Só sobraram oito seleções no Mundial

Duelos desta terça-feira definiram os confrontos das quartas de final

Duelos desta terça-feira definiram os confrontos das quartas de final

0002050325003 img

Campinas, SP, 03 (AFI) – De trinta e duas, apenas oito seleções continuam na Copa do Mundo de Futebol na Rússia. As oitavas de final terminaram nesta terça feira com vitória da Suécia sobre a Suiça por 1 a 0 e classificação da jovem Seleção da Inglaterra que venceu a Colômbia na decisão por pênaltis. A vitória sueca foi justa. Time nórdico esteve um pouco melhor que seu adversário e mereceu vencer.

Já a Inglaterra, que tem talvez o time mais jovem da Copa, dominou os dois tempos regulamentares e fez 1 a 0 em pênalti bem marcado pelo árbitro e cobrado por Harry Cane (artilheiro da Copa da Russia com 6 gols). Praticamente, no último lance do jogo, Mina, aquele mesmo quarto zagueiro que fez sucesso no Palmeiras, marcou de cabeça o gol de empate da partida para a Colômbia. Em razão disso, houve a prorrogação de trinta minutos e como ninguém fez gols, a decisão de quem continuaria na Copa foi para os pênaltis. Nesta cobrança, foi melhor a Inglaterra que acertou quatro cobranças enquanto a Colômbia acertou três.

Com encerramento das oitavas de final, sexta feira começam as quartas. Logo de cara tem um jogão entre a jovem e competente seleção da França contra a seleção do Uruguai que faz campanha brilhante nessa competição. Jogo será em Novgorod, no dia 6, sexta, a partir das 11 horas da manhã (horário brasileiro). As 15, nesse mesmo dia, o Brasil enfrenta a boa seleção da Bélgica, num jogo que será disputado em Kazan. No dia seguinte, sábado, as 11 horas a Suécia encara a Inglaterra, em Samara e, as 15 horas, a Rússia, dona da casa, enfrenta a Croácia. Nestes quatro jogos, acredito que Uruguai, Brasil, Russia e Inglaterra de vem se classificar para a fase semifinal.

0002050325003 img

Lógico que posso errar, mas numa análise fria do que as oito seleções classificadas fizeram neste mundial, acho que serão esses quatro os times classificados. As semifinais serão disputadas nos dias 10 e 11 de julho, terça e quarta feira da próxima semana. A disputa do terceiro lugar será no dia 14, sábado, as 11 horas, em São Petesburgo. E a grande final será no ia 15 de julho, domingo, a partir de 12 horas, em Moscou, capital da Russia. Ou seja, como estamos no dia 3 (terça feira), faltam exatamente doze dias para a Copa do Mundo da Russia terminar.

Eu lamento, mas o script é esse. Se formos campeões ainda haverá muita festa, muita comemoração em nosso País. Mas se não chegarmos, o melhor será esquecer o que passou e se ligar no Campeonato Brasileiro e nas próximas disputas da Cop a Libertadores e da Copa Sul Americana de Futebol. Acredito que, como eu, todos voces prefeririam a primeira sugestão, que o Brasil seja hexacampeão. O resto pode vir depois, concordam???

CURTAS DA COPA

*TERMINADA a fase oitavas de final da Copa, vamos a um balanço geral da Copa até aqui. Abordaremos apenas as campanhas das oito seleções classificadas. Ataques: o melhor é o da Bélgica, que vai pegar o Brasil sexta feira. Belgas já fizeram 12 gols neste mundial. Depois vem a Rússia, dona da casa, e a Inglaterra, com 9. França, Uruguai e Brasil tem 7. Suécia, 6. Defesas: Uruguai e Brasil tem as defesas menos vazadas. Sò sofreram 1 gol cada, em quatro jogos disputados. Curiosamente, duas seleções que representam o futebol da América do Sul.

*DEPOIS de uruguaios e brasileiros, estão Croácia e Suécia com 2 gols contra cada. Bélgica, Inglaterra e França, 4. Rússia 5. Bélgica e Uruguai foram as seleções que mais venceram, 4 vezes. Essas duas seleções não empataram nem perderam jogos até agora. Entre as seleções classificadas, só Russia e Suécia perderam um jogo. As demais ou venceram ou empataram. O Brasil, venceu 3 jogos e empatou 1. Está invicto, mas não venceu todas, porque empatou com a Suiça. Brasil e Bélgica jogam sexta. Defesa brasileira é melhor. Ataque belga é superior.

*VI PRATICAMENTE todos os jogos desta Copa. Alguns jogadores me impressionaram. A dupla de zaga do Brasil formada por Miranda e Thiago Silva. O quarto zagueiro de Mina, que não ficou no Barcelona, mas é um grande zagueiro. Acho que o Barça não tem um zagueiro como ele. Houve erro de avaliação. Também quero aplaudir Phillipe Coutinho e Neymar, do Brasil, o centro avante HarryCane, da Inglaterra (artilheiro da Copa), o goleiro Moslera, do Uruguai (é um paredão) e Ochoa, do México, além da dupla Suarez e Cavani, da Seleção do Uruguai.

*BOM ainda lembrar que a Inglaterra já disputou seis prorrogações em Copas do Mundo. O artilheiro Henry Cane com o gol marcado no tempo normal contra a Colômbia, passou a ser o maior artilheiro do futebol ingles em todas as Copas. Mabppée, da França é outro cracaço.

*TITE QUE vive defendendo Neymar ao ponto de dizer que ele é “perseguido”, No passado, ele deu entrevista quando técnico do Corinthians, fazendo duras criticas ao atacante do Santos pelo exagero de suas simulações. Hoje, como sabe que precisa de Neymar, ele passa a mão na cabeça do jogador e o defende publicamente. Aliás, Tite é assim mesmo. Ele é dissimulado. Também cansou de criticar a diretoria da CBF mas assim que o convocaram para ser o técnico da Seleção, aceitou a oferta mesmo sabendo que iria trabalhar para uma diretoria corrupta.