Sub 20 do XV de Piracicaba realiza avaliações físicas visando o Paulista
O time estreia na segunda fase da competição nesse sábado, às 10 horas, contra o Corinthians
A equipe sub 20 do XV de Piracicaba realizou, na tarde desta terça-feira, 27, uma série de avaliações físicas visando à disputa da segunda fase do Campeonato Paulista 2013.
Piracicaba, SP, 28 (AFI) – A equipe sub 20 do XV de Piracicaba realizou, na tarde desta terça-feira, uma série de avaliações físicas visando à disputa da segunda fase do Campeonato Paulista 2013. Os testes fazem parte de um projeto em parceria com a Unimep e os resultados obtidos conferem dados como a velocidade máxima e a potência muscular e anaeróbia de cada atleta do elenco.

Com isso, é possível direcionar os treinamentos para que o trabalho realizado tenha o melhor aproveitamento possível. “Estas avaliações nos permitem preparar os atletas para que tenhamos uma equipe intensa dentro de campo. O futebol de hoje exige que você tenha um time preparado para exercer o seu melhor durante os 90 minutos”, comentou o preparador físico Fábio Stabilin.
A estreia do time do técnico Odair Patriarca na segunda fase da competição está marcada para este sábado, às 10 horas, em São Paulo contra o Corinthians, com transmissão da Rede TV.
O projeto
O projeto nasceu em 2012, após conversa entre o preparador físico Fábio Stabilin e o professor Charles Ricardo Lopes, do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).
Desde então, os alunos da universidade iniciaram as avaliações com o objetivo de classificar a eficiência de cada treinamento, com base nos resultados obtidos de cada atleta. “Hoje sei exatamente qual tipo de trabalho surte mais efeito com meu grupo de jogadores”, diz Stabilin.
Os testes aplicados são: Salto vertical, Sprint de 15 metros e o Rast Test. Com eles é possível avaliar a potência muscular e anaeróbia da cada atleta e também a velocidade máxima do jogador.
Outro procedimento utilizado é a Cinemática 3D. “Filmamos até hoje quatro partidas oficiais e três treinamentos. Depois um software faz a análise e produz um relatório com dados como o deslocamento total de determinado atleta, a velocidade, a aceleração e o gasto energético. O ideal é fazer esse trabalho com os garotos desde a categoria infantil, para que ele possa chegar ao time profissional melhor preparado”, finaliza o preparador físico.





































































































































