SUL-AMERICANA: Vasco e Corinthians decidem futuro em noite crucial

Enquanto o Vasco aposta no apoio da torcida em São Januário, o Timão precisa mostrar força fora de casa, diante de um adversário que pode atuar com reservas, mas ainda assim é perigoso.

IMG 9825
Vasco e Corinthians jogam por suas sobrevivências na última rodada da fase de grupos da Sul-Americana. (Foto: Reprodução/CRVG)

São Paulo, SP, 26, (AFI) – A noite desta terça-feira promete muita emoção para os torcedores de Vasco e Corinthians, que dependem de uma combinação de resultados — ou de um desempenho perfeito — para seguirem vivos na competição continental.

FORÇA DO ALMIRANTE

O Vasco entra em campo nesta terça-feira (27), às 19h (de Brasília), diante do Melgar, no estádio de São Januário, pela sexta e última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. A partida terá transmissão exclusiva pelo Paramount+.

O Cruzmaltino, atual terceiro colocado do Grupo G com cinco pontos, precisa da vitória para manter a esperança de avançar ao mata-mata. O Melgar, vice-líder com sete pontos, joga por um empate para garantir a vaga no playoff das oitavas de final. No primeiro turno, as equipes empataram em 3 a 3 no Peru, em um jogo marcado por mais um apagão vascaíno: o time abriu 3 a 1, mas cedeu o empate na etapa final.

Esse roteiro tem se repetido ao longo da temporada. No último sábado (24), pela Série A do Brasileirão, o Vasco saiu na frente contra o Fluminense, mas sofreu a virada nos minutos finais, acumulando mais um revés do tipo — o sexto gol sofrido após os 40 minutos na temporada.

Para o decisivo confronto, Hugo Moura cumpre suspensão, enquanto Philippe Coutinho retorna de lesão e deve ser titular. Por outro lado, Payet e David Estrella seguem no departamento médico.

O Melgar, terceiro colocado do Campeonato Peruano e dono de uma das melhores defesas do torneio local, tem a vantagem do empate. A equipe de Wálter Ribonetto deve manter a base titular, mas sem Bernardo Cuesta e Cristian Bordacahar, lesionados. Lautaro Guzmán pode reforçar a marcação no meio-campo, enquanto Percy Liza segue como referência no ataque.

No outro jogo do Grupo G, o já classificado Lanús recebe o Academia Puerto Cabello, também às 19h, no Estádio Ciudad de Lanús, em Buenos Aires. O time argentino lidera a chave com 11 pontos e garantiu antecipadamente a vaga direta nas oitavas de final.

A equipe venezuelana, com apenas quatro pontos e já eliminada, entra em campo apenas para cumprir tabela. Na primeira rodada, os times empataram em 2 a 2, em Valência, após o Lanús buscar o resultado mesmo com um jogador a menos.

DECISÃO FORA DE CASA

Mais tarde, às 21h30 (de Brasília), o Corinthians visita o Huracán, no Estádio Tomás Adolfo Ducó, em Buenos Aires, pela última rodada do Grupo C. O Timão depende apenas de si: com oito pontos e na vice-liderança, precisa vencer para garantir a vaga no mata-mata.

O Huracán, líder com 11 pontos, está classificado de forma antecipada e só perde a vaga direta nas oitavas se for goleado por quatro gols de diferença. Por conta da decisão do Campeonato Argentino, no próximo fim de semana, o técnico Frank Kudelka pode optar por poupar alguns titulares. A equipe bateu o Independiente no último sábado e agora aguarda o vencedor de San Lorenzo e Platense na final do torneio nacional.

O Corinthians, por sua vez, atravessa um momento defensivamente sólido — são quatro partidas sem sofrer gols — mas com dificuldades ofensivas: marcou apenas um gol nas últimas cinco partidas. No empate sem gols contra o Atlético-MG, no sábado, o técnico Dorival Júnior poupou os titulares, pensando no duelo desta terça.

“É uma decisão muito importante. Precisamos resgatar um resultado que deixamos escapar lá atrás. Independente do time que eles colocarem, nós temos que buscar a vitória”, afirmou Dorival, após o empate na Arena MRV.

O Timão deve ter força máxima, com os retornos de Cacá, Raniele, Rodrigo Garro e Yuri Alberto ao time titular.

Enquanto isso, também às 21h30, o América de Cali recebe o Racing-URU, no Estádio Pascual Guerrero, na Colômbia. O time colombiano está na terceira colocação do Grupo C, com sete pontos, e ainda sonha com a classificação. Para isso, precisa vencer e torcer por um tropeço do Corinthians contra o Huracán.

Em caso de derrota do Timão, até um empate classificaria o América de Cali. Já o Racing-URU faz campanha desastrosa: perdeu os cinco jogos que disputou e amarga a lanterna, sem chances de classificação.

Além de tentar o avanço, o América busca manter a invencibilidade como mandante na competição: foram duas vitórias e um empate em três jogos no Pascual Guerrero.

A rodada marca o encerramento da fase de grupos para as equipes brasileiras na Copa Sul-Americana e definirá quem seguirá na busca pelo título e quem dará adeus ao torneio.

FINALIZADO
UNE
Unión Española (CHI)
4 0
SAN
San Jose (BOL)
PÓS-JOGO
FLU
Fluminense
2 0
COL
Once Caldas (COL)
FINALIZADO
CAR
Caracas (VEN)
2 1
CHI
Deportes Iquique (CHI)
PÓS-JOGO
ATL
Atlético-MG
1 1
CIE
Cienciano (PER)
PÓS-JOGO
GRE
Grêmio
1 0
SLU
Sportivo Luqueño (PAR)
FINALIZADO
GOD
Godoy Cruz (ARG)
2 2
CAG
Atlético Grau (PER)
PÓS-JOGO
UNI
Universidad Quito (EQU)
1 0
VIT
Vitória
FINALIZADO
PAL
Palestino (CHI)
0 2
MUS
Mushuc Runa (EQU)
FINALIZADO
DYJ
Defensa y Justicia (ARG)
1 2
CER
Cerro Largo (URU)
PÓS-JOGO
CRU
Cruzeiro
0 0
UNI
Unión (ARG)
FINALIZADO
IND
Independiente (ARG)
7 0
NAC
Nacional Potosí (BOL)
FINALIZADO
GUA
Guaraní (PAR)
0 5
BOS
Boston River (URU)
PÓS-JOGO
HUR
Huracán (ARG)
1 0
COR
Corinthians
FINALIZADO
AMC
América de Cali (COL)
1 1
URU
Racing (URU)
PÓS-JOGO
VAS
Vasco
3 0
MEL
Melgar (PER)
FINALIZADO
LAN
Lanús (ARG)
2 2
PUE
Puerto Cabello (VEN)


Confira também: