Sub-15 da Portuguesa Santista empata com Diadema em Ulrico Mursa e Sub-17 perde

Em partida tumultuada, Briosa arranca empate em 2 a 2 e se mantém na vice-liderança do Grupo 8; Sub-17 acabou derrotado por 2 a 1 no outro jogo

Pelo Sub-17, a Briosa acabou derrotada por 2 a 1 e estaciona nos 12 pontos, na quinta colocação do Grupo 8.

0002050090872 img

Santos, SP, 27 (AFI) – Na manhã deste sábado, as equipes Sub-15 e Sub-17 da Portuguesa Santista enfrentaram o Clube Atlético Diadema (CAD) pelo Campeonato Paulista. No Sub-15, em partida tumultuada, em que houve expulsões dos dois lados, a Briosa empatou em 2 a 2 com a equipe de Diadema, soma 22 pontos, e se mantém na vice-liderança do Grupo 8.

Pelo Sub-17, a Briosa acabou derrotada por 2 a 1 e estaciona nos 12 pontos, na quinta colocação do Grupo 8. Na próxima rodada, no dia 5 de julho, o Sub-15 e o Sub-17 da Portuguesa Santista vão a São Bernardo do Campo enfrentar o Santo André, a partir das 9h, no Estádio Baetão.

SUB-15
O primeiro tempo teve amplo domínio ofensivo da Portuguesa Santista. O CAD, por outro lado, tinha dificuldades de ultrapassar a linha do meio de campo e as ações ofensivas da equipe do ABC se resumiam a jogadas individuais e lances de bola parada. De tanto pressionar, a Portuguesa Santista abriu o placar aos 14 minutos. Em escanteio cobrado por Azarias, pela esquerda do ataque da Briosa, o zagueiro João Vitor completou de cabeça.

Santista buscou o gol de empate no Sub-15 e perdeu no Sub-17 para o Diadema

Santista buscou o gol de empate no Sub-15 e perdeu no Sub-17 para o Diadema

Após o gol, a Portuguesa Santista continuou pressionando o CAD, mas, em um lance isolado, o camisa sete, Edu, da equipe diademense, conseguiu entrar na área da Briosa e foi derrubado por João Vitor. O próprio Edu cobrou no canto direito do goleiro Felipe, que foi na bola, mas não conseguiu evitar o empate do adversário.

Uma confusão teve início no final da primeira etapa e o árbitro expulsou jogadores dos dois lados. Nas competições das categorias de base, quando atletas são expulsos, é permitido que se faça alterações. Assim, apesar das expulsões, as duas equipes permaneceram com o mesmo número de jogadores em campo.

MUDANÇAS NO INTERVALO
O segundo tempo iniciou com alterações nos dois times, forçadas pelas expulsões que ocorreram na primeira etapa. Antes que fosse possível avaliar como as equipes retornaram ao jogo, aos 34 segundos, em um ataque do CAD, Sidão completou de pé direito, dentro da área da Briosa, após cruzamento e virou o jogo.

À frente no placar, o CAD passou a atuar melhor que a Portuguesa Santista, que se limitava a contra-atacar e aproveitar as faltas próximas à área do time de Diadema. Em um desses lances, em falta cobrada pela esquerda, o camisa 10 Azarias acertou o travessão do goleiro Fabrycio. A bola bateu na baliza, voltou em cima da linha, e a zaga do CAD tirou da área.

Com o passar o tempo, a Briosa começou a alterar o panorama do jogo e passou a chegar com mais frequência ao ataque, principalmente com lançamentos de longa distância. Numa dessas oportunidades, a bola sobrou para o camisa nove Gaspar, que chutou por cima do gol ao ver o goleiro Fabrycio sair da área.

EMPATE MERECIDO
De tanto insistir, a Briosa conseguiu chegar ao empate em lance de falta pelo lado esquerdo, próximo à área do CAD. A cobrança foi de Azarias e o Camisa 13, Guilherme, completou de cabeça para dar números finais ao placar: Portuguesa Santista 2 x 2 CAD.

Para o técnico do Sub-15, Marcos Bazílio, o empate foi bom pelas circunstâncias da partida, mas ele acredita que, pelo futebol apresentado, a Briosa poderia ter saído com a vitória.

“No primeiro tempo tivemos domínio total da partida, mas o juiz deu um pênalti que eu achei inexistente, ele mandou trocar [jogadores] e tivemos que fazer algumas mudanças para voltarmos equilibrados. Pelas circunstâncias, o empate foi bom, mas pelo jogo, poderíamos ter saído com a vitória. Hoje para eles foi uma novidade, por causa das expulsões. Eles ficaram confusos no começo, mas depois conseguiram equilibrar e terminar o jogo bem”, analisou o treinador.

SUB-17
A partida iniciou com o Diadema pressionando, apostando na marcação desde o campo de defesa da Portuguesa Santista. Investindo constantemente ao ataque, o CAD conseguiu abrir o placar aos 13 minutos, com o camisa 11, Juliano, que correu com a bola pelo lado direito, desde o meio de campo, invadiu a área da Briosa e chutou alto, à direita do goleiro Marcelo.

No decorrer da primeira etapa, a Portuguesa Santista era melhor tecnicamente, conseguia se sobressair em lances individuais e tinha as melhores chances em lances pelo lado do campo. De tanto insistir, aos 37 minutos, Hugo foi derrubado dentro da área e ficou a cargo de João Pedro cobrar o pênalti marcado pelo árbitro. O camisa 10 da Briosa chutou no canto esquerdo do goleiro Lucas e empatou a partida.

Na volta para o segundo tempo, a Portuguesa Santista voltou pressionando, sem dar chances de ataque ao CAD. As jogadas principais continuavam saindo pelo lado do campo. Já o CAD apostava nos contra-ataques e nos lançamentos de longa distância para chegar à área da Briosa. As melhores jogadas da Portuguesa Santista nasciam pelo lado direito, tanto com Rael, quanto com Gustavo, que exploravam as bolas cruzadas na área. As oportunidades, no entanto, não eram devidamente aproveitadas pela equipe rubro-verde.

Após os 15 minutos, as duas equipes caíram de produção e não chegavam com consistência ao ataque. Já ao final da partida, aos 38 minutos, quando parecia que o jogo terminaria empatado, em bola que sobrou dentro da área, Eduardo tentou tirar e acabou acertando William, do Diadema. O camisa oito, Leonardo, cobrou alto, à direita do goleiro Marcelo. Placar final: Portuguesa Santista 1 x 2 Diadema.

A Kourusport Marketing Esportivo (www.kourusport.com.br) é a empresa responsável pela gestão do Departamento de Futebol Profissional e de Base, Sub11, Sub13, Sub15 e Sub17, da Associação Atlética Portuguesa (www.portuguesantista.com.br).

Alberto Ferreira