Só no FI: Ipatinga ressurge das cinzas e volta à elite do futebol mineiro

Democrata de Sete Lagoas e o Ipatinga conquistaram na tarde deste sábado o acesso para a primeira divisão de Minas Gerais de 2023

Categorias: Estaduais

Por: Agência Futebol Interior, 30/07/2022

mineiro
Aos 41 anos, Carciano foi o capitão do campeão Democrata de Sete Lagoas

Poços de Caldas, MG, 30 (AFI) – O Democrata de Sete Lagoas e o Ipatinga conquistaram na tarde deste sábado o acesso para a primeira divisão de Minas Gerais de 2023. De quebra, o Democrata conquistou o título do Módulo II do Campeonato Mineiro, equivalente a A2 em São Paulo.

Democrata e Ipatinga terminaram o hexagonal final com 19 pontos ganhos, com o Democrata terminando em primeiro lugar nos critérios de desempate. O Betim, com 18 pontos ganhos, ficou em terceiro lugar. 

Nos três jogos da última rodada do hexagonal decisivo, Ipatinga e Democrata entraram em campo dependendo apenas de suas forças para conquistar o acesso, e não deixaram o acesso escapar, cumprindo a missão. 

DEMOCRATA CHEGA AO TÍTULO COM TIME DE VETERANOS

Em Sete Lagoas, o acesso do Democrata foi conquistado com uma goleada sobre o Varginha por 5 a 1, gols de Rodney (2), Diego Palhinha (pênalti), Matheus Lima e Neto, com Elivelton fazendo marcando para o Varginha.

Sob o comando do treinador Paulinho Guará, o Democrata volta à primeira divisão mineira depois de 15 anos e contou com um elenco de veteranos como o zagueiro Carciano, de 41 anos, o meia Diego Palhinha e o atacante Tito, ambos de 36 anos.

Na primeira fase, o Democrata se classificou “na bacia das almas”, em sexto lugar e era apontado como o maior “azarão” para o acesso.  

IPATINGA DE VOLTA AO MÓDULO I DEPOIS DE ONZE ANOS

Jogando em Varginha, o Ipatinga precisava vencer o BOA para voltar à primeira divisão depois de onze anos. E, em jogo bastante disputado, venceu por 2 a 1, e sacramentou o acesso. O goleiro Roger Kath, de 38 anos, do Ipatinga, foi o destaque da partida. 

Nos minutos finais, quase o acesso do Ipatinga ficou comprometido com uma pressão do BOA, que chegou a ter uma bola na trave nos minutos finais.

IPATINGA FOI CAMPEÃO MINEIRO EM 2005

O Ipatinga chegou a ser campeão mineiro em 2005 e a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, mas entrou em crise financeira e administrativa nos últimos anos e quase não se classificou, mas cresceu de rendimento na fase decisiva.

TREINADOR JORGE CASTILHO, DOIS ACESSOS NA MESMA TEMPORADA

O treinador do Ipatinga, Jorge Castilho, conquistou o segundo acesso na mesma temporada. Antes de ter assumido o Ipatinga, Castilho havia levado o Maringá ao acesso à primeira divisão no Paraná.

BETIM VENCE QUANDO NÃO ADIANTAVA MAIS

Tido como favorito ao acesso, o Betim perdeu jogos importantes no final do hexagonal e deixou escapar a chance de chegar à elite do futebol mineiro.

Nesta última rodada, precisava vencer o Tupynambas e torcer contra Democrata e Ipatinga. Mas fez apenas sua parte, `’morrendo na praia” em razão dos outros dois resultados da rodada. 

Em Juiz de Fora, sem quaisquer dificuldades, o Betim venceu o Tupynambas por 4 a 0. O Betim ainda foi beneficiado com a expulsão do meia Pablo Sampaio, do Tupynambas, aos 20 minutos do primeiro tempo.

LEVI FOI O ARTILHEIRO DO MÓDULO II

O atacante Levi, de 25 anos, do Betim e que disputou o Campeonato Paulista da A2, foi o artilheiro do Módulo II com oito gols.

CONFIRA COMO FOI O MÓDULO II MINEIRO DE 2022

Com doze equipes participando, o Campeonato Mineiro do Módulo II começou no dia 27 de abril com o sistema em turno único na primeira fase, com as seis melhores se classificando para esta fase decisiva que terminou com os acessos de Democrata e Ipatinga.

Piores colocados na primeira fase, Coimbra e Uberaba foram rebaixados e na próxima temporada estarão disputando a última divisão do futebol profissional de Minas Gerais.

FUTEBOL INTERIOR É O ÚNICO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO ESPORTIVA A DESTACAR O MÓDULO II MINEIRO

Sempre priorizando e valorizando o futebol brasileiro, o Portal Futebol Interior acompanha o Módulo II de Minas Gerais há mais de dez anos, apresentando detalhes exclusivos a cada rodada, tendo a colaboração da equipe de cronistas da Rádio Arquibancada de Poços de Caldas.

Campeonato Mineiro – Módulo II

10ª RODADA – Hexagonal Final

Sábado – 30/07/2022

Democrata Sete Lagoas 5 x 1 Varginha

BOA 1 x 2 Ipatinga

Tupynambas 0 x 4 Betim

Confira também: