Técnicos da nova geração mostram serviço e se destacam pelos Estaduais 2015

Léo Condé, Pingo, Fernando Marchiori e Betinho são alguns exemplos de treinadores que têm ganho espaço no futebol brasileiro

Léo Condé, Pingo, Fernando Marchiori e Betinho são alguns exemplos de treinadores que têm ganho espaço no futebol brasileiro

0002050061083 img

Campinas, SP, 24 (AFI) – Técnicos experientes como Joel Santana, Luiz Felipe Scolari, Mano Menezes e cia. estão perdendo cada vez mais espaço no mercado ou estão caindo em desgraça por conta da desatualização. Em contrapartida, técnicos da nova geração – a maioria deles atualizado – têm ganhado espaço no futebol brasileiro. E os Campeonatos Estaduais servem muito bem de termômetro para avaliar a competência destes novos treinadores.

0002050061084 img

Um dos destaque é o jovem Léo Condé (foto). O treinador é o responsável pela Caldense, sensação do Campeonato Mineiro. O time de Poços de Caldas tem o melhor ataque do Estadual (10) – superando, inclusive, o sistema ofensivo do atual bicampeão brasileiro Cruzeiro (9). Hoje, a Caldense ocupa a quarta colocação com oito pontos, apenas dois a menos do que o líder.

“Temos trabalhado duro e, aos poucos, vamos colhendo os frutos. É sempre bom ter o trabalho reconhecido. Nós da nova geração temos estudado bastante, buscado alternativas. Este é um mercado muito competitivo, você precisa estar sempre atento e a frente de todos”, comentou ao site Grande Área o treinador que, no ano passado, fez boa campanha com o Tupi na Série C.

Intruso?
De Minas Gerais para Santa Catarina. O técnico Pingo também tem dado dor de cabeça aos rivais com o Metropolitano. O clube de Blumenau está na terceira colocação com nove pontos, a frente, por exemplo, de Joinville e Avaí – que disputarão a Série A do Brasileirão – e do Criciúma – da Série B.

0002050061086 img

Em 2014, Pingo já havia se destacado a frente do Brusque. O bom desempenho o colocou no comando do Avaí. O treinador não só livrou o Leão do rebaixamento no Estadual, como ainda montou o time que conquistaria o acesso à Série A do Nacional.

“É um trabalho desgastante, mas me sinto preparado para estes desafios. O treinador tem que estar pronto para todos os obstáculos. Já foi a época que apenas nome valia dentro das quatro linhas”, explicou Pingo ao GA.

Invicto!
A lista de técnicos da nova geração ainda contempla Fernando Marchiori. O treinador é responsável pela invencibilidade do líder Cuiabá. Sem falar que o Dourado ainda não levou gols no Estadual Mato-grossense. Fernando Marchiori também colocou o clube nas quartas de final da Copa Verde.

0002050061088 img

“É preciso trabalhar dia após dia. Você tem que ter novidades sempre. É preciso preparar o time a cada adversário. Não adianta ter um esquema definido. Há lesões, suspensões e adversários que conhecem sua tática. Você precisa se desdobrar para surpreender e se destacar neste mercado feroz”, comentou Marchiori.

Já o invicto Confiança lidera com folga o Campeonato Sergipano e está a dois pontos da liderança do Grupo A na Copa do Nordeste. O técnico Betinho é o autor desta façanha. Outro treinador da nova geração, Betinho vê o mercado cada vez mais acirrado e exigente.

“A cada temporada o mercado ganha novos treinadores. Você precisa estar preparado para competir. Os clubes estão deixando de ver os nomes e procurando profissionais de verdade, que se especializam, se preparam para os desafios da temporada. Isso é muito bom para quem se prepara e está pronto para trabalhar”, comentou Betinho.

Por fim, há Ary Marques. Se ele não é da nova geração, se encaixa entre aqueles que buscam um lugar nos grandes centros. Ary Marques faz campanha impecável com o J. Malucelli. O Jotinha lidera o Campeonato Paranaense com 13 pontos, um a mais do que o Coritiba e seis a mais do que o Atlético Paranaense. O J. Malucelli está invicto no Estadual e tem a segunda melhor defesa. Os treinadores estão ai, basta os clubes ajustarem suas lentes.