Sport acaba com arrogância do mistão do campeão Corinthians na Arena Pernambuco

Depois dos 6 a 1 em cima do São Paulo, a torcida do Corinthians e parte da imprensa paulista, fizeram grandes elogios ao elenco do atual campeão brasileiro

Disseram que o time misto ou os reservas corintianos eram tão bons quanto os titulares, e que por isso mesmo o time da Fiel nem precisava mais pensar em reforços para o ano que vem

0002050130348 img

Depois dos 6 a 1 em cima do São Paulo, a torcida do Corinthians e parte da imprensa paulista, fizeram grandes elogios ao elenco do atual campeão brasileiro. Disseram que o time misto ou os reservas corintianos eram tão bons quanto os titulares, e que por isso mesmo o time da Fiel nem precisava mais pensar em reforços para o ano que vem porque tinha em seu elenco dois times formados para encarar a Libertadores e todos os torneios que viessem pela frente na temporada 2016.

Lincon entrou no ataque do Corinthians, mas não teve chance nenhuma

Lincon entrou no ataque do Corinthians, mas não teve chance nenhuma

Parece que não era bem assim. Houve muito exagero nesta análise, tanto que, no domingo à tarde, no Recife, o time do Sport fez 2 a 0 no Corinthians além de outros gols perdidos por seus jogadores.

O time de Tite não foi nem sombra daquele que goleou o São Paulo, numa demonstração de que naquele jogo não só o Tricolor jogou sua pior partida do ano, enquanto os reservas corintianos se superaram.

O Sport mereceu a vitória. Anulou as principais virtudes do Corinthians e soube construir jogadas para chegar aos dois gols que lhe deram a vitória. Com isso, quebrou uma longa invencibilidade do Corinthians que não perdia no campeonato desde a sua vigésima sexta rodada.

Depois desta derrota, aquela arrogância demonstrada pelos corintianos após os 6 a 1 sobre o São Paulo desapareceu. O corintiano percebeu que seu time é bom, mas não é assim tão fantástico que seus reservas são tão bons quanto os titulares. Os titulares são muito bons, mas parte dos reservas, estão bem longe disso.

C * U * R * T * A * S

* ENTRE os jogadores que defenderam o Corinthians ontem, Gil, Edu Dracena e Jadson estiverem muito bem. Em compensação, o goleiro Walter provou estar tecnicamente bem abaixo de Cássio; Cristian provou que não tem mais lugar no elenco; Lincom provou que é uma mentira e Romero sabe fazer firulas, mas seu futebol é bem fraco.

* AGORA só falta um jogo para o Corinthians encerrar sua participação no Brasileiro de 2016. Domingo que vem ele enfrenta o Avaí que é um dos piores times do campeonato. Jogo será no Itaquerão. Se jogar o que sabe e Tite colocar o time principal em campo, é jogo para a Fiel comemorar muitos gols. O Avaí é fraquíssimo.

* TRABALHO da diretoria corintiana foi perfeito. Conseguiu pagar os atrasados apesar das dificuldades, manteve o clima de união entre os jogadores e deu toda força para Tite em suas atitude. O treinador, por sinal, foi o principal responsável pelo título. Ele trabalhou muito bem. Escolheu certo seus titulares e fez seu time jogar muito.

* O ITAQUERÃO foi um verdadeiro alçapão para os adversários do Corinthians. Poucos adversários conseguiram vencer lá. Durante toda a temporada, apenas quatro derrotas. Fantástico. No ano que vem o estádio terá um Naming Right. Houve até acordo com a Globo para que a emissora cite o nome do novo patrocinador.

* NÃO SE sabe ainda quem vai deixar o elenco. Sabemos que Gil tem boa proposta, mas talvez ele queira disputar a Libertadores. Jadson também tem sido procurado, mas ele está tão bem no Corinthians que não pretende deixar o clube à curto prazo. Portanto, para a Libertadores, o Corinthians terá um time para ser campeão.

* O PALMEIRAS colocou seu time reserva para enfrentar o Coritiba na Allianz Arena. Tudo para poupar os titulares que quarta-feira vão enfrentar o Santos pelas finais da Copa do Brasil. Como o Verdão não esperava mais nada do Brasileirão, acho que Marcelo de Oliveira acertou em cheio em poupar seus jogadores mais qualificados.

* PARA O Verdão ganhar a Copa do Brasil será o encerramento de um ano tumultuado mas relativamente bom para o futebol do clube que no ano passado quase caiu. Neste ano, ao contrário, foi razoável no Paulistão e teve participação aceitável no Brasileiro. Agora pode fechar com chave de ouro a temporada na Copa do Brasil.

* NO JOGO diante do Coritiba nenhum destaque no Palmeiras. Time jogou um futebol confuso, sem objetividade. Normal para uma equipe formada de última hora para cumprir esse compromisso. A torcida entendeu. Afinal, hoje o que interessa mesmo ao Palmeiras é ser campeão da Copa do Brasil e disputar a Libertadores 2016.

