Só no FI: Boa Esporte e Patrocinense garantem acesso em Minas Gerais

Boa e Patrocinense lideram o Módulo II com 18 pontos ganhos e a Betinense, em terceiro lugar, com 13 pontos

Apesar de ter perdido para o Vila Nova-GO, pela Série B do Campeonato Brasileiro, o Boa, de Varginha só tem o que comemorar neste sábado

0002050241931 img

Belo Horizonte, 09 (AFI) – Apesar de ter perdido para o Vila Nova-GO, pela Série B do Campeonato Brasileiro, o Boa, de Varginha só tem o que comemorar neste sábado. Mesmo sem jogar, o Boa garantiu sua volta à primeira divisão do futebol mineiro, beneficiado pelo resultado da partida entre Nacional 1 x 0 Betinense. A Patrocinense também garantiu o acesso antecipadamente no Módulo II do Campeonato Mineiro (equivalente a A2 em São Paulo).

Boa e Patrocinense lideram o Módulo II com 18 pontos ganhos e a Betinense, em terceiro lugar, com 13 pontos. Com a derrota da Betinense e faltando apenas uma rodada para encerrar a competição, mesmo que percam na última rodada, Boa e Patrocinense não poderão ser alcançados por nenhuma outra equipe e, na última rodada, a única disputa é para saber quem será o campeão da divisão de acesso.

A partida de Nacional e Betinense, em Muriaé, marcada para às 17:00 horas, começou com 30 minutos de atraso em razão da ausência de um médico. No final, com bola rolando, mesmo precisando vencer, a Betinense não vez uma boa partida e perdeu de 1 a 0 para o Nacional, gol marcado por João Willian, de pênalti, na etapa complementar.

Acesso do Boa foi lógico e da Patrocinense, surpresa

O acesso do Boa era previsível, já que a equipe de Varginha é a principal do interior mineiro em termos de calendário nacional, estando disputando a Série B do Campeonato Brasileiro. Rebaixada em Minas Gerais na temporada passada, o Boa se reestrutuou e conquistou seu segundo acesso em seis meses, já que no final de 2016 foi campeão da Série C nacional.

Rogério Henrique, treinador da Patrocinense

Rogério Henrique, treinador da Patrocinense

A chegada da Patrocinense à primeira divisão de Minas Gerais foi uma surpresa, já que várias outras equipes iniciaram a competição com maior favoritismo, como Uberaba, Nacional, Guarani e Social.

Depois de muitos anos ausente do futebol, a Patrocinense voltou ao profissionalismo no ano passado disputando a Segunda Divisão Mineira (equivalente a A3 em São Paulo). Apesar de ter ficado apenas em terceiro lugar, conquistou a oportunidade de disputar o Módulo II de 2017 em razão da desistência do Minas Boca.

O treinador da equipe foi Rogério Henrique Alves, de 38 anos e que já havia comandado o time em 2016, após ter começado sua carreira no Jacutinga.

Com sede na cidade de Patrocinío, a 400 km de Belo Horizonte e com população de 90 mil habitantes, o maior problema da Patrocinense é o estádio, já que manda jogos no Júlio Aguiar”, que tem capacidade para apenas 2.300 torcedores.

Importante esclarecer que este Patrocinense é o Clube Atlético Patrocinense, equipe de tradição no interior mineiro, sem qualquer ligação com a Sociedade Esportiva Patrocinense Ltda., que foi rebaixado no Módulo II da temporada passada e encerrou atividades no futebol profissional.

Tupynambás não teve nem preparador físico

Ainda pela nona rodada do hexagonal do Módulo II, no período da tarde, em Juiz de Fora, apenas cumprindo tabela, Tupynambás e Uberaba empataram em 1 a 1. Os dois times já não tinham mais chance de classificação e foram as duas piores equipes do hexagonal do Módulo II.

A estrutura do Tupynambás, segunda entrevista de seu treinador Ludyo Santos a Rádio Globo de Juiz de Fora (AM 910), foi uma das mais limitadas de todo o Módulo II de Minas Gerais:

“Passamos o campeonato inteiro sem termos, sequer, um preparador físico. Nada do Tupynambás era melhor que dos outros participantes e chegamos ao hexagonal enfrentando times com orçamento muito maior que o nosso. O Uberaba, por exemplo, teve um orçamento de R$ 1,2 milhão”, comentou Ludyo Santos.

Classificação – Módulo II – Minas Gerais

Hexagonal Decisivo

1º) Boa – 18 pontos ganhos

2º) Patrocinense – 18 pontos ganhos

3º) Nacional de Muriaé – 13 pontos ganhos

4º) Betinense – 13 pontos ganhos

5º) Uberaba – 8 pontos ganhos

6º) Tupynambás – 5 pontos ganhos

Campeonato Mineiro – Módulo II

9ª Rodada

3ª Feira – 09/05/2017

Boa 0 x 0 Patrocinense

Sábado – 13/05/2017

Tupynambás 1 x 1 Uberaba

Nacional 1 x 0 Betinense

10ª Rodada – Última Rodada

Sábado – 20/05/2017

Uberaba x Boa

Patrocinense x Nacional

Betinense x Tupynambás