Série D: Paulista de Votuporanga, Eduardo Souza, do Barra-SC, celebra final histórica
A vaga foi garantida após a vitória por 3 a 2 sobre a Inter de Limeira, em pleno Estádio Limeirão, neste fim de semana
Na grande decisão, o Barra enfrentará o Santa Cruz, que eliminou o Maranhão na outra semifinal. O primeiro jogo será em Santa Catarina, e o segundo na Arena Pernambuco
Por: Rivail Oliveira
Itajaí, SC , 22 (AFI) – Em clima de alegria e satisfação, o técnico do Barra Futebol Clube, Eduardo Souza, comemorou a classificação inédita para a final do Campeonato Brasileiro da Série D. A vaga foi garantida após a vitória por 3 a 2 sobre a Inter de Limeira, em pleno Estádio Limeirão, neste fim de semana.
Na grande decisão, o Barra enfrentará o Santa Cruz, que eliminou o Maranhão na outra semifinal. O primeiro jogo será em Santa Catarina, e o segundo na Arena Pernambuco, com datas a serem confirmadas pela CBF.
— “Foi uma grande vitória. Fomos coroados com duas vitórias contra uma equipe difícil, que fez uma excelente campanha no campeonato e havia eliminado um adversário do nosso estado (Marcílio Dias). Um time muito forte. Sabíamos da dificuldade. E foi um jogo com cinco gols, uma decisão emocionante. Fizemos o gol, sofremos o empate, marcamos novamente… Foi um jogo muito difícil. É histórico”, destacou o treinador do Pescador.
BARRA CHEGOU ONDE NINGUÉM ACREDITAVA
Natural de Votuporanga (SP), Eduardo Souza celebrou a conquista como um marco na história do clube e também em sua trajetória como treinador:
— “Foi um feito histórico. O Barra, com apenas 12 anos de existência, chega a uma final de Campeonato Brasileiro. Espero que seja a primeira de muitas. O Barra chegou, para quem não acreditava. Mas aqui dentro, sabíamos do nosso potencial. E Deus nos coroou com essa conquista gratificante”, comemorou.
FORMAÇÃO DA BASE
Eduardo também destacou o projeto do clube voltado à formação de atletas e valorizou a união do elenco:
— “Temos o Caíque, o Lira, o João Miguel, que estava muito bem e acabou saindo para a Série B. O projeto do Barra é revelar talentos e também buscar resultados. Sabemos que, em divisões maiores, essa revelação será ainda mais valorizada, pois os jogadores terão uma vitrine maior. Perdemos um atleta que fez seis gols, mas o Bernabé chegou a oito e ainda pode brigar pela artilharia. Mas aqui é o grupo, é o time. A união desses meninos é muito grande. Estamos muito felizes em colocar o Barra numa grande decisão. E agora vamos brigar por esse título”, completou o treinador.
DE VOTUPORANGA PARA O BRASIL
Aos 44 anos, Eduardo do Nascimento Souza escreve seu nome na história do futebol catarinense ao levar o Barra à sua primeira final nacional. A campanha é expressiva:
- 22 jogos
- 14 vitórias
- 4 empates
- 4 derrotas
- 32 gols marcados, 13 sofridos
- 46 pontos conquistados em 66 disputados (69% de aproveitamento)
Eduardo iniciou a carreira como auxiliar técnico no Ituano, em 2012. Trabalhou também em clubes como CRB, Athletico-PR, Vasco, Ponte Preta, São Paulo, Bahia, Santa Cruz, Atlético-GO e Novorizontino. Como treinador principal, estreou na Votuporanguense, em 2019. Depois comandou Atlético-GO (2020), Aparecidense (2022) e Londrina (2023).
Em Santa Catarina, teve passagens por três clubes:
Reassumiu o Barra neste ano e conduziu o time de Itajaí ao acesso e à primeira final nacional da história do clube.
No Barra, comandou a equipe por 15 jogos (7 vitórias) em sua primeira passagem.
Depois dirigiu o Hercílio Luz, em 2024 (22 jogos e 9 vitórias), e o Marcílio Dias (7 jogos).






































































































































