STJD reduz pena do Sport para seis jogos e mantém punição ao Vasco

Órgão decide diminuir sanções ao Leão da Ilha por invasão da torcida, já equipe carioca tem advertências mantidas aos atletas

Julgamento Sport Vasco STJD
Julgamento do Sport no STJD abrandou penas (Foto: Divulgação/STJD)

Rio de Janeiro, RJ, 31 (AFI) – O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) retornou do recesso judiciário nesta terça-feira e decidiu, numa sessão do Pleno, sobre os recursos do jogo entre Sport e Vasco, disputado na Série B de 2022. Além de reduzir a perda de mandos de campo do Leão – de oito para seis jogos – e converter metade em ação social, manteve a punição aos jogadores vascaínos.

DEFINIÇÕES

A recuperação do ponto perdido, já que a partida havia sido dada como encerrada com a equipe rubro-negra impedindo a continuação, foi uma das causas ganhas pelos pernambucanos. O órgão acertou ainda a redução dos duelos com portões fechados, sendo três dos seis no total tendo presença exclusiva de mulheres e crianças; serão apenas dois sem torcida.

A advertência educativa repete o que aconteceu no Paraná neste ano, com Athletico e Coritiba. A multa financeira imputada ao Sport, pela invasão de seus torcedores ao gramado, caiu de R$ 180 mil para R$ 150 mil, uma das sanções impostas no primeiro julgamento.

Sport Vasco Série B
Sport e Vasco foram a campo em outubro (Foto: Rafael Bandeira/SCR)

PENA MANTIDA

Ao contrário do Sport, o Cruzmaltino não conseguiu reverter a pena imposta a seus atletas. Apesar de reconhecer que houve provocação, principalmente por parte de Raniel, a defesa dos cariocas não mudou as suspensões, pois foram mantidas. Luiz Henrique e Raniel, autor do gol, cumpriram já no ano passado, e quatro para o goleiro Halls, ficando mais dois sem poder atuar.

“Ele fez uma provocação, está tipificado no Artigo 258-A. Ele provocou sim. Sim, tem que agir com cautela e dar o exemplo, mas ele não fez nada além do que está previsto no artigo 258-A”, afirmou o advogado que representou o clube da Cruz de Malta.

Confira também: