Só Sergio Moro para prender quem comeu acarajés da Copa

Tudo somado, passa de 8 bilhões de reais. Quem pagou ? Quem vai pagar a conta final ? O dinheiro todo veio do BNDES, com juros módicos

É bom não esquecer que o dinheiro todo veio do BNDES, com juros módicos. Os prazos de pagamentos são longos e os clubes logo vão pedir água ou então a conta fica pendurada.

0002050147898 img

– “ Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo”. Sábias as palavras de Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos, aplicáveis a nossa realidade, principalmente em relação aos custos dos estádios da Copa do Mundo. Até hoje, ninguém sabe ao certo o que se gastou com a construção desses elefantes brancos e só mesmo uma Lava Jato, sob o comando do juiz Sergio Moro, para mostrar a roubança que fizeram, e com a prisão de todos aqueles que se enriqueceram e se deliciaram com os acarajés (propinas).

Marco Polo del Nero já esteve na CPI do Senado. E daí, o que aconteceu? Nada.

Marco Polo del Nero já esteve na CPI do Senado. E daí, o que aconteceu? Nada.

E não venham com essa ridícula estória de CPI para apurar a corrupção do futebol. A CPI, comandada por Romário, cujo relator é o senador Romero Jucá, um dos beneficiados da roubança que impera no país, é só fumaça.

Ou melhor, essa CPI foi criada para dar palanque a Romário e pegar de pau José Maria Marin, Marco Polo Del Nero e outros manjados corruptos do mundo da bola. É preciso ir mais longe, até porque CPI não pode ser seletiva: pega todo mundo ou não pega ninguém.

Outro dia, a ministra Rosa Weber do STF cortou o barato de Romário ao dar uma liminar contra a concessão de quebra de sigilo do diretor financeiro da CBF, Rogério Caboclo. Investigar sim. Todos aqueles que meteram o dedo no pudim devem responder na justiça por seus erros e crimes. Se a ministra Rosa Weber proibiu a iniciativa da CPI é porque ela acha que a Justiça não deve ser usada para vinganças pessoais.

Romário e Homero Jucá precisam ir mais a fundo

Romário e Homero Jucá precisam ir mais a fundo

A investigação não poder ser restritiva ou seletiva. Se Romário e seu ínclito relator, Romero Jucá querem mesmo investigar porque não investigam pra valer a roubalheria das obras dos estádios ?

Será que está tudo certinho, se os agentes – construtoras – são em sua maioria investigadas pela Operação Lava Jato ? Será que nenhuma construtora praticou sobrepreço ? Ninguém superfaturou ? Ninguém roubou acarajé ? São todos santinhos ?

Por que o silêncio de maior parte da mídia, quando os números da construção dos estádios são absurdos, como podemos ver abaixo ? Vamos lá:

1. Estádio Mané Garrincha – 1.403 bilhão ( senadores de Brasília disseram que o custo bateu em 2 bilhões );

2. Arena Corinthians – 1.050 bilhão. Andrés Sanches disse que foram gastos 985 milhões, incluindo até o mármore preto que foi importado da Grécia. Olha a frase de Abraham Lincoln …

3. Maracanã – 1.050 bilhão. O estádio tem pouco uso e a própria Odebrecht quer se livrar do contrato na parte de conservação e exploração do Maracanã;

Maracanã ficou bonito, cabe menos gente e custou muito caro. Que vai pagar os 8 bilhões gastos com nossos estádios da Copa?

Maracanã ficou bonito, cabe menos gente e custou muito caro. Que vai pagar os 8 bilhões gastos com nossos estádios da Copa?

4. O estádio de Salvador, segundo o Tribunal de Contas, ficou em 689,4 milhões, com repasse de 107 milhões anuais até o ano de 2025 nessa parceria público-privada. Os números foram repassados à Polícia Federal. Essa parceria está mais para cloaca do que outra coisa.

5. A Arena Pernambuco custou 533,6 milhões. Falou-se em superfaturamento, consequência de uma fraude com suborno de agentes públicos para favorecimento da Odebrecht. Ainda como parte do contrato, os déficits de receita do estádio seriam cobertos pelo governo de Pernambuco; Isso passará de 1 bilhão

6. Foi um festival de dinheiro enterrado nesses estádios. No Mineirão gastaram 685 milhões; na Arena Amazônia – 660,5 milhões; Arena Pantanal (Cuiabá) – 596,5 milhões; Castelão – 518,6 milhões; Arena das Dunas – 400 milhões; Arena da Baixada (Paraná) – 391,5 milhões e Beira-Rio – 366,3 milhões.

Tudo somado, passa de 8 bilhões de reais. Quem pagou ? Quem vai pagar a conta final ? Ainda bem que a Polícia Federal recolheu documentos na Odebrecht e em outras construtoras para apurar toda a verdade.

É bom não esquecer que o dinheiro todo veio do BNDES, com juros módicos. Os prazos de pagamentos são longos e os clubes logo vão pedir água ou então a conta fica pendurada.

Essa história de CPI não cola. É só para fazer fumaça e gerar mídia para deputados e senadores. Falta, a muitos deles, autoridade moral para investigar qualquer roubalheira. Até porque até um senador do PSDB recebeu 10 milhões de acarajés para sepultar uma das CPIs da Petrobrás.

O que espanta é o silêncio da mídia, aqueles catões que atiram pedras em todo mundo. Por que o silêncio ? Será medo ? Creio que não. Será oligofrenia (retardamento mental)? Também não. O problema é que os interesses financeiros dos empreiteiros, seus tentáculos, vão mais longe que se pensa.

CPI não resolve nada. Chamem a Lava Jato. Chamem o Dr. Sergio Moro e o japonês da Federal. É preciso passar o futebol a limpo. Doa a quem doer. Ficar xingando cachorro morto não resolve. Ou será solidariedade ou pena dos cumpanheiros ? Só a Lava Jato para levantar quantos milhões de acarajés comeram com esses estádios da Copa. Mentiram ao povo. Enganaram todo mundo.

Agora é hora da verdade. Sábias as palavras de Abraham Lincoln.