Superado Felipão volta ao Verdão num retrocesso sem procedentes

Demitiu o jovem Roger Machado, que realmente não estava bem, e trouxe para o seu lugar o superado Luiz Felipe Scolari, o Felipão.

Demitiu o jovem Roger Machado, que realmente não estava bem, e trouxe para o seu lugar o superado Luiz Felipe Scolari, o Felipão.

0002050330421 img

São Paulo, SP, 27 – Incrível, mas o Palmeiras, que vinha impondo uma nova filosofia administrativa no futebol do clube nos últimos anos, resolveu dar um passo (ou vários!) atrás na última quinta-feira. Demitiu o jovem Roger Machado, que realmente não estava bem, e trouxe para o seu lugar o superado Luiz Felipe Scolari, o Felipão.

Um tremendo passo atrás da atual diretoria verde e branca! Lógico que, de repente, Felipão pode até conseguir alguma coisa boa nesta nova fase de Palmeiras. Em minha opinião, no entanto, considero Felipão um atraso de vida para o clube que acaba de contratá-lo.

0002050330422 img

VOLTA AO TEMPO
Não dá para acreditar que depois de uma Copa do Mundo como a que assistimos, onde percebermos como o futebol evoluiu física, tática e tecnicamente, a diretoria verde resolveu voltar no tempo e contratar um treinador tão cheio de defeitos profissionais como Felipão.

Ele vai voltar co m os mesmos vícios (ganhar jogos no grito, aplaudir jogadores como Felipe Melo que só ganham jogadas na pancada e recriar a famosa “Família Scolari” que tantos dissabores trouxe aos torcedores do Brasil na Copa de 2014.

SISTEMA SUPERADO
A volta de Felipão ao Palmeiras,será a volta de um sistema superado de preparação que nos levou aos malfadados 7 a 1, do Mineirão, quatro anos atrás. Ainda bem que Felipão vai trabalhar apenas num clube e não novamente na Seleção Brasileira.

Mas ainda assim, tenho pena do torcedor palmeirense que pode sofrer muito mais decepções nesta nova fase, justamente por culpa da péssima escolha feita por sua diretoria.

0002050330424 img

Dizer que eu estou errado nesta análise e que Felipão “evoluiu” muito depois da Copa de 2014, é um ledo engano. Ele, que foi o técnico dos 7 a 1 (pior resultado do Brasil numa Copa), na verdade, involuiu. Ele vinha trabalhando no “fantástico” futebol chinês onde dizem fazia excelente trabalho.

NA CHINA É DIFERENTE
Problema é que uma coisa é dirigir um time da China, que ainda engatinha no futebol, e outra é comandar um dos grandes clubes brasileiros como o Palmeiras. Acredito que foi no impulso, na aposta de que Felipão poderá repetir alguns de seus bons trabalhos quando dirigiu o Verdão em anos anteriores.

Só que aquele Felipão não existe mais. Está superado, parou no tempo. Por isso, não entendo como é que a diretoria do Verdão resolveu ressuscitá-lo. Mas como a contratação já foi oficializada e Felipão assume o cargo nas próximas horas, eu só tenho a lamentar pelo futuro do futebol do clube, que deve descer a ladeira daqui para frente.

SÓ FALTA O LUXA
Agora só falta outro grande clube contratar Wanderley Luxemburgo para ser seu treinador. Seria um completo retrocesso para o nosso futebol, porque nem Felipão, nem Luxemburgo tem hoje competência para dirigir um de nossos grandes clubes.

Aí sim seria mesmo o fundo do poço, não é verdade???

C * U * R * T * A * S

* O SÃO PAULO depois de quatro jogos sem perder, caiu na noite desta quinta feira, em Porto Alegre. Diego Souza marcou aos 3 minutos de jogo, numa falha do zagueiro Geromel. Aos 47 do primeiro tempo e aos 15 do segundo, Everton, o endiabrado ponta esquerda do Tricolor gaúcho, virou o resultado para seu time.

A partir daí, o Tricolor de Diego Aguirre não teve forças para reagir, apesar de ter tentado aproveitar os contra ataques para faze-lo. Resultado foi mais do que justo.

* NO TIME paulista, ótimas atuações de Arboleda, Hudson e Diego Souza (que fez o gol). Em compensação, Militão levou um baile do garoto Everton do Grêmio e Nenê esteve longe daquele jogador que vinha desequilibrando a favor do São Paulo.

Grêmio jogou bem, virou em cima do São Paulo e segurou o time paulista atrás do Flamengo

Grêmio jogou bem, virou em cima do São Paulo e segurou o time paulista atrás do Flamengo

Everton, atacante do São Paulo, também não repetiu suas boas atuações anteriores. No Grêmio, destaque para Everton, o melhor do jogo, Grohe, no gol e Maicon no meio campo. Geromel me pareceu fora de ritmo. Ramiro correu mas fez pouco.

* TODO MUNDO bate palmas para Luan, atacante gremista. Mais uma vez, ele pouco produziu. Acho que a imprensa tem badalado muitos jovens jogadores que não merecem tantos elogios. Luan é um deles. Paquetá, do Flamengo é outro.

Com jogadores como esses, a Seleção Brasileira não irá longe em torneios futuros. Isso, na minha opinião, é claro. E para ser justo. Gostei muito do ponta Everton do Grêmio. Esse sim, me parece jogador de seleção num futuro próximo. É bom de bola.

PALMEIRAS DECEPCIONANTE

* O PALMEIRAS foi decepcionante mais uma vez. Perdeu no Rio para o Fluminense, por 1 a 0, numa partida em que o time verde de Roger Machado oscilou muito e não conseguiu se impor ao adversário.

Por falar no treinador, Roger foi demitido assim que o jogo terminou. A diretoria não sentiu mais segurança em mantê-lo no comando do time. Para seu lugar, como disse acima, vem Luiz Felipe Scolari. Um verdadeiro dinossauro. Considero um grave erro da diretoria palmeirense.

* NO JOGO disputado no Rio de Janeiro, o Fluminense foi mesmo melhor e mereceu vencer. O Palmeiras teve presença discreta em todos os setores. O meio campo, em particular, não jogou nada. Sem lançamentos, o ataque também decepcionou.

Só a defesa conseguiu segurar a barra, mas não foi o suficiente para o Verdão vencer. Em consequência, o Palmeiras perdeu a chance de encostar no grupo que lidera o Campeonato Brasileiro. Para quem investiu tanto,. a decepção é muito grande.

* DESTACO no Fluminense o goleiro Julio Cesar, o zagueiro Gum. Mas os outros jogadores não foram assim tão inferiores a esses dois. Houve uma exibição de bom nível de todo o time. No Palmeiras Antonio Carlos foi o melhor da defesa. Weverton esteve bem no gol.

No meio campo Felipe Mello me pareceu muito nervoso. Brigou até com um repórter da SporTV. Foi substituído ou poderia ter sido expulso. Na frente a maior decepção foi Dudu. Não fez uma só jogada de qualidade. Está em baixa.

* GOL DO Flu foi marcado por Gilberto, aos 42 minutos do primeiro tempo. Destaco ainda a péssima atuação de Scarpa, jovem jogador que pertencia ao Fluminense e transferiu-se para o Palmeiras. Torcida tricolor não perdoou esse jogador.

Ele recebeu vaias nos dois tempos de jogo. Talvez por isso, tenha produzido um futebol abaixo de seu nível. Paralelamente, Leila, a dona da Crefisa disse que deixará o patrocínio do Palmeiras se a Oposição vencer. Seria péssimo para o Palmeiras.

HEROI DO ITAQUERÃO

Romero, o matador do Itaquerão

Romero, o matador do Itaquerão

* MANO Menezes pretendia surpreender o Corinthians dentro do Itaquerão. Não conseguiu. O Cruzeiro perdeu por 2 a 0 com gols de Romero aos 16 e 34 minutos do segundo tempo. Aliás, Romero, quando joga no Itaquerão, cresce muito de produção e faz gols incríveis.

É o jogador que mais gols fez na Arena corintiana. O paraguaio foi o melhor jogador do time. Depois dele, o goleiro Cássio, que fez algumas defesas fantásticas. Jadson foi outro que brilhou na vaga deixada pelo meia Rodriguinho.

* A VITÓRIA aliviou um pouco a situação do técnico Osmar Loss. Ele estava ameaçado de ser afastado se o Corinthians perdesse esse jogo em casa. Como venceu, o jovem técnico continua e pode trabalhar ainda mais forte para ficar no cargo.

Entre os jogadores que defenderam o Corinthians nesta partida, destaque ainda para o jovem Pedrinho que entrou no time com muita vontade e foi decisivo nas construções das melhores jogadas do ataque alvinegro. Pedrinho, por sinal, já merece ser titular.

PEIXE SEGURA O LÍDER

* O SANTOS segurou o então líder do campeonato na última quarta feira. Empatou em 1 a 1 com o excelente time do Flamengo e ganhou ponto precioso na sua luta para fugir das últimas colocações do campeonato.

O Mengão não teve moleza, apesar de ter mais time. Rubro negro carioca até marcou primeiro através Bruno Guilherme, zagueiro santista, que marcou contra aos 2 minutos de jogo. Mas aos 33 minutos, Gabigol igualou o placar em jogada primorosa de Rodrygo. Uma jogada de gênio.

* SERGINHO foi o técnico do Santos nesse jogo. É que Jair Ventura foi demitido e o clube ainda não contratou o substituto. Mas o velho Chulapa deu conta do recado. O Santos jogou melhor do que vinha fazendo sob o comando de Jair.

Mesmo assim, Serginho garantiu que é apenas um técnico tampão. Não vai continuar no cargo. Diretoria alvinegra prometeu anunciar o nome do novo treinador nas próximas horas. Dizem que os primeiros contatos já foram feitos. Vamos aguardar mais um pouco.

* ENTRE os jogadores que defenderam o Santos destaque para o goleiro Vanderlei, para o atacante Rodrygo e para Gabigol, que voltou a marcar depois de alguns jogos de jejum. A decepção do time foi Sasha, que já a algum tempo não produz o futebol que a torcida quer ver.

Aliás, o Santos precisa mesmo de reforços. Alguns já chegaram, mas até que eles consigam jogar o que sabem, vai demorar um pouco. O Peixe pode sofrer com isso. No Mengão destaque para Diego, o melhor do time.

Fluminense venceu o Palmeiras

Fluminense venceu o Palmeiras

SITUAÇÃO DO BRASILEIRÃO

* CLASSIFICAÇÃO da Série A do Brasileiro. Flamengo é líder com 31 pontos ganhos. São Paulo, 29. Atlético MG, Inter e Grêmio, 26. Cruzeiro, 24. Palmeiras, 23. Corinthians, 22. Fluminense, 21. Botafogo, 20. Vasco e Sport, 19. Vitória, 18. América MG, 17. Bahia, Santos e Chapecoense, 16. Paraná, 13. Atlético PR, 10. Ceará, 8.

Os últimos quatro clubes na classificação geral são Chapecoense, Paraná, Atlético PR e Ceará. Esses, no momento, os times que cairiam para a série B em 2019.

* PRÓXIMOS jogos. Décima sexta rodada. Sábado, Ceará x Fluminense. Domingo às 11 horas, Vasco x Corinthians e Palmeiras x Paraná. Às 16 horas, Cruzeiro x São Paulo, Atlético PR x Vitória, Flamengo x Sport, Internacional x Botafogo.

As 19 horas, Chapecoense x Grêmio e Santos x América MG, na Vila. Na segunda feira, as 20 horas, Bahia x Atlético Mineiro.

Nesta rodada, considero favoritos Vasco, Palmeiras, Flamengo, Inter. Nos demais jogos há equilíbrio entre os adversários.