STJD dá punição branda a lateral do Coritiba por jogada violenta
Ele foi expulso com o cartão vermelho direto aos 40 minutos do segundo tempo da partida diante do Goiás
Curitiba, PR, 24 (AFI) – O lateral Egídio, do Coritiba, foi suspenso por uma partida em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol nesta quarta-feira, 24 de agosto. Por expulsão na derrota por 1 a 0 para o Goiás, o atleta foi denunciado por praticar jogada violenta e foi punido por maioria dos votos dos auditores da Terceira Comissão Disciplinar.
Egídio foi expulso com o cartão vermelho direto aos 40 minutos do segundo tempo da partida diante do Goiás, no Estádio Hailé Pinheiro, pela 20ª rodada da Série A. Na súmula, o árbitro relatou que o lateral foi punido “por golpear com o cotovelo a nuca de seu adversário”.
Entendendo que o atleta do Coxa praticou uma jogada violenta, a Procuradoria do STJD ofertou denúncia com base no artigo 254 do CBJD, que prevê suspensão de uma a seis partidas.

MAIS DETALHES
Após a leitura do processo pelo relator Alexandre Beck e a apresentação de provas de vídeo, o Procurador William Figueiredo fez suas considerações.
“O atleta estava claramente fora de controle, digamos assim, e já dá uma entrada ríspida no primeiro lance. E, na disputa em sequência, vai com a clara intenção de atingir o adversário com o braço. Ele olha a bola e, com intenção, abre o braço para acertar o adversário. O VAR chamou, o árbitro viu claramente e aplicou corretamente o cartão. É um caso clássico de 254, que merece a punição”, apontou o Procurador.
Em defesa ao lateral, a advogada Bárbara Petrucci participou da sessão por videoconferência e confirmou o fato, solicitando a aplicação da pena mínima pela primariedade do atleta.
“O vídeo mostra de fato o que aconteceu. Se trata de um atleta primário. O árbitro na súmula fala em cotovelada, mas foi com o antebraço, apesar da intenção. Dentro das possibilidades da disputa de bola, ele tentou de fato ser cauteloso, mas praticou a jogada temerária. Considerando todos esses fatos e a ficha disciplinar dele, solicito a aplicação de pena mínima, convertida em advertência”, declarou.
O relator Alexandre Beck votou para aplicar um jogo de suspensão ao jogador do Coritiba e justificou seu voto.
“A imagem é diferente do que está relatado e ajuda a entender a dinâmica do lance. O atleta tem uma ação bastante efetiva, estava muito viril e ativo. Ele faz uma jogada viril e, em seguida, tem esse choque. Por isso, voto com a denúncia da Procuradoria com base no 254 e aplico a pena de um jogo de suspensão”, disse.
Os auditores Eric Chiarello, Cláudio Roberto Lopes Diniz e Bruno Tavares acompanharam integralmente o voto do relator. O presidente Luis Felipe Procópio divergiu para aplicar dois jogos de suspensão ao atleta. A decisão em primeira instância cabe recurso junto ao Pleno.
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Futebol Brasil
Série A2: Taubate anuncia atacante que foi destaque no futebol gaúcho
10/12/2025 -
Futebol Brasil
Supercopa dos Campeões marca a abertura da temporada 2026 no futebol capixaba
10/12/2025 -
Futebol Brasil
Vitória renova com Jair Ventura até o fim de 2026
10/12/2025 -
Futebol Brasil
Carlinhos Neves lançou em São Paulo o livro 'Conversas sobre Futebol'
10/12/2025






































































































































