Taubaté era campeão da Série A3 em virada histórica há cinco anos

Equipe azul e branca conseguiu reverter derrota por 3 a 0 no jogo de ida para o Votuporanguense e ficou com a taça

Equipe azul e branca conseguiu reverter derrota por 3 a 0 no jogo de ida para o Votuporanguense e ficou com a taça

0002050469488 img

Taubaté, SP, 31 (AFI) – Há cinco anos, o estádio Joaquim de Morais Filho foi palco de uma conquista épica do Taubaté no Paulistão A3. Após ser derrotado por 3 a 0 para o Votuporanguense na ida, o clube do Vale do Paraíba goleou o rival por 4 a 0, e voltou a soltar o grito de “É campeão” após 12 anos.

A Série A3 daquele ano foi composta por 20 equipes. Na primeira fase todas se enfrentaram em turno único, qualificando os oito primeiros. Ao final desta etapa, o Juventus terminou na primeira colocação, com 39 pontos, sete a mais de distância do Atibaia e Taubaté, segundo e terceiro colocados. A equipe comandada por Ito Roque somou 10 vitórias, dois empates e sete derrotas.

É campeão! (Foto: Divulgação)

É campeão! (Foto: Divulgação)

O QUE ROLOU!
Os oito classificados se dividiram em dois grupos de quatro integrantes, disputando entre si, em dois turnos. Terminando essa fase, os dois primeiros colocados de cada grupo garantiram o acesso à Série A2, do ano seguinte, com os líderes classificados à finalíssima.

Nesta fase, o Taubaté se classificou em primeiro do Grupo 3, de forma invicta: quatro vitórias e apenas dois empates. O outro clube finalista foi o Votuporanguense, que terminou na liderança do Grupo 2, com quatro vitórias, um empate e uma derrota.

FINAIS!
A decisão foi realizada em jogos de ida e volta. O primeiro confronto marcou a despedida do antigo estádio Dr. Plínio Marin, em Votuporanga. O Taubaté tinha a vantagem do empate na soma dos resultados, devido a melhor campanha na fase anterior.

Mesmo assim, começou intimidando, com uma bola na trave logo no início da partida.Mas, aos 19 minutos, Anderson Cavalo, artilheiro da competição, inaugurou o marcador para os donos da casa, em cobrança de pênalti.

Na volta do intervalo, o Votuporanguense dominou as ações dentro de campo e ampliou o placar, aos 30 minutos. Paulinho Santos fez boa jogada pelo meio driblando a marcação e achou belo passe para Romarinho mandar para o fundo das redes.

Ainda nos cinco minutos finais, Paulinho Santos desviou de cabeça a bola lançada por Romarinho e definiu o resultado. Com isso, o Taubaté precisaria vencer por até três gols de diferença para se sagrar campeão.

OLHA A CHUVA!
Apesar da manhã chuvosa, a torcida compareceu em peso no Joaquinzão. Desde antes da partida, o clima de otimismo tomava conta da cidade interiorana. Sentindo a atmosfera acolhedora em sua casa, a equipe mandante começou em cima dos adversários.

Com apenas sete minutos de bola rolando, Lelo recebeu cruzamento de Rafael Piauí e abriu o placar. A pressão continuou e, aos 15, após cobrança de escanteio, Fandinho apareceu livre no segundo pau, para ampliar.

CHANCES!
O CAV ainda criou algumas oportunidades no primeiro tempo, mas o goleiro Ronaldo estava inspirado e fez boas defesas. Na etapa complementar, o ritmo continuou intenso mesmo com o gramado pesado por conta da chuva. Inclusive, o terceiro gol da equipe azul e branca só não saiu aos oito minutos, porque uma poça d’água na área não deixou. Conforme o tempo passava, a partida ficava cada vez mais dramática.

Então, aos 41 minutos enquanto os donos da casa se lançavam ao ataque, a defesa visitante tentou armar um contra-ataque. A bola parou em uma poça, alterando sua velocidade, o que permitiu ao zagueiro do Taubaté dar um bicão com a intenção de tirá-la do campo.

Todos esperavam que a bola fosse sair pela lateral. Todos, menos Wellington Carioca, que acompanhou a jogada, carregou a bola pelo lado esquerdo e tocou para Ferreira cruzar para Elton Morelato, que havia acabado de entrar, marcar e levar o público no Joaquim de Morais Filho ao delírio. Nos acréscimos, Fandinho definiu o placar e a festa taubateana.

Ficha Técnica

Taubaté 4 × 0 Votuporanguense
Local: Joaquim de Morais Filho – Joaquinzão
Data: 31 de maio de 2015
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Cartões amarelos: Danillo (T), Fandinho (T); Paulo Vitor (V), Afonso (V), Paulo Josué (V)
Cartão vermelho: Anderson Cavalo (V)
Gols: 1º Tempo – Lelo (T) aos 7’, Fandinho (T) aos 15’; 2º Tempo – Elton Morelato (T) aos 41’, Fandinho (T) aos 47’.

EC Taubaté: Ronaldo; Marlon, Léo, Fandinho e Wellington Carioca; Willian, Nildo, Rodrigo Soares e Danillo (Ferreira); Rafael Piauí (Gustavo) e Lelo (Elton Morelato) – Técnico: Ito Roque.

CA Votuporanguense
: Thiago; Afonso, Caio César, Danilo Costa e William, Paulo Vitor, Paulinho (Tabarana), Paulo Josué e Victor Palito (João Victor); Brunão (Romarinho) e Anderson Cavalo – Técnico: Marcelo Dias

Mateus Bezerra, Especial para a FPF

player