Termina nesta sexta-feira o ciclo de visitas ao Parque Tecnológico de Sorocaba
O prefeito Antônio Pannunzio e quase cinco mil crianças passaram pelo local
o ciclo de visitas dos alunos da rede municipal de ensino ao Parque Tecnológico de Sorocaba, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do programa Escola Viva, para promover a integração entre arte, tecnologia e inovação.
Sorocaba, 28, (AFI) – Nesta sexta-feira (28), o ciclo de visitas dos alunos da rede municipal de ensino ao Parque Tecnológico de Sorocaba, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do programa Escola Viva, para promover a integração entre arte, tecnologia e inovação.
Durante uma semana, cerca de cinco mil crianças puderam conhecer o Parque Tecnológico de Sorocaba e entrar em contato com a exposição de obras de arte do artista plástico uruguaio Juan Muzzi, que fez uma mostra especialmente voltada às crianças, incluindo bicicletas com o quadro feito de garrafas pets recicladas.
O prefeito de Sorocaba Antonio Carlos PannunzioSegundo o secretário de Educação de Sorocaba, José Simões de Almeida Junior, a parceria com o Parque Tecnológico ajudou a sensibilizar as crianças. “Durante as visitas pudemos sensibilizar as crianças sobre os temas arte e tecnologia, despertando nelas a consciência empreendedora e artística. A obra do artista Muzzi cabe muito bem neste contexto, pois além de artista ele é um empreendedor e inventor, com as suas bicicletas e com a mola plástica e outras criações que vimos na exposição”, afirmou o secretário.
O prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, esteve na abertura da exposição e falou sobre a importância do projeto. “Com esta exposição estamos dando dupla oportunidade às crianças, de conhecer a obra do Muzzi, famoso mundialmente, e de visitar o Parque Tecnológico de Sorocaba”.

Para o presidente do Parque Tecnológico, Vitor Lippi, a exposição foi uma ótima oportunidade para as crianças conhecerem o local. “Queremos despertar em nossas crianças a criatividade e incentivar a cultura da inovação de maneira lúdica. Quem sabe um dia elas possam estar aqui trabalhando e desenvolvendo novas ideias no Parque Tecnológico de Sorocaba”, destacou.
Para Túlio Rodrigues, 10 anos, aluno da Escola Profª Inês Rodrigues Cesarotti a experiência foi bastante excitante. “Gostei de tudo, achei muito legal. Nunca tinha visto nada igual, o que mais chamou minha atenção foram as bicicletas feitas com garrafas PET. Além disso, percebi que é importante reciclar porque se gastarmos todos os recursos da Terra, não vai ter como sobrevivermos com qualidade”.

Já Rosana Beatriz, 10 anos, aluna da mesma escola, conta que se encantou com as obras de arte. “As obras são bem chamativas, coloridas e usam materiais reciclados, além das bicicletas de garrafas PET, que contribuem com o meio ambiente”, observou.
Outras informações sobre o Parque Tecnológico de Sorocaba, acesse www.empts.com.br/
Conheça o Parque Tecnológico
O Parque Tecnológico de Sorocaba tem como objetivo disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável no Município de Sorocaba e região por meio da articulação entre o poder público, IES (Instituições de Ensino Superior) e o setor empresarial/indústrias, acelerando a transformação do conhecimento em riqueza.

O Parque é um espaço para que empresas, universidades e institutos instalem laboratórios de pesquisa para desenvolverem novos produtos ou serviços, gerando melhorias na qualidade de vida da população.
As instalações estão em uma área de 1,8 milhões de m2, estrategicamente organizada em espaços para criação de empresas inovadoras (incubadora), desenvolvimento de atividades de P,D&I (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação), projetos com as instituições de ensino superior e área estratégica para futuros projetos.
Núcleo
O projeto do Núcleo do Parque Tecnológico de Sorocaba possui hoje 12.000 m2 e terá 18.000 m2 na segunda fase. O Núcleo abriga a estrutura de gestão e administração do Parque, a incubadora tecnológica, laboratórios de universidades e empresas, o Centro de Convenções (2 auditórios de 100 lugares, 1 auditório de 500 lugares e hall para exposições) e a Área de Convivência com espaço para restaurante.





































































































































