Sport 2 x 2 Santos - Gosto amargo em jogo eletrizante no Brasileirão
Leão jogou bem durante primeira etapa e teve vantagem numérica, mas permitiu igualdade à equipe santista
Sport deixa escapar chance da primeira vitória no Brasileirão, enquanto Peixe sai, por ora, da zona do rebaixamento
Recife, PE, 26 (AFI) – O Sport desperdiçou grande chance de conquistar sua primeira vitória na Série A do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, diante de uma Ilha do Retiro lotada, o Leão amargou empate por 2 a 2 contra o Santos na 17ª rodada com gols de Derik Lacerda e Lucas Lima; Gabriel Bontempo e João Basso descontaram.
Com o resultado adverso, os rubro-negros seguem afundados na lanterna, somando agora cinco pontos, já os santistas deixam — provisoriamente — o Z-4, chegando aos 15 pontos ganhos na 16ª colocação.
Os times voltam a campo, pela 18ª rodada do Brasileirão, na próxima semana: os pernambucanos recebem o Bahia, novamente na Ilha do Retiro, às 16h do sábado (02), enquanto os paulistas enfrentam o Juventude, no Morumbis, às 20h da segunda-feira (04).
LEÃO EXPLORA FALHA
O jogo teve um início movimentado, com o Sport subindo a linha de marcação para pressionar o Santos. Numa destas jogadas, Gabriel Brazão se atrapalhou na saída ao chutar em cima de Barletta e a bola bater na trave; o camisa 30 ainda dominou e serviu Derik para completar aproveitando o gol aberto, abrindo o placar para delírio da Ilha do Retiro.
A abertura precoce do marcador deixou o duelo truncado e equilibrado, com rubro-negros e alvinegros tentando encontrar alternativas no setor ofensivo. Assim, os santistas ficaram perto do empate quando Igor Vinícius passou por Igor Cariús e cruzou na medida para Barreal, que chutou e parou em boa defesa de Gabriel.

Sólido defensivamente, o Leão controlou bem as investidas do Peixe, que buscou empatar a todo custo e não obteve sucesso.
Nos contra-ataques, os pernambucanos voltaram a levar perigo com Barletta, porém desperdiçou duas boas chances de marcar pela segunda vez ao sair de frente para o goleiro adversário. A equipe paulista também pecou nas oportunidades e os mandantes saíram em vantagem mínima.
PEIXE BUSCA EMPATE
Na volta para o segundo tempo, o Sport teve Pedro Augusto e Ignacio Ramírez nos lugares de Zé Lucas e Derik Lacerda, pendurado com cartão e lesionado, respectivamente.
O Santos, por sua vez, promoveu três modificações: saíram Igor Vinícius, Souza e Deivid Washington, enquanto Caballero, Gabriel Bontempo e Tiquinho Soares entraram, nesta ordem, com ambos dando novo panorama.
Logo no início, Ramírez teve faro em passe de Lucas Lima, mas a arbitragem marcou impedimento antes da bola chegar ao camisa 9.
Explorando a superioridade numérica, conquistada no fim da primeira etapa, o Leão voltou a assustar em novo chute do centroavante. A bola passou por Luan Peres e Ignacio finalizou cruzado, porém Brazão fez a defesa ao esticar o pé.
O domínio prosseguiu e Rivera abriu na esquerda para Matheusinho, que limpou para a perna direita e bateu próximo à trave. De tanto insistirem, os rubro-negros tiveram a recompensa: após troca de passes, Matheusinho rolou e Lucas Lima chutou desviando em Caballero antes de entrar.
O Peixe demorou, contudo tentou reagir. Em jogada veloz, a bola caiu para Rollheiser arrematar cruzado, entretanto Gabriel Vasconcellos defendeu. Não demorou e, numa triangulação rápida, Gabriel Bontempo saiu de frente para o gol e bateu na saída do arqueiro leonino.
No fim, ainda deu tempo para João Basso pegar um rebote na pequena área depois de falta cobrada e completar ao fundo do barbante, frustrando o Sport.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Única
-
Rodada:
- 17ª
-
Data:
- 26/07/2025
-
Horário:
- 21:30
-
Árbitro:
- Rafael Rodrigo Klein (RS)
-
Assistentes:
- Rafael da Silva Alves (RS) e Anne Kesy Gomes de Sá (AM)
-
VAR:
- Bráulio da Silva Machado (SC)
-
Cartões Amarelos:
- Sport: Lucas Lima, Zé Lucas e Hyoran
- Santos: Escobar e Barreal
-
Cartões Vermelhos:
- Santos: Tomás Rincón
-
GOLS:
- Sport: Derik e Caballero (contra)
- Santos: Gabriel Bontempo e João Basso
-
Público:
- 26.018
-
Renda:
- R$ 971.720,00
-
Estádio:
- Ilha do Retiro
-
Local:
- Recife (PE)




































































































