* VITORIA do Coritiba foi mais do que justa. Com ela, o time paranaense ficou ainda mais distante das últimas colocações. Uma reação brilhante. O mesmo pode-se dizer do Vasco que venceu o Santos ontem em São Januário. A torcida vascaína deu um show. O Santos jogou o que podia, mas seu time estava muito desfalcado.

* ALIAS, Dorival Junior fez o mesmo que Marcelo de Oliveira. Poupou jogadores para disputar a final da Copa do Brasil. O Vasco não jogou tão bem. Mas a garra, a vontade, a aplicação de seus jogadores foi fantástica. Por isso, no final, o time de São Januário mereceu a vitória sobre o Peixe por 1 a 0. Nenê fez o gol de pênalti para o Vasco.

Nenê cobrou pênalti com categoria e manteve Vasco com chances de escapar do descenso

Nenê cobrou pênalti com categoria e manteve Vasco com chances de escapar do descenso

* COMO jogou com a equipe reserva e diante de um Vasco muito motivado, o Santos não foi bem neste jogo. Mereceu perder. Alias, neste Brasileiro, o Peixe não foi bem em seus jogos fora de casa. Se tivesse vencido pelo menos uma parte desses jogos, já estaria classificado para a Libertadores. Agora, depende da Copa do Brasil.

* SÃO PAULO provou para torcedores e parte da imprensa que não é um time de covardes e nem uma equipe cujo elenco é de atletas medíocres e limitados. A vitória de virada sobre o Figueirense sábado passado no Morumbi, foi de emocionar. Até os 45 minutos do segundo tempo o Figueirense vencia. Aí começou a grande virada.

* DURANTE boa parte do jogo os pouco mais de vinte mil torcedores que foram ao Morumbi quase que só vaiaram seu time. Em especial o zagueiro Lucão, considerado um dos responsáveis pela goleada sofrida pelo São Paulo diante do Corinthians, no Itaquerão, por 6 a 1. O garoto realmente não foi bem no clássico, mas o time todo não foi.

* MAGOADA com aquele resultado, a torcida sãopaulina foi ao Morumbi no sábado disposta a vaiar e humilhar seus jogadores, para tentar devolver a humilhação que eles passaram no clássico do Itaquerão. Uma postura errada, mas compreensível, que aumentou ainda mais a responsabilidade do time diante do aplicado Figueirense.

* TALVEZ por isso, o time catarinense tenha jogado de igual para igual e ate ficado à frente no placar durante uma boa parte do jogo. Só no final, numa demonstração de que todos tem brio e qualidade para vestir a camisa principal do São Paulo, o time fez dois gols, deu a virada no adversário e terminou o jogo aplaudido pela torcida.

* FOI UMA vitória justa, alcançada com muita aplicação, garra e uma boa dose de técnica. Neste jogo destaque para Ganso, que correu demais e ajudou muito o time na criação, na marcação e nos arremates. Alan Kardec foi outro. Além de ter feito gol comandou o time em campo. Coisa que também Rodrigo Caio soube fazer.

* MAS SE todos os jogadores mereceram aplausos pela fantástica virada, Thiago Mendes deve ser apontado como o grande heroi da partida. Além de ter jogado muito, fez um gol de fora da área, no minuto final da partida, que decidiu o jogo. Thiago provou que é muito bom de bola e tem lugar certo no time do São Paulo na temporada 2016.

* COM a vitória, o São Paulo manteve o quarto lugar na tabela de classificação (está no G4) e agora só precisa de um empate diante do Goiás, domingo, em Goiânia, para ganhar vaga na Libertadores. E mais. Se a diretoria ajudar e parar de fazer besteiras, o Tricolor tem ate chance de fazer grande campanha na próxima Libertadores.

* IMPORTANTE ainda dizer que o atual presidente do São Paulo precisa sair da comodidade de seu gabinete e sair às compras. Primeiro, deve ir atrás de um técnico à altura do clube. Depois deve dispensar quem não serve e contratar alguns reforços que realmente melhorem o potencial do clube. Esse trabalho deve começar já.

* FIQUEI com dó do centroavante Luis Fabiano que fez seu último jogo no Morumbi com a camisa tricolor. Ele chorou a partir do Hino. Estava acompanhado de suas filhas. No final, deixou o campo cabisbaixo, ouvindo o grito da torcida sãopaulina que o homenageou até ele entrar pelo túnel. Mas estava mesmo na hora dele ir embora.

Luis Fabiano fez um gol e foi beijar escudo do São Paulo no Morumbi em sua despedida

Luis Fabiano fez um gol e foi beijar escudo do São Paulo no Morumbi em sua despedida

* O CAMPEONATO Brasileiro de 2015 termina no próximo final de semana. A princípio, todos os jogos serão no domingo e no mesmo horário. Mas como estamos acostumados com mudanças, não se surpreendam se alguns jogos, cujos resultados não vão influenciar na classificação, forem alterados por causa da televisão.

* DE QUALQUER maneira aqui está a última rodada, a trigésima oitava, do Brasileirão 2015. Domingo jogam Corinthians x Avaí, Santos x Atlético Paranaense, Ponte Preta x Sport, Flamengo x Palmeiras, Internacional x Cruzeiro, Atlético Mineiro x Chapecoense, Figueirense x Fluminense, Coritiba x Vasco da Gama e Goiás x São Paulo.

* COMPLETA a rodada, Joinville, que já caiu e Grêmio que já está classificado para a Libertadores. Nesta rodada, há ainda alguma chance de que clubes que estão entre os quatro últimos, consigam se salvar do rebaixamento. No G4, também há uma briga pela quarta colocação. que pode virar quinta se o Santos ganhar do Palmeiras.

* O JOGO entre Santos e Palmeiras, na Allianz Arena, será quarta-feira à noite, pela Copa do Brasil. No jogo de ida houve vitória santista por 1 a 0, o que permite ao Peixe ganhar o título com apenas um empate. Quem vencer essa disputa, estará automaticamente na Copa Libertadores da América do ano que vem. Não há favorito.

* TEMPOS atrás o Santos estava em fase bem superior a do Palmeiras. Mas seu time caiu de produção, em especial, nos jogos fora de casa. Assim, no jogo da próxima quarta-feira, existe uma boa chance do Palmeiras vencer e ficar com o título. O Santos, ainda assim, só precisa empatar para ser mais uma vez campeão da Copa.

0002050130355 img

* LUIS FABIANO deu entrevista coletiva na última sexta-feira quando praticamente se despediu do São Paulo. Ele demonstrou estar magoado com a diretoria que não o procurou para renovar seu contrato até o final de sua carreira. Mas sua participação nos jogos do São Paulo foi tão irregular, que a diretoria acertou em libera-lo.

* A VERDADE é que o chamado Fabuloso fez muitos gols pelo São Paulo e termina sua carreira no clube como terceiro maior artilheiro de todos os tempos. Mas seu gênio difícil, suas expulsões, o exceto de cartões e de contusões, minaram seu trabalho e não o deixaram produzir o que poderia. Por isso justifica-se o seu afastamento.

* ROGÉRIO Ceni também está encerrando carreira no São Paulo. Termina de forma bem diferente do que esperava. Contundido, sem ganhar nenhum título no ano e sem poder participar de um último jogo despedida no Morumbi. A festa programada para ele no dia 11 de dezembro não me parece bem situada. Melhor fazê-la em janeiro.

* COM A saída desses dois medalhões o São Paulo diminui o custo de sua folha de pagamento porque tanto Luis Fabiano como Rogério Ceni eram os jogadores que mais ganhavam no elenco. Agora, o gol será de Denis, que provou ter qualidades para assumir a responsabilidade e por Alan Kardec, que tem belo futuro pela frente.

* O SÃO PAULO é o clube mais atrasado entre os grandes paulistas em matéria de planejamento para o ano que vem. Ainda não definiu um técnico, não sabe quem vai mandar embora nem quem vai contratar. Gestão Leco, portanto, é zero à esquerda até agora. A esperança é que ele melhore no rush final da atual temporada.

* TITE FEZ um apelo à diretoria do Corinthians. Que ela mantenha o atual elenco, mesmo que não consiga contratar reforços. Técnico acredita que atual grupo ainda pode produzir mais do que produziu durante o Brasileirão. Por isso quer manter essa base. Mas se for possível contratar reforços pontuais, será melhor. Aí a força aumenta.

* JÁ TEM gente fazendo criticas ao técnico Marcelo de Oliveira, do Palmeiras. Acham que ele tem um elenco cheio de opções e não consegue montar um bom time com ele. Por isso, se o Palmeiras perder a final da Copa do Brasil para o Santos, não será surpresa de Marcelo for demitido. Essa ideia já cresce nos bastidores do clube.

* PRESIDENTE do Santos fez um barulho dando semanas atrás com a promessa de contratar Ganso, do São Paulo. O tempo passou e nada aconteceu. Agora falam na volta de Robinho que não está satisfeito na China. Mas o salário do velho ídolo está muito acima do que o Peixe de hoje está disposto a pagar. Mais um que não vem.

* A ARBITRAGEM do Brasileirão 2015 foi uma das piores dos últimos anos. Ainda assim, o presidente da Comissão de Arbitragens da CBF não muda. Sergio Correa continua dono da situação e Marco Polo Del Nero não faz nem menção de mudar alguma coisa no setor. Pelo visto, em 2016 a arbitragem também será desastrosa.

* UMA COISA é certa. Sergio Correa nunca foi um grande árbitro e não conhece arbitragem. É uma figura que saiu do nada e que soube infiltrar-se nos bastidores do futebol. Porque é mantido no cargo ninguém sabe. Mas deve ter algum motivo importante. Quem sabe ele conhece os podres dos atuais dirigentes da CBF?