Sport x Ceará - Chegou a hora da verdade na 'Lampions League'!

A partida de volta acontecerá na próxima quarta-feira, às 22 horas, na Arena Castelão

0002048173772 img

Campinas, SP, 02 (AFI) – Depois de dois meses e meio e 36 partidas, a 12ª edição da Copa do Nordeste finalmente começa a definir o campeão de 2014, nesta quarta-feira. A partir das 22 horas, Sport e Ceará se enfrentam, na Ilha do Retiro, em Recife, pelo jogo de ida.

A partida de volta acontecerá na próxima quarta-feira, às 22 horas, na Arena Castelão, em Fortaleza. A exemplo do que acontece na Copa do Brasil, caso haja empate no saldo de gols, quem marcar mais gols fora de casa. Persistindo o empate, a disputa irá para os pênaltis.

Para chegar até à final, o Leão da Ilha sofreu muito mais que o rival. Na primeira fase, passou apenas como segundo colocado, com oito pontos, no equilibrado Grupo D. O líder foi o Guarany-CE, como nove. Os eliminados foram Náutico, com seis, e Botafogo-PB, mas após perder quatro pontos jogadores irregulares. No mata-mata, precisou suar muito para passar por CSA e Santa Cruz.

O Ceará teve um percurso um pouco mais tranquilo. Na fase de grupos, liderou o Grupo C, com 11 pontos. Deixou para trás CRB, com dez pontos, Potiguar-RN, com nove, e Treze, com três. Na fase de mata-mata, chegou a golear seus adversários Vitórias e América-RN.

Se a campanha alvinegra apresentou-se mais consistente, no quesito história, a vantagem é totalmente do Sport. O time pernambucano é o segundo maior vencer com duas taças (1994 e 2000), ao lado do Bahia e atrás do Vitória, cinco vezes campeão. Além disso, tem um vice e dois terceiros lugares. Já o Vozão tinha como melhor classificação, até agora, dois quarto lugares.

0002048173772 imgBaptista mantém dúvida

Mistério total
No Rubro-negro, o técnico Eduardo Baptista, filho de Nelsinho Baptista, hoje no Kashiwa Reysol-JAP, optou pelo mistério. O último treino o comandante optou por fazer com o portões fechados no centro de treinamento, em Paratibe. Com isso, pode testar formações e jogadas ensaiadas.

A maior dúvida, porém, é com relação ao substituto do meia Felipe Azevedo, suspenso pela expulsão na segunda semifinal contra o Santa Cruz. A tendência, contudo, é que o volante Rithely, que fora pouco utilizado nos últimos volte a ser titular. O meia Danilo é quem disputa a vaga.

“Ainda tenho algumas dúvidas, mas revelarei o time somente 30 minutos antes de o jogo começar. Por isso, escolhi trabalhar no centro de treinamento. Porque na Ilha do Retiro não poderíamos treinar sem que vocês (jornalistas) observassem”, afirmou Baptista.

0002048173774 imgMagno Alves foi poupado no treino

Nada de esconder
Se o adversário optou pelo esconde-esconde, o técnico cearense, Sérgio Soares, não pareceu muito preocupado em fazer mistério. Mesmo assim, ele preferiu não entregar as armas do Ceará de bandeja e viajou para Recife, sem falar os 11 titulares, embora tenha prometido mudar pouco.

No último treinamento, o zagueiro Anderson e o atacante Magno Alves foram poupados por questões físicas. Em seus lugares, treinaram Gabriel e Rogerinho, respectivamente. Apesar disso, a presença dos poupados está praticamente garantida.

Na lateral esquerda, Vicente ganhará vaga de Hélder. “O lado do Sport é um lado forte com o Patrick. Com o Vicente, que é um jogador que agride mais, a gente pode inibir a ação do Patrick naquele setor”, explicou Soares.