Suspensão da Rússia na repescagem da Copa do Mundo é mantida

CAS recusou pedido da Federação de Futebol Russa de disputarem uma vaga com a Polônia

Categorias: Futebol Mundo

Por: Agência Estado, 18/03/2022

russia 1 e1647626950741
Russos chegaram às quartas de final na última Copa do Mundo (Foto: Joosep Martinson/FIFA)

Campinas, SP, 18 – A Rússia sofreu mais uma derrota no âmbito esportivo nesta sexta-feira. A Fifa informou que a Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou o pedido da Federação de Futebol do país para que as sanções contra a seleção nacional e seus clubes fossem anuladas. O Tribunal optou por mantê-los impossibilitados de disputar jogos oficiais por causa da invasão à Ucrânia.

A Rússia sonhava em disputar a repescagem para a Copa do Mundo do Catar com a Polônia, no fim do mês (dias 24 e 29), mas com a confirmação do veto, a rival já está no confronto final por vaga à competição. A punição vale também a atletas de Belarus, banidos porque o país declarou aliança à Rússia.

russia 1
Russos chegaram às quartas de final na última Copa do Mundo (Foto: Joosep Martinson/FIFA)

RÚSSIA PERSISTE

A Federação russa de futebol ainda tenta anular a proibição da Fifa antes de outra rodada de jogos internacionais marcada para o início de junho. Caso haja uma vitória russa no CAS, os jogos dos playoffs de março teriam de ser repetidos, o que é pouco provável.

A Polônia já se organizou e declarou abertamente que não entrará em campo contra os russos caso haja uma decisão favorável de última instância. O centroavante Lewandowski é um dos líderes do movimento.

Enquanto isso, a atacada Ucrânia ainda tenta se recuperar dos ataques para poder jogar pela repescagem da Copa do Mundo contra a Escócia. O duelo que ocorreria nesta quinta-feira acabou adiado para junho. Quem passar encara o vencedor de País de Gales e Áustria pela vaga no Catar.

Confira também: