Terceira Divisão do Goiano é definida pelo Conselho Técnico

As equipes participantes foram divididas em dois grupos de onde sairão as quatro semifinalistas rumo ao título

As equipes participantes foram divididas em dois grupos de onde sairão as quatro semifinalistas rumo ao título

0002050011478 img

Goiânia, GO, 11 (AFI) – Foi realizada na última quinta-feira a reunião do Conselho Técnico que definiu a fórmula e as associações que disputarão o Campeonato Goiano da Terceira Divisão de 2014. Os representantes das nove equipes que vão jogar pelo título e a chance de disputar a Divisão de Acesso 2015, reunidos na sede da Federação Goiana de Futebol (FGF), que tem como presidente André Pitta, responsável em reformular o Campeonato Goiano, foram divididos em dois grupos.

No Grupo A estão Aseev de Paraúna, Quirinópolis, Rioverdense e Umuarama de Iporá. Já no Grupo B ficaram Inhumas, Itaberaí, Itauçu, Monte Cristo e Raça Sport Brazil.

Presidente da FGF, André Pitta, à direita

Presidente da FGF, André Pitta, à direita

Apesar da formalização dos grupos, a situação do Raça ainda depende do cumprimento por parte do clube das exigências da legislação. Amparada por uma liminar da Justiça Comum, a agremiação concordou com o prazo até 21 de julho para atender a todos as demandas necessárias. A não observância do prazo implicará na desistência da equipe.

Dentre os envolvidos na disputa da Terceira Divisão 2014 estão cinco clubes remanescentes da edição do ano anterior, enquanto outras três retornam ao campeonato. É o caso do Umuarama, que foi rebaixado da Divisão de Acesso 2013. Já Itaberaí e Itauçu estão retornam ao futebol profissional.

Na 1ª Fase, os clubes se enfrentaram em partidas dentro de seus grupos realizadas em turno e returno. Ao fim dos duelos internos, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam à Fase Semifinal, com o líder de cada grupo tendo a vantagem do segundo jogo em casa assim como da igualdade de pontos e gols.

Nessa etapa, é realizado o cruzamento de primeiro colocado do Grupo A contra segundo do Grupo B e líder do Grupo B contra vice do Grupo A em partidas de ida e volta. Os vencedores desse estágio avançam para a Final, conquistando a classificação para a Divisão de Acesso do próximo ano. A vantagem na partida única da decisão será garantida ao clube com maior índice técnico, ou seja, o resultado da divisão do número de pontos somados pelo de jogos realizados de cada clube. A equipe de melhor índice terá o direito do mando de campo e de sagrar-se campeã com um empate.

Assim como nos dos dois anos anteriores, as equipe deverão utilizar ao menos 14 jogadores por partida com o limite de idade dentre os 18 que assinam a súmula. No entanto, como a exigência ainda fixa o nascimento a partir de 1º de janeiro de 1991, a idade limite foi aumentada para 23 anos. O mesmo valerá também para 2015, quando a idade máxima para os 14 jogadores da regra será de 24 anos. O Campeonato Goiano da Terceira Divisão 2014 será realizado entre os dias 21 de setembro e 16 de novembro.