Copa Paulista: Técnico do São Bento assume culpa: 'Responsabilidade é toda minha'

O técnico Fábio Toth comentou a situação do clube e assumiu a responsabilidade pela falta dos resultados esperados

O São Bento vive momento difícil na Copa Paulista, com quatro empates em quatro partidas disputadas

Fábio Toth São Bento
Treinador comenta situação do São Bento na Copa Paulista (Foto: Neto Bonvino / São Bento)

Sorocaba, SP, 25 (AFI) – Em uma temporada péssima, que culminou com uma campanha ruim no Paulistão e o rebaixamento para a Série A2 de 2024, a esperança do São Bento para salvar a temporada de 2023 era fazer uma boa Copa Paulista, fato este que não vem se concretizando.

O time sorocabano foi totalmente reciclado, contratando um elenco praticamente zerado, e com um treinador que foi um dos destaques na Série A3, Fábio Toth. Porém o ‘script’ não vem saindo como esperado e a campanha está muito longe dos sonhos dos seus torcedores na competição que dá vaga para a Série D do Brasileiro do ano que vem.

São quatro empates em quatro jogos, apenas um gol marcado, e por uma revelação da base (o garoto Raí, revelado no Sub-20 do São Bento), e a modesta quinta posição do Grupo A que tem Mirassol B e Marília com oito pontos, Noroeste com cinco, Grêmio Prudente com quatro pontos, todos a frente do Bento, além do Comercial, com um ponto. Foram empates por 0 a 0 com Noroeste, Marília e Comercial, além do 1 a 1 com o Mirassol.

Fábio Toth São Bento
Treinador comenta situação do São Bento na Copa Paulista (Foto: Neto Bonvino / São Bento)

No ano passado, na mesma Copa Paulista, com as mesmas quatro rodadas, o Bentão já tinha somado sete pontos. E com muitas dificuldades financeiras, sem condições para montar um elenco forte, mas a comissão técnica, comandada pelo técnico do sub-20, Kike Andrade, e pelo auxiliar técnico Luizinho Rangel, começou bem a Copinha de 2022 – vitórias contra Rio Claro, 4 a 1, e Lemense, 2 a 1, empate com o Primavera em Indaiatuba 0 a 0, e uma derrota no Barão de Serra Negra, diante de XV de Piracicaba. Depois desse bom começo, o time de Sorocaba caiu de rendimento e terminou com 11 pontos a competição.

No entanto, o pensamento em Sorocaba é o futuro. Sem esquecer os problemas apresentados nas quatro primeiras rodadas. Por falar nisso, na próxima rodada, que fecha o turno, o São Bento vai ao Prudentão, no sábado, 29 de julho, encarar o Grêmio Prudente, que tem os mesmos quatro pontos, depois de ter vencido o Comercial por 2 a 0 em casa, empate com o Marília, 0 a 0 e derrotas para Noroeste e Mirassol por 1 a 0, todos os três fora de casa.

TÉCNICO DO SÃO BENTO ASSUMIU A BRONCA

Quem falou da campanha do time após o empate com o Comercial em Porto Feliz, onde o Bento mandou a partida – o CIC só deve voltar a ser utilizado na segunda quinzena de agosto, após seu gramado passar por reformas -, foi o técnico Fábio Toth: “Quem escala, troca e treina sou eu, então a responsabilidade é toda minha. Preciso trabalhar ainda mais nesse último terço ataque com eles. Vou procurar ajudá-los ainda mais para esse gol sair”, explicou.

Na visão de Toth, contra o Bafo, o São Bento fez um bom jogo. “Só não foi um jogo excelente porque não ganhamos. Jogamos para isso, tivemos construção para isso, mas temos pecado nas finalizações. Tivemos duas bolas nós e o goleiro até com rebote e infelizmente pecamos. É caprichar mais nessa situação quando acontecer. Eu sabia que seria um jogo duro contra um adversário que tem uma transição rápida. O Comercial vinha de três jogos que não foram ruins e esse também não. Mas o jogo ficou à nossa mercê o tempo todo”, analisou. 

O treinador ainda avaliou de forma positiva o jogo anterior: “Acho que a gente fez um bom jogo, só não acho que foi excelente porque não ganhamos. Tivemos construção, iniciação, porém a gente tem pecado nessas finalizações. Temos que caprichar mais nessa situação quando acontecer”, disse.

O GRÊMIO PRUDENTE

O treinador disse que o Grêmio Prudente é o único adversário que conhece muito bem: “Estava jogando contra mim na Série A3. É um bom time, chegou no jogo do acesso, um time rápido, com boa construção, bons jogadores. O Prudente investiu para de repente conquistar esse campeonato, mas vai ser difícil para eles também. Vai ter um São Bento competitivo que vai lá para ganhar o jogo”, afirmou.

CATEGORIAS DE BASE

Se a equipe principal ainda precisa decolar, a base do clube vai bem. O São Bento comunicou nesta terça-feira a ida de Kauan, de 17 anos, ao Flamengo. O jogador foi um dos destaques das categorias de base do clube. Por sinal, o Bento vem há algum tempo revelando bons jogadores, como os oriundos do Sub-20.

Entre os jogadores revelados estão: Lucas Lima, que jogou o Brasileirão no Atlético-GO e está emprestado junto ao CRB; Kayan, que passou pelo Santo André e defende o São José-RS no Brasileiro da Série C; Cristiano, que passou pelo Sport, Coritiba e ASA; Flamarion e Matheus Brunetti que fazem boas temporadas em clubes do leste europeu; Uberaba, um dos artilheiros do Ska Brasil na Bezinha; Isaque, que jogou no Grêmio e está no Guarani, na Série B.

Confira também: