Tampão esvaziado
Somente oito clubes vão se sujeitar ao torneio tampão que a Federação Paulista de Futebol está criando para os clubes que não conseguiram vagas na Copa Federação. Já abordamos aqui que essa competição tem caráter puramente amistoso, pois não é classificatória para nada melhor. Também já dissemos que melhor seria a implantação da 2ª divisão da Copa Federação, dando vagas na competição do ano seguinte aos melhores colocados. Ou então que não fosse permitida a participação de clubes que já estão em uma das divisões do Campeonato Brasileiro. Porém, como costumeiramente acontece, a alternativa menos trabalhosa prevaleceu.
Será lamentável ver clubes tradicionais como Internacional e Independente de Limeira, Francana, Portuguesa Santista, Comercial de Ribeirão Preto e Taquaritinga jogando apenas por jogar, somente para não ficarem parados. Se eu fosse o presidente de um desses clubes, protestaria fechando o departamento de futebol até o Campeonato Paulista de 2008. Afinal, o prejuízo será o mesmo participando ou não do torneio tampão.
O bom desse episódio foi o não que 60% dos clubes que poderiam entrar disseram a esse torneio. Com todo respeito aos dirigentes dos oito que aceitaram, o bom senso prevaleceu entre a maioria e o tampão ficou esvaziado.
AdoniranO ex-unionista Adoniran, filho do ex-jogador do União Barbarense Lazo Preto e sobrinho de outro ex-unionista e santista, o zagueiro Brandão, vai jogar no Santos do técnico Vanderlei Luxemburgo. Quem intermediou a transação foi o agenciador de jogadores de futebol José Antônio “Totó” Bressan, da World Passion. Bressan e Adoniran se propuseram a participar ao vivo do Jornal de Esportes Gol de Placa, da Rádio Luzes, na sexta-feira. Durante o programa, eles explicaram como foi a saída do Leão da 13, a passagem pelo Ituano e a negociação com o Peixe.
Os dois disseram que seus trabalhos foram preteridos pelo União, principalmente pelo então técnico Rafael Cammarota. Bressan afirma que os clubes de Santa Bárbara e de Itu, mesmo que não exista nenhum contrato por escrito, serão recompensados por Adoniran. Quando e quanto são informações que ainda não estão definidas pois, até agora, a negociação não envolveu dinheiro.
Para o presidente do alvinegro barbarense, Reinaldo Brugnerotto “Italiano”, o agenciador “Totó” Bressan faz um trabalho sério e é o único que vincula o clube às intermediações de jogadores que realiza. Outros sequer dão satisfação.
O fato é que Bressan, profissional competente e inteligente, está fazendo o seu papel. Se o clube vai ou não receber algum valor, apesar dos princípios de reconhecimento que afirma adotar, não é exatamente problema dele. A transação é ótima para o jogador e sua família e promete ser muito boa para Luxemburgo e o Santos.
Quanto à União e Ituano, eles que estruturem melhor suas categorias de base visando a revelação e formação de jogadores. Ou contratem o Bressan pra fazer o serviço.
Mural da Bola
() As Redes Vida e Família transmitirão ao vivo partidas da Copa FPF que vai começar dia 14 de julho. O primeiro jogo a ser mostrado será Palmeiras e União Barbarense (Rede Família).
() O União conseguiu alterar para sábado à tarde os mandos de seus jogos da Copa FPF que estavam marcados para as manhãs de domingo. Agora só falta pedir que as partidas marcadas para as noites de quartas (29 de agosto e 5 de setembro) sejam transferidas para os dias seguintes. Assim, evita concorrência com as transmissões dos jogos do Brasileirão pelas TVs.
“Tenho Dito”
“Futebol é uma coisa que envolve paixão. O nosso maior bem é a torcida e se não joga pode ocorrer um certo esquecimento. A população da cidade pára de acompanhar. É como uma empresa que trabalha só 70 dias por ano. Ela não consegue se manter. Em um clube de futebol é a mesma coisa.” Santino Soares Júnior, presidente do Comercial de Ribeirão Preto, um dos principais incentivadores da criação do torneio tampão para os clubes que não conseguiram vagas na Copa Federação Paulista de Futebol. Tá bom, presidente! Vamos então ver quantas pessoas acompanharão o Bafo no Estádio Palma Travassos.
Troféu Apagão
Para os oito clubes que se sujeitaram a disputar o torneio tampão que está sendo criado pela Federação Paulista de Futebol visando “contemplar” quem não conseguiu índice técnico suficiente para a Copa Federação. O torneio será denominado de Energil C, mas bem que poderia se chamar Energil C Tá Brincando.
Troféu Gol de PlacaPara o Rio Branco de Americana que não vai se sujeitar ao torneio tampão criado para quem não conquistou uma vaga na Copa Federação Paulista de Futebol. O Tigre faz muito bem em priorizar apenas as categorias de base durante o segundo semestre.
José Flávio Scavassa é coordenador da Equipe Líder
da Rádio Luzes da Ribalta (AM 1360), emissora
integrante da Rede Jovem Pan Sat, e escreve
às segundas-feiras.
e-mail: [email protected]





































































































































