Superlotação causa morte e suspende Gimnasia e Boca Juniors

Perto de oito mil torcedores estavam do lado de fora do estádio e muitos tentando entrar. A Polícia usou força para conter a multidão.

Os jogadores saíram correndo para os vestiários, enquanto os torcedores invadiam o campo para tentar respirar e evitar atropelos

Confusão na Argentina
Jogadores saíram rápido do campo devido o gás lacrimogêneo

Buenos Aires, ARG, 7 (AFI) – Um morto por causa de uma parada cardíaca e uma confusão generalizada paralisou o jogo entre Gimnasia y Esgrima e Boca Juniors, nesta quinta-feira à noite, pelo Campeonato Argentino, em La Plata. O tumulto foi causado pela briga fora do estádio Juan Carmelo Zerillo, que estava lotado, mas perto de oito mil torcedores estavam do lado de fora e muitos tentando forçar a entrada para ver o jogo.


Para conter estes torcedores, os policiais, muitos deles da Cavalaria, usaram de muita violência e também utilizaram bombas de gás lacrimogênio e também balas de borrachas. Rapidamente este gás atingiu as arquibancadas e até mesmo o gramado. Aos oito minutos, o jogo foi suspenso.

Os jogadores saíram correndo para os vestiários, enquanto os torcedores invadiam o campo para tentar respirar e evitar atropelos. Na correria, um homem de 57 anos passou mal e morreu. Identificado como César Regueiro ele foi encaminhado a um hospital, mas morreu antes de ser atendido.


LAMENTOS OFICIAIS
As falhas na organização da partida foram evidentes, não só no aspecto de segurança, mas também pelo excesso de torcedores presentes ao estádio. Responsável pela organização do campeonato e, portanto, por sua segurança, mesmo assim, a direção da AFA – Associação Argentina de Futebol – lamentou o ocorrido.

Confusão e morte na Argentina
Confusão entre Gimnasia e Boca Juniors. Foto: Reprodução twitter

“A AFA repudia veementemente os acontecimentos publicamente conhecidos que ocorreram hoje nas imediações do estádio do Gimnasia e manifesta o seu compromisso de continuar a trabalhar para erradicar este tipo de episódios que mancham o festival de futebol”.

Eduardo Aparicio, chefe da Agência de Prevenção da Violência no Esporte da Argentina, detalhou a superlotação do estádio em La Plata em entrevista.

“Havia mais de oito mil pessoas ao redor do estádio, que já estava com 100% da capacidade. Cuidamos tanto do público interno quanto externo. A polícia teve que reprimir porque arremessaram pedras, e os gases causaram a suspensão da partida“.

PELO TÍTULO
Os dois times brigam pelo título da temporada. O Boca Juniors é vice-líder com 43 pontos, um atrás do líder Tucuman. O Gimansia Y Esgrima é sexto colocado, com 38 pontos.

Confira também: