Técnicos de Mengo e Verdão e Espinosa encerram Footecon
Rio de Janeiro, RJ, 05 (AFI) – Os técnicos Joel Santana, do Flamengo, Caio Junior, do Palmeiras, e Valdir Espinosa, recém-saído do Vasco, encerraram o ciclo de palestras da quarta edição do Footecon, maior fórum de futebol da América Latina, realizado no Rio de Janeiro. Eles debateram se é correto mudar o time em função do adversário e divergiram nas opiniões.
Valdir Espinosa se mostrou contrário a nova tendência do futebol mundial, pois prefere que a equipe tenha uma maneira de jogar, sem grandes alterações.
Já os treinadores Joel Santana e Caio Junior confessaram que costumam adaptar a formação do time aos adversários.
Joel, inclusive, citou a sua famosa prancheta e disse que a utiliza para anotar todas as observações sobre o posicionamento dos rivais e mexer no time, quando necessário.
O técnico do Palmeiras falou da necessidade de mudar o esquema tático ao longo da temporada e citou o caso da saída de jogadores.
Os treinadores ressaltaram que o sucesso depende de um ambiente de trabalho harmonioso, no qual os jogadores tenham liberdade para conversar e propor mudanças.
Parreira encerrou o evento agradecendo a participação de todos e disse que o Footecon é um sonho que está se tornando realidade. O técnico da seleção da África do Sul aproveitou o tema da palestra para deixar uma reflexão no ar.
“Time bom vai para campo sem se preocupar com o adversário. A filosofia ideal não é atacar e defender com eficácia? Partindo deste princípio, é preciso reavaliar a necessidade de mudar o time em função do adversário”, revelou.





































































































































