Sorocaba voltará a ser sede da Copa São Paulo de futebol Jr. em 2026
Segundo André Pinto, a ideia de trazer novamente a sede para Sorocaba surgiu dentro do planejamento de crescimento do Real
Fundado há um ano e meio, o Real Soccer vem se destacando pelo trabalho de base na região e será um dos representantes locais na Copinha
Sorocaba, SP , 07 (AFI) – A cidade de Sorocaba voltará a ser uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2026. A última vez que isso aconteceu foi em 2002. A confirmação foi dada ao Futebol Interior por André Pinto, presidente do Real Soccer — clube sorocabano que, ao lado do São Bento, já participa de competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Fundado há um ano e meio, o Real Soccer vem se destacando pelo trabalho de base na região e será um dos representantes locais na Copinha.
PLANEJAMENTO E RETORNO DA SEDE
Segundo André Pinto, a ideia de trazer novamente a sede para Sorocaba surgiu dentro do planejamento de crescimento do Real.
“Desde 2024, traçamos o objetivo de disputar as categorias do sub-11 ao sub-17 e, em 2026, pleitear a Copa São Paulo. Conversamos com a Federação Paulista e, após uma reunião com o presidente Reinaldo Carneiro Bastos, conseguimos o aval para sediar a competição”, contou.
O dirigente explicou que houve também uma reunião com Almir Laurindo, presidente do São Bento, e o secretário municipal de Esportes, Vitor Hugo Tavares.
“Solicitamos que Sorocaba voltasse a ser sede da Copinha. A FPF entendeu que cada sede deve ter apenas um clube, e como o São Bento já é um tradicional participante, o Real ficou responsável pela organização local em 2026”, completou André.
ELENCO E PREPARAÇÃO
O elenco sub-20 do Real já está em treinamento há quase dois meses no centro de treinamento do clube.
“Estamos trabalhando forte na preparação física. É uma grande responsabilidade, mas acreditamos que podemos fazer uma boa Copinha e consolidar nossa marca”, afirmou o presidente.
Segundo ele, o treinador da equipe será anunciado na próxima semana.
CRESCIMENTO NAS CATEGORIAS DE BASE
O Real vem conquistando resultados expressivos nas competições estaduais.
“Em apenas um ano e meio, fizemos uma das melhores campanhas da história do clube no Paulista Sub-17, chegando à terceira fase em um grupo com São Paulo, Corinthians e Ferroviária. Ainda vencemos o Corinthians no último jogo. Nosso sub-11 também foi destaque, ficando entre os seis melhores do Estado”, destacou André.
RUMO AO SELO DE CLUBE FORMADOR
O Real Soccer está em processo de certificação para receber o selo de clube formador da CBF.
“Trabalhamos com seriedade e equipe qualificada. Em pouco tempo, já realizamos 14 negociações com grandes clubes, como Palmeiras, Cruzeiro, Santos e Goiás”, explicou o presidente.
RELAÇÃO COM O SÃO BENTO
André fez questão de reforçar o respeito pelo São Bento, clube centenário da cidade:
“Antes de sermos o Real Soccer, tivemos uma parceria com o São Bento. Hoje seguimos caminhos diferentes, mas continuamos torcendo e respeitando muito o clube e sua história”, afirmou.
OLHAR PARA O FUTURO
Sobre a possibilidade de o Real se tornar um clube profissional, André foi cauteloso:
“Nosso foco é consolidar o trabalho de base. Talvez daqui a cinco ou seis anos possamos pensar nisso, mas, por enquanto, queremos crescer como formadores”, disse.
EXPECTATIVA PARA 2026
O presidente finalizou destacando o compromisso com a organização da Copinha em Sorocaba:
“Queremos realizar uma Copa São Paulo exemplar, com boa estrutura e grande público. Sorocaba e toda a região merecem sediar um evento dessa grandeza.”










































































































































