Sobe e desce paulista no Campeonato Brasileiro

Sobe e desce paulista no Campeonato Brasileiro

Faltando dois meses para o término da temporada, já são possíveis vislumbrar as perspectivas do futebol paulista para 2010. Enquanto Palmeiras e São Paulo brigam pelo título da temporada, e, consequentemente, por uma vaga na Copa Libertadores, o Corinthians cumpre tabela uma vez que já está garantido na Libertadores depois de ser campeão da Copa do Brasil.

O Santo André promete reagir na briga contra o rebaixamento, tanto que na última rodada deixou a zona de rebaixamento. E se conseguir êxito deixará o futebol paulista mais forte, porque o Guarani está com 90% de chances de subir da Série B. é bem verdade que Portuguesa e São Caetano correm por fora, mas agora são zebras.

O Brasileirão 2010, portanto, pode ter além dos atuais seis participantes, o Guarani. O clube mais tradicional do interior, campeão brasileiro de 1978, e cotadíssimo no Ranking da CBF, ficaria ao lado dos quatro grandes – são Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos – e dos ascendentes Santo André e Barueri, que ocupam vagas outrora de Ponte Preta e São Caetano, ou até mesmo da Portuguesa.

A Série B, que deve perder o Guarani, vai ganhar o Guaratinguetá, clube-empresa que subiu da Série C. O provável é que o Guará faça companhia a outros quatro paulistas: Ponte, São Caetano, Portuguesa e Bragantino. A Série C vai ter apenas o Marília, que por muito pouco não subiu neste temporada. Faltou sorte e um técnico de mais sorte que Leandro Campos.

Técnico pessimista
É Márcio Bittencourt, que depois de levar umas sapatadas na Ponte Preta, resolveu denegrir o elenco e a dizer que o time só vai lutar contra o rebaixamento. Para dizer isso, era melhor pega a malinha e ir embora. Bittencourt tem tudo para desbancar do topo o “pessimista mor” Cuca, que chora, justifica, explica, lamenta e aceita a derrota há muito tempo. Tanto que foi contratado para confirmar a queda do Fluminense para a Série B.

Nos corredores do Majestoso já se fala em sua queda. E pode aparecer, como opção, outro técnico da cidade para comandar o time e organizar a temporada 2010: Nicanor de Carvalho Júnior.

Técnico tampão
Muito inteligente, mas ainda com fama de intempestivo, Mário Sérgio assumiu o comando do Internacional sabendo que será um quebra-galho. Em dezembro, quem deve aportar no Beira Rio é Vanderlei Luxemburgo, que não quis deixar o Peixe na mão na reta final da temporada.

Ele próprio já avisou que vai dirigir o Colorado por apenas 11 jogos. E tem como meta levar o time à Copa Libertadores, o que lhe garantirá um prêmio de R$ 500 mil, até justo. Como aprecia a corrida de cavalos, Mário Sérgio, em breve, deve ter uma boa bolada para apostar.

Técnico Salvador da Pátria
É Luiz Carlos Ferreira, que deixou de lado as suas férias, para ferreira 0001 130assumir o Lemense, que luta pelo acesso dentro do campeonato Paulista da Segunda Divisão. Ferreirão aceitou o desafio porque é de Leme e amigo dos atuais dirigentes do clube.

Ferreira já acumula mais de 20 acessos pelo futebol brasileiro, a maioria, é claro, dentro do interior de São Paulo. É o típico técnico elétrico, agitado, motivador…Boa aposta do Lemense.