítor Silva//Botafogo

Rio de Janeiro, RJ, 14 (AFI) – John Textor, dono da SAF do Botafogo, conseguiu uma liminar na Justiça do Reino Unido que impede mudanças no controle da Eagle Football até o julgamento final do processo. O empresário norte-americano trava uma disputa judicial com a Iconic pela liderança do grupo multinacional de clubes.

A decisão judicial representa uma vitória inicial para Textor nos bastidores, já que a Iconic não poderá tomar decisões sobre a Eagle até nova deliberação. O processo segue em andamento, mas o cenário se desenha favorável ao comando do americano.

BOTAFOGO E TEXTOR NA DISPUTA JUDICIAL

O embate começou após Textor pegar US$ 75 milhões com a Iconic em 2022. Agora, a empresa cobra a recompra das ações pelo valor de US$ 94 milhões, incluindo juros. Em declaração juramentada, Textor defendeu que “a Eagle adquiriu um clube insolvente (referindo-se ao Lyon) e, sob sua gestão, voltou para a parte competitiva do futebol francês e classificou-se para a Liga Europa nos últimos dois anos”.

A Iconic abriu o processo na Justiça inglesa no início de julho. Textor respondeu rapidamente e também acionou os sócios na Justiça, ampliando a disputa entre as partes.

DECISÃO NOS EUA E COMPROMISSOS DO BOTAFOGO

No dia 22 de julho, Textor entrou com um pedido de Ordem de Restrição Temporária nos Estados Unidos para impedir que a Iconic tome “medidas irreparáveis” relacionadas à Eagle Football, até a definição do controle pela Justiça.

Enquanto a briga jurídica segue quente, o Botafogo concentra as atenções na Libertadores. O Alvinegro encara a LDU nesta quinta-feira, às 19h, no estádio Nilton Santos, pelo confronto de ida das oitavas de final.